65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
MOVIMENTO 21 (M21): NOVAS EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA NA CHAPADA DO APODI- CE
João Paulo Guerreiro de Almeida - Universidade Estadual do Ceará - UECE
Maria Elioneide de Sousa Costa - Universidade Estadual do Ceará - UECE
Leide Carla de Freitas Nunes - Universidade Estadual do Ceará - UECE
Wanessa de Oliveira Pinheiro - Universidade Estadual do Ceará - UECE
Sandra Maria Gadelha de Carvalho - Dra./ Orientadora - Universidade Estadual do Ceará - UECE
INTRODUÇÃO:
O processo de expropriação e exploração de trabalhadores rurais pelo agronegócio, bem como os aspectos concernentes à saúde da população da Chapada do Apodi, onde se encontra o perímetro irrigado Jaguaribe-Apodi, tem suscitado confrontos que culminaram com o assassinato do líder sindical José Maria do Tomé no dia 21 de abril de 2010. A confluência dos vários movimentos, sindicatos, associações de moradores da Chapada, envolvendo ainda as Universidades, Federal (UFC) e Estadual (UECE) e Igreja Católica que atuam no Vale do Jaguaribe, fundaram o Movimento 21, que, desde então, apela às autoridades uma solução para o caso de Zé Maria do Tomé.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo teve como objetivo aprofundar a compreensão das forças que atuam no Movimento 21, explicitando as formas de resistência que unificaram tantos sujeitos na perspectiva da educação do campo, dando enfoque aos aspectos de educação que permeiam o movimento.
MÉTODOS:
Para o desenvolvimento desta pesquisa optou-se por análises bibliográficas acerca da educação não formal, bem como entrevistas com sujeitos sociais da Chapada do Apodi e/ou membros do Movimento – 21 na intenção de conhecer que formas de resistência estão em construção na localidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O estudo revestiu-se de importância à medida que possibilitou compreender novas formas de resistência social, aglutinadas numa experiência inovadora, o Movimento 21, ainda não analisado do ponto de vista pedagógico. Neste tocante, relacionado a um novo paradigma educativo para o campo. Ressalta-se o contexto e momento histórico em que se insere, pois conflui para temas centrais de nossa época, tais como projetos de desenvolvimento e preservação dos recursos naturais, que implicam o futuro do planeta; e o fortalecimento de uma educação crítica ungida na luta dos movimentos sociais que podem abrir flancos de luta contra o projeto de desenvolvimento capitalista e para auto-organização social. A pesquisa de campo resultou na compreensão da atuação do M-21 na Chapada do Apodi. A educação não formal presente no M-21 pode ser percebida a partir da atuação do Movimento no cotidiano da Chapada, onde os princípios de organização social e conscientização política encontram-se presentes.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que o M21 tem buscado formas de resistência e organização para superar as adversidades encontradas no cotidiano, sendo na educação uma mola propulsora deste acontecimento num contexto de luta dos movimentos sociais do campo por reforma agrária e por um projeto de desenvolvimento que preserve os recursos naturais e fortaleça a agricultura familiar e camponesa.
Palavras-chave: Movimento 21, Educação, Resistência.