65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 8. Mineralogia e Petrologia
PERSPECTIVAS DA MINERAÇÃO NA REGIÃO DO SERIDÓ (RN/PB) E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS
Andréia Dias de Medeiros - Graduanda do Curso de Geografia / Depto. de Geografia – UFRN - Campus Caicó
Tarcísio Garcia dos Santos Júnior - Graduando do Curso de Geografia / Depto. de Geografia – UFRN - Campus Caicó
Rita de Cássia Silva - Graduanda do Curso de Geografia / Depto. de Geografia – UFRN - Campus Caicó
Diógenes Félix da Silva Costa - Prof. Dr. / Orientador - Depto. de Geografia – UFRN - Campus de Caicó
INTRODUÇÃO:
O setor mineral do Seridó potiguar e paraibano cresceu bastante nos últimos anos, motivando a instalação de diversas empresas mineradoras nesta Região. Considera-se a região como de grande importância para exploração mineral, em virtude da sua formação geológica com embasamento cristalino, grande extensão territorial ocupada pela atividade e a grande diversidade de produtos minerais disponíveis. Essa região apresenta um elevado potencial para atividade mineral em virtude do grande número de depósitos minerais sub-utilizados, como gemas, calcário para cal e corretivos, caulim, ouro, minerais de pegmatitos e materiais para construção civil, amplamente distribuídos e que podem oferecer opção econômica ao interior.Mas, a exploração sem controle destes minerais pode gerar uma série de impactos ambientais, principalmente em virtude do volume e da forma de exploração. Os principais impactos ambientais da atividade mineral são: alteração de lençol de água subterrânea, poluição sonora, visual, da água, ar e solo, impactos sobre a fauna e a flora, assoreamento erosão, mobilização da terra, instabilidade de taludes, encostas e terrenos em geral, lançamentos de fragmentos e vibrações.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esta pesquisa teve como objetivo realizar a descrição da exploração mineral na região do Seridó (RN/PB) e identificar os potenciais impactos ambientais gerados por essa atividade quando realizada sem práticas de controle de risco e de gestão ambiental.
MÉTODOS:
A primeira etapa da pesquisa consistiu na realização de um levantamento bibliográfico, seguida de visitas consultivas aos núcleos de mineração e órgãos de fiscalização ambiental. Foram realizadas visitas técnicas in loco em todos os municípios produtores, com o intuito de identificar: 1) minerais extraídos e 2) tipo de extração, beneficiamento, estocagem e transporte, nas quais foi imprescindível o uso de uma máquina fotográfica digital. O georreferenciameto dos pontos foi realizado com o auxílio de um aparelho receptor de sinais GPS (Global Positioning System) em código C.A., marca Garmin, tipo Etrex Legend, de 12 canais. Por sua vez, a avaliação dos impactos ambientais foi realizada através da observação direta em campo e utilização do método check list. Os dados foram analisados em ambiente de Sistema de Informações Geográficas, com grade de coordenadas UTM - Datum horizontal SIRGAS 2000 (Zona 24S). Todas as etapas do Geoprocessamento foram realizadas com o auxílio do software ArcGIS v. 10.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com relação a produção mineral na região do Seridó potiguar, destacam-se 12 municípios: Acari, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Cruzeta, Equador, Florânia, Parelhas, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Santana do Seridó e São Fernando. Por sua vez, esse número é semelhante no estado da Paraíba, destacando-se 11 municípios: Assunção, Frei Martinho, Juazeirinho, Junco do Seridó, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Picuí, Santa Luzia, São Mamede, Tenório e Várzea. Os principais minerais explorados em ambos os estados são as gemas (e.g. água marinha, ametista, esmeralda e turmalina), os minerais pegmatitos (e.g. berilo, feldspato, mica e quartzo), a scheelita, os minérios de ferro, mármore, calcário, caulim, ouro e materiais para construção civil (e.g. areia, argila e cascalho). A exploração destes minerais sem o devido manejo e respeito a legislação vigente pode acarretar alguns impactos ambientais pois estes minerais passam por diversas fases de exploração como a abertura da lavra (retirada da vegetação, escavações e modificação da paisagem local), muitas vezes com o uso de explosivos para o desmonte de rocha (vibração do terreno, ultra lançamento de fragmentos, fumos, gases, poeira e ruído), além do transporte e beneficiamento (geração de poeira e ruído).
CONCLUSÕES:
Esta trabalho explicita o potencial mineral da região do Seridó (RN/PB), onde se tem uma geologia regional rica em minerais cristalinos, o que gerou um grande interesse por parte das empresas mineradoras em se instalarem nesta região. Esses minerais geralmente são utilizados na indústria de cerâmica, onde o seu processo de extração e beneficiamento gera uma elevada quantidade de resíduos sólidos, que por si já provoca impacto no ambiente devido ao seu acúmulo em grandes quantidades estocadas a céu aberto, devendo-se considerar todas as etapas desse processo (extração, transporte, beneficiamento e armazenamento). Além disso, verificou-se que muitas vezes a extração e o beneficiamento ocasionam sérios problemas de saúde aos mineradores, já que muitas vezes permanecem em contato direto sem os equipamentos de segurança e saúde no trabalho, permanecendo em ambientes insalubres por longos períodos de tempo. Com vistas em minimizar ao máximo os efeitos adversos da mineração sobre o ambiente, enfatiza-se que a legislação ambiental vigente nos dois estados torna clara a origatoriedade do Licenciamento Ambiental, o qual encontra-se condicionado a elaboração de Planos de Manejo e Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Líquidos.
Palavras-chave: Geologia do cristalino, Produção mineral, Resíduos.