65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NO COTIDIANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE PERNAMBUCO
Ana Rita Franco do Rêgo - Profa. Mestra - Secretaria de Educação de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida durante a Formação Continuada dos Educadores de Apoio das escolas publicas estaduais de PE, a partir da interação desses atores sociais com o Projeto Político Pedagógico – PPP, desenvolvido e vivido no cotidiano das escolas. Ao construir o PPP, de acordo com Veiga I. (2001), com o empenho conjunto e vontade política do coletivo escolar não se elabora apenas mais um documento, mas se consolida um processo de ação-reflexão-ação. Em concordância ao pensamento da autora, a legislação educacional nacional e local: Lei de Diretrizes e Bases – LDB; Diretrizes Curriculares Nacionais Educação Básica – DCNEB; Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN; Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN+; Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM e a Base Curricular Comum para as Redes Públicas de Ensino de Pernambuco – BCC/PE, apontam para a importância do Projeto Político Pedagógico contemplar ações que deverão ser executadas e vividas por toda comunidade escolar. Sendo assim, realizamos esta pesquisa com o intuito de contribuir para uma reflexão do papel do educador de apoio como sujeito no cotidiano de uma escola que busca formar bem os cidadãos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivo Geral: Refletir com base em pesquisas e documentos legais o papel do educador de apoio na construção e vivencia do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola. Objetivos específicos: 1- Identificar o papel do educador de apoio no processo de construção, vivencia e avaliação do PPP; 2- Compreender como o PPP pode direcionar a escola em seu cotidiano.
MÉTODOS:
Esta pesquisa foi desenvolvida no ano de 2012, em 03 momentos de formação continuada para educadores de apoio da Secretaria Estadual de Educação. O educador (a) de apoio é uma função exercida por um pedagogo (a) que deverá acompanhar as atividades pedagógicas desenvolvidas pelos professores. Em 1987, apenas pedagogos e psicólogos poderiam exercer a função de educadora de apoio (Fonte: Profª Tereza Barros). Hoje poderá exercer a função o professor efetivo com Licenciatura Plena em Pedagogia ou nas demais licenciaturas, exceto Matemática, Química, Física, Biologia e Ciências. (Port. nº 063 de 12/2008). Inicialmente, com base em documentos legais e pesquisas, foi discutida a importância do PPP para a escola e o papel do educador de apoio nesse processo. A pesquisa se deu através de questionário com 03 perguntas abertas que foi respondido individualmente. As questões norteadoras para abordagem dessa problemática foram as seguintes: A importância de contribuir na construção do PPP; O PPP direcionando o cotidiano da escola; O papel do Educador de Apoio na construção e vivencia do PPP. Seguindo uma proposta de uma metodologia qualitativa, os resultados obtidos foram analisados e comparados buscando compreender a relação do PPP com o papel do educador de apoio na escola.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A amostra dos 170 participantes constitui-se predominantemente por 92% de mulheres e 8% de homens. Em relação à importância de contribuir para a construção do PPP em suas diversas fases, 100% dos participantes afirmaram ser importante participar ativamente nessa construção, pois reconhecem o valor de uma participação coletiva. Em relação ao PPP esta direcionando o cotidiano da escola, 62% compreendem a necessidade deste documento orientar as práticas pedagógicas e 38% além de reconhecer a importância do documento orientar as praticas pedagógicas, destacam que o PPP colabora para a realização de uma prática consciente e cooperativa. No que se refere ao papel desempenhado pelo educador de apoio no processo de construção e vivencia do PPP, todos (100%) foram unanimes em afirmar que o educador de apoio deve exercer o papel de mediador e articulador entre as intenções e ações do PPP embora reconheçam as dificuldades em conseguir essa articulação para a construção e vivencia do PPP. Percebemos assim que estes atores sociais ao reconhecem a importância do PPP para o dia a dia de uma boa escola também destacam as dificuldades em ter este documento vivo no cotidiano da escola.
CONCLUSÕES:
Partimos do pressuposto de que o PPP como documento que retrata a escola de uma forma que representa a todos, deveria ser construído com a participação de todos e que o educador de apoio poderá ser o articulador em todo processo. No que diz respeito ao primeiro aspecto analisado, a importância de contribuir para a construção do PPP, observamos uma tendência na indicação dos atores sociais em reconhecer que todos da escola devem participar. Retomamos aqui o pensamento de Veiga I. (2005) sobre a legitimidade do Projeto Político Pedagógico está relacionada ao grau e ao tipo de participação dos sujeitos com todo o processo educativo da escola. Sendo assim, os atores sociais que não participaram de sua elaboração inicial do documento, devem fazê-lo nos momentos de reflexão coletiva que a escola tem autonomia para proporcionar. Quanto a compreender que o PPP deve direcionar as ações da escola, observamos que os educadores de apoio não só o reconhecem como norteador de ações como também destacam a importância de participar como articulador não só na construção inicial mais ainda na vivencia e avaliação do documento. Dessa forma, afirmamos que a construção do PPP deve envolver a comunidade escolar de forma a representar a concepção de educação dessa comunidade e ser vivido por ela.
Palavras-chave: Educador de Apoio, Construção Coletiva, Cotidiano Escolar.