65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 4. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - 5. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE PESCADO NA REGIÃO DO MUNICÍPIO DE AMAJARI-RR.
Igor Ferreira Lima - Aluno do Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari.
Eudinéia Maria Oliveira Vieira - Aluna do Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari.
Guilherme Maciel Pereira Rodrigues - Aluno do Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari.
Hudson do Vale de Oliveira - Professor do Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari.
Jonierison Alves Pontis - Professor do Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari.
INTRODUÇÃO:
O Brasil, apesar de ser considerada uma potência para a expansão da aquicultura (EMBRAPA, 2002), devido à extensão dos seus recursos hídricos, não se encontra entre os maiores produtores. Em termos específicos de produção, a região Norte, em 2007, produziu 139.966,0 toneladas de pescado. Essa produção representa a maior da pesca extrativa continental no país, embora se tenha registrado decréscimo de 5,4% quando se compara essa produção com a obtida em 2006 (IBAMA, 2007). Os maiores produtores de pescado da região Norte são os Estados do Pará e do Amazonas. Comparado a produção obtida em 2006, o Estado do Pará apresentou um decréscimo de 13,4% em 2007, com uma produção de 62.287,0 toneladas de pescado. O Estado do Amazonas, por outro lado, quando se compara a produção do mesmo ano, registrou um crescimento na produção de pescado de 5,2% em 2007, com uma produção de 60.306,0 toneladas (IBAMA, 2007). A região de Amajari, ao norte do Estado de Roraima, apresenta potencial para a realização de atividades pesqueiras e, principalmente, possui pessoas que já desenvolvem tais atividades. Assim, visando à consolidação destas, é importante conhecer o perfil produtivo da região, de forma a estabelecer estratégias que possam maximizar a produção do município e, consequentemente, do Estado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a produção de pescado na região do município de Amajari-RR. Para isso, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: a) espécies produzidas; b) quantidade produzida; e c) maiores problemas enfrentados pelos pescadores.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada no município de Amajari, localizado ao norte do Estado de Roraima, que possui área de 28.472 km2 e população total de 9.327 habitantes (IBGE, 2010). Uma entrevista semi-estruturada foi elaborada, com perguntas abertas e fechadas, sobre o diagnóstico do perfil dos pescadores do município em questão, dentre as quais foram apresentadas questões relacionadas aos objetivos propostos neste trabalho, sendo a quantidade produzida mensurada em produção total por mês, em quilos (Kg). Com o objetivo de padronizar a abordagem e evitar divergências na obtenção e análise das respostas, a entrevista foi previamente testada, por meio de simulação da aplicação. As entrevistas foram realizadas por meio do contato direto com os entrevistados. A inclusão dos dados obtidos por esta pesquisa foi condicionada à autorização dos entrevistados consentindo a sua participação, por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram realizadas, em todo município, 34 entrevistas. Após a realização das entrevistas com os pescadores, realizou-se o processamento e análise dos dados, por meio de estatística descritiva.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com os dados obtidos, verificou-se, entre os pescadores participantes da pesquisa, que os peixes cultivados na região são: Matrinxã (Brycon sp.), Surubim (Pseudoplatystoma sp.), Traira (Hoplias sp.), Piranha (Serrasalmus sp.), Pacu (Myleus sp.), Bodó (Liposarcus sp.), Pirandirá (Hydrolycus sp.), Jandiá (Leiarius sp.), Pirapitinga (Piaractus sp.), Cará (Satonaperca sp.), Carimatã (Prochilodus sp.), Piau (Leporinus sp.) e Jaú (Zungaro sp.). Dentre estes, destacam-se, em termos de quantidade produzida, as seguintes espécies: Pacu (754 Kg), Matrinxã (445 Kg) e Carimatã (392 Kg). As espécies Piranha, Piau, Jaú, Jandia, Cará e Bodó foram as que apresentaram uma menor quantidade produzida, sendo, respectivamente, 90 Kg, 80 Kg, 41 Kg, 35 Kg, 15 Kg e 8,5 Kg. No processo produtivo do pescado, foram apontados como maiores problemas enfrentados pelos pescadores: a quantidade de pescado nas águas da região, a dificuldade de obtenção de financiamento e a comercialização do pescado.
CONCLUSÕES:
A diversidade de peixes na região considerada é bastante elevada. Em todo caso, algumas espécies são produzidas em maior quantidade e, por essa razão, merecem maior atenção de forma que a produção de tais espécies seja maximizada. Para isso, faz-se necessário que os problemas apresentados pelos pescadores sejam solucionados ou, pelo menos, minimizados. Com isso, a produção do pescado será otimizada e a demanda por tal alimento por tal alimento será suprida.
Palavras-chave: Amajari-RR., Espécies., Pescado..