65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A TRANSFORMAÇÃO DE COMPORTAMENTO AMBIENTAL PROMOVIDA NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA.
Denis Nascimento Duarte - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia Campus Paraíso do Tocantins
Laís Mizraim Sousa Barros - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia Campus Paraíso do Tocantins
Jaqueline Alves Matos - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia Campus Paraíso do Tocantins
Laila Pereira Oliveira - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia Campus Paraíso do Tocantins
Luís Paulo Bueno Mourão - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia Campus Paraíso do Tocantins
Mariane Freiesleben - Professora Orientadora IFTO-Campus de Paraíso do Tocantins-TO
INTRODUÇÃO:
Na cidade de Paraíso do Tocantins - TO,o Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO),no Campus Paraíso oferece formação tecnológica para qualificar Técnicos em Meio Ambiente,que atuam no mercado de trabalho de forma ética, empreendedora e consciente, os impactos ambientais, sociais e culturais.
A região onde o IFTO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins) está inserido, pertence ao grande ecossistema do cerrado, além de ser ecótono, da área de transição para a Amazônia, a qual passa por degradação motivada pelas atividades agrícolas, pecuária e avanço da urbanização.
Durante as aulas são trabalhados de forma teórica vários contextos associados ao conceito da sustentabilidade, mas de forma teórica e foi possível verificar a necessidade de ultrapassar as barreiras físicas e ganhar dimensões de forma pró-ativa, a fim de solucionar os problemas ambientais que assolam o cotidiano e são percebidas na forma de consumo de produtos descartáveis, geração de resíduos sólidos e impacto visual.
Nesse sentido, para promover melhorias ambientais no ambiente escolar do Campus Paraíso do IFTO, um grupo de alunos do curso Técnico em Meio Ambiente reuniram-se, na busca por ações que transformassem as atitudes comportamentais na região.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresentar aos alunos e a sociedade do IFTO, sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, bem como proporcionar uma mudança de hábitos contribuindo com a melhoria da qualidade de Vida.
MÉTODOS:
Durante os anos de 2010 e 2011 foi feito todo um levantamento bibliográfico, pesquisas de campo e observações diretas. Após foi desenvolvido ações na comunidade escolar como na tentativa da redução do consumo de copos descartáveis no IFTO-Campus de Paraíso com o Projeto Reciclando Ideias através da confecção de painel com copos descartáveis para chamar a atenção sobre a quantidade de copos que são utilizados na Escola, um concurso que premiou com cesta de chocolates o grupo de alunos que deram novas utilidades a copos que haviam sido utilizados, palestra sobre os impactos ambientais que os copos descartáveis causam ao ambiente e sensibilização, por meio de jogos de pegada ecológica dos alunos na tentativa de redução do consumo de copos, garrafas e outros materiais teoricamente descartáveis, porém que levam muito tempo para se decompor na natureza e desta forma minimizar o lixo produzido pelo uso dos descartáveis.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A repercução do projeto foi tão positiva que participamos das etapas de seleção para a escolha de 12 Representantes do Brasil na 1ª Conferência Internacional Infanto-Juvenil – "Vamos Cuidar do Planeta" (Confint 2010), o projeto se destacou em 1° na Região Norte e 3° Nacional.
Participação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Onde as atividades realizadas culminaram com a construção e exposição de vassouras ecológicas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Após as atividades realizadas por conscientização sobre o copo descartável, a instituição resolveu abolir os copos descartáveis e incentivar o uso de garrafinhas plásticas.
CONCLUSÕES:
Diante do trabalho realizado no Campus Paraíso, verificou-se a importância da aplicação dos conhecimentos teóricos na prática profissional, pois essas ações envolveram os atores sociais, bem como promoveram pró-atividade ambiental positivas no ambiente escolar do IFTO.
Palavras-chave: Apresentar, Proporcionar, Educação ambiental.