65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: AÇÕES DO PIBID NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CLARA TETEO – MACAU/RN
Edivan Morais de Souza Junior - Depto.de Licenciatura em Biologia-IFRN
Erivan Beserra de Arruda - Depto.de Licenciatura em Biologia-IFRN
Carlos de José Araújo da Silva - Depto.de Licenciatura em Biologia-IFRN
Bruno Vinicius Costa Barbalho - Depto.de Licenciatura em Biologia-IFRN
Mabel Mayame Filgueira de Moura Silva - Depto.de Licenciatura em Biologia-IFRN
Maria Aparecida dos Santos Ferreira - Prof. Msc./Orientadora - Depto. de Licenciatura em Biologia - IFRN
INTRODUÇÃO:
Apresentar aos alunos o ensino de ciências de forma motivadora para o entendimento do conhecimento, de conceitos científicos é uma tarefa importante no processo de formação humana. Muitas vezes em aulas expositivas os alunos apresentam desmotivações em relação ao conteúdo ministrado. Utilizar jogos no ensino da Biologia possibilita a motivação e a criatividade. Segundo Lara (2004) ultimamente os jogos vêm ganhando espaço dentro das escolas, com o objetivo de trazer o lúdico para a sala de aula. Conforme Cunha (2007), "O estímulo aos processos criativos, à manutenção do prazer na atividade e o cultivo ao autoconceito positivo são princípios fundamentais no processo educacional". Conforme Vygotsky (1989) os jogos promovem o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mentais e de concentração, estimulam a curiosidade e exercitam interações sociais e trabalho em equipe. As atividades lúdicas são fundamentais para auxiliar no processo de aquisição do conhecimento “hierarquização biológica”. O presente trabalho desenvolvido pelo subprojeto do Programa Nacional de Iniciação à Docência (PIBID) do IFRN/Macau apresenta as ações desenvolvidas com os alunos do Ensino Médio, de forma lúdica, na Escola Estadual Professora Clara Teteo, no município de Macau/RN, no ano de 2011-2012.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresentar as ações desenvolvidas pelo subprojeto PIBID do IFRN Câmpus Macau, como subsídio para contribuições de melhoria no ensino de biologia, utilizando o lúdico como procedimento pedagógico.
MÉTODOS:
Na turma do 1º ano “A” do ano de 2011 foi realizada uma oficina sobre fotografias da natureza. Inicialmente houve uma apresentação teórica sobre técnicas de manipulação de máquinas fotográficas. Em seguida formaram-se grupos de seis alunos, onde cada grupo com uma máquina fotográfica tinham dez minutos para tirarem fotos dos diversos aspectos da natureza que eles observassem na escola. Após os dez minutos os alunos voltaram para a sala e foi discutida a criatividade de cada grupo com base no olhar sobre a natureza e posteriormente foi escolhida uma foto pelos ministrantes da oficina para representa-la com olhar criativo sobre a natureza tirada naquele momento. Na turma do 1º ano “A” do ano de 2012 foi produzido e aplicado o jogo de hierarquização biológica. O jogo é semelhante a uma gincana, inicialmente a turma foi dividida em quatro grupos e posteriormente procederam dois momentos: 1º momento os alunos leram as regras do jogo, no 2º momento foi entregue a cada grupo nove peças nomeadas de átomos, molécula, organela, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera. Posteriormente, ocorreram nove rodadas de perguntas. Como regra do jogo, cada grupo escolheu um participante do próprio grupo para responder a pergunta da rodada executada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na oficina de fotografia percebeu-se que muitos alunos que manipulavam máquinas fotográficas com frequência, não sabiam utilizá-las no aspecto da busca do melhor ângulo e qualidade. Com a análise das fotografias tiradas pelos alunos na área da escola foram discutidas a criatividade das imagens e da relação delas com a biologia. Considerando a arte fotográfica como uma atividade lúdica, a oficina teve como objetivo analisar a capacidade exploratória da criatividade dos alunos nos aspectos biológicos presentes na área da escola. Para Piaget (1978) a atividade lúdica humana contribui para o desenvolvimento porque propicia a expressão do imaginário e a apropriação do conhecimento. Na aplicação do jogo de hierarquização biológica percebeu-se que os alunos apresentaram certas dificuldades no início da atividade, porém, no decorrer os alunos se familiarizaram com o conteúdo e as regras do jogo, demonstrando uma assimilação maior do conteúdo. Segundo Koslosky (2000) os jogos são importantes e eficientes no processo de ensino-aprendizagem, pois possibilitam vários tipos de habilidades e a construção do conhecimento.
CONCLUSÕES:
As ações desenvolvidas por meio das oficinas de fotografias e jogos sobre a hierarquização biológica decorreram do PIBID, que tem como função a integração das instituições públicas de educação superior a os cursos de licenciatura, em parceria com as escolas públicas das redes municipal e estadual, com o objetivo de contribuir com a formação docente a partir da relação teoria/prática. Percebeu-se que, a utilização do lúdico, no ensino de biologia, enquanto procedimento pedagógico permitiu contextualizar aspectos da natureza, promovendo uma maior aprendizagem do conteúdo ministrado e da importância de imagens da natureza presente no cotidiano dos alunos da Escola Estadual Clara Teteo. Considerando a importância da utilização de imagens, enquanto um meio de comunicação, Moran (1998) destaca que “educar também é ajudar a desenvolver todas as formas de comunicação”. Explorar a capacidade imaginária dos alunos por meios de imagens fotográficas de aspectos biológicos constitui-se um ato educativo. A atividade lúdica seja ela subjetiva ou intuitiva supõe uma ordenação da realidade (HUIZINGA, 1971 e PIAGET, 1971). Desta forma, compreende-se que o uso do lúdico no ensino de Biologia é uma ferramenta pedagógica indispensável no auxílio da compreensão dos assuntos apresentados.
Palavras-chave: Ensino, Lúdico, Biologia.