65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
OS IMPACTOS DO PAIC NO MUNICÍPIO DE MORADA NOVA.
Gabrielle Nasciemento Lopes - Universidade Estadual do Ceará-UECE
INTRODUÇÃO:
Um dos grandes questionamentos presentes na educação brasileira são os enfrentamentos das dificuldades de aprendizado, em relação à leitura e a escrita de alunos de escolas públicas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como objetivo principal identificar os principais impactos causados na educação no município de Morada Nova (CE), com a inserção do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC); Desta forma, analisou-se os materiais do programa e verificou-se a opinião de professores e gestores sobre a efetividade da metodologia do PAIC em sala de aula.
MÉTODOS:
De natureza qualitativa e quantitativa a pesquisa de campo foi realizada através de procedimentos metodológicos do tipo observação participante e entrevistas semi-estruturadas com professores, além da análise dos resultados de avaliações estaduais do Ceará, (SPAECE-alfa). A pesquisa tem como fundamentação teórica autores como FERREIRO e TEBEROSKY (1986) e SIMONETTI (2007) que enfatizam a necessidade da criança pensar sobre a escrita para que se possa chegar ao nível de alfabetização eficiente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com os resultados do (SPAECE-alfa), no período de 2009 e 2011, o município de Morada Nova apresentou um crescimento nos índices de alfabetização, onde o nível de proficiência no ano de 2009 foi de 115,7, com o aumento para 159,33 no ano de 2011. Em que pese, o desempenho no nível desejável saltou de 25,3% para 56,2%, e o nível de não alfabetizado caiu de 21,7% para 3,8%.
CONCLUSÕES:
Assim é possível afirma que os impactos do PAIC no Município de Morada Nova têm se mostrado surpreendentes, entretanto vale destacar que foram detectadas falhas nos materiais dos alunos e no que diz respeito à autonomia dos professores na sala de aula. Levando-nos a pensar que o programa deve ser revisado, apresentando um novo tipo de material para que processo de alfabetização seja continuo e valorizado, devendo-se oferecer aos alunos novas oportunidades de aprendizado em todas suas etapas.
Palavras-chave: PAIC, ALFABETIZAÇÃO, APRENDIZAGEM.