65ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
GESTÃO ESCOLAR: NECESSIDADES PARTICULARES NO COTIDIANO DA ESCOLA |
Eliane Ferreira Cavalcanti - Depto. de Educação – UFRPE/UAG Edivanilson Mota da Silva - Depto. de Educação – UFRPE/UAG Vivian Adriana Brito dos Santos - Depto. de Educação – UFRPE/UAG Taynah de Brito Barra Nova - Prof. Ms./Orientadora - Depto. de Educação – UFRPE/UAG |
INTRODUÇÃO: |
A escola enquanto espaço de múltiplas relações necessita ser compreendida a partir de ações que atendam todas as suas demandas, considerando que cada escola apresenta peculiaridades próprias. Lima (2002) afirma que a escola deve ser vista com base numa visão multifocal, por necessitar em várias situações suplantar as regras jurídicas por aquelas construídas em seu espaço, concebendo o seu dinamismo, para poder tomar rumos bem direcionados. Para que a instituição escolar possa efetivamente desenvolver seu trabalho na sociedade, visando a aprendizagem escolar e a formação da cidadania, é necessário um direcionamento adequado através de uma gestão que almeje tais finalidades. A respeito da busca que a instituição faz a fim de concretizar seus objetivos, Libâneo (2006) afirma que a organização e a gestão da escola se materializam no conjunto de ações, recursos e procedimentos que propiciam as condições para alcançá-los. Diante deste pressuposto, esta pesquisa se destaca ao tentar se aproximar dos sentidos atribuídos pela gestão escolar as necessidades que a escola tem em exercer ações, na sua prática cotidiana, que estejam em consonância com as regras jurídicas estabelecidas, mas considerando suas especificidades/necessidades locais. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
Este trabalho teve como objetivo principal compreender quais os sentidos atribuídos pelas equipes de gestão escolar das escolas públicas de Garanhuns-PE às ações de gestão guiadas por regras formais e àquelas que vão além das estabelecidas oficialmente. |
MÉTODOS: |
O presente trabalho foi desenvolvido durante uma pesquisa de campo na cidade de Garanhuns-PE. Participaram do estudo, representantes da equipe de gestão escolar de duas instituições públicas de ensino, sendo uma escola municipal e outra estadual. Os participantes se incluem na faixa etária de 30-40 anos e possuem mais de 15 anos de experiência na área educacional. Nosso estudo adotou a entrevista semiestruturada como método de coleta de dados, pois a mesma mostrou-se como o instrumento mais viável na medida em que proporciona uma relação de interação entre o entrevistador e os entrevistados, além de permitir esclarecimentos e adaptações que favoreceram a obtenção das informações desejadas. Os dados coletados foram analisados seguindo a proposta de Análise de Conteúdo de Bardin (2004), utilizando o tema como unidade de registro. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
No que concerne à efetivação das leis e regimentos educacionais na escola pública, os gestores evidenciaram que estas não são suficientes para contemplar as obrigações da escola em seu cotidiano, gerando a necessidade da criação de regras específicas que considerem as peculiaridades das instituições em que atuam. Lima (2002) já apontava a insuficiência das regras oficiais para satisfazer as demandas escolares, afirmando que a instituição não pode atuar com um modelo organizacional de forma singular, frente às demandas que variam conforme seu entorno e especificidades. Para os participantes, embora as regras formais se sobreponham às informais em condições de importância, a escola deve ser flexível e considerar que tanto as normas oficiais como as que vão além das estabelecidas oficialmente necessitam andar juntas, destacando que uma não é superior a outra. De acordo com os participantes, para a escola cumprir de fato seus objetivos, visando educar com qualidade e formar cidadãos conscientes, a gestão tem papel fundamental e deve ser exercida por profissionais capacitados para efetivar as regras formais, que juntamente com os outros atores envolvidos, devem estabelecer regras específicas em prol do bom andamento da instituição escolar. |
CONCLUSÕES: |
Os dados apontam que, para os que fazem parte da equipe de gestão escolar, a escola tem a necessidade de utilizar regras instituídas oficialmente para atingir seus objetivos. Contudo, as regras informais, estabelecidas no interior da escola, são necessárias, e se aplicam justamente nas ações que não são contempladas pelas oficiais. Consideramos assim que, corroborando com os pressupostos de Lima (2002) e Libâneo (2006), para os participantes a escola é compreendida como um objeto passível à flexibilidade. Para os sujeitos da pesquisa, na prática escolar a utilização de regras formais e àquelas que vão além das estabelecidas oficialmente visa atender as relações ocorridas no dia a dia e promover, por meio da gestão, uma melhor forma de contornar suas necessidades, entendendo, dessa forma, a escola enquanto um objeto dinâmico e multifacetado. |
Palavras-chave: Gestão escolar, Legislação educacional, Instituição Escolar. |