65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
Geossitios em 3D: Uma nova visão para a aprendizagem – Colina do Horto documentada em 3D
Werbet Rodrigo Silveira Silva - Escola Estadual de Educação Profissional Professor Moreira de Sousa - EEEPPMS
Yanne Vieira Barbosa - Escola Estadual de Educação Profissional Professor Moreira de Sousa - EEEPPMS
Rafael Lima da Paixão - Escola Estadual de Educação Profissional Professor Moreira de Sousa - EEEPPMS
José Reinaldo de Liro Júnior - Escola Estadual de Educação Profissional Professor Moreira de Sousa - EEEPPMS
Mauricio Keven Pereira Silva - Escola Estadual de Educação Profissional Professor Moreira de Sousa - EEEPPMS
Regina Maria Vieira dos Santos - Profa. Especialista - EEEPPMS
INTRODUÇÃO:
A cada dia novas tecnologias vão surgindo e facilitando a vida dos empresários, políticos, pesquisadores, enfim de toda a sociedade. Os alunos por sua vez não ficam atrás, pois estão sempre antenados nas redes sociais e cobrando a utilização de novas tecnologias dentro da sala de aula. Nas aulas de geografia essa tecnologia se faz necessária, para que os alunos obtenham uma melhor aprendizagem. A produção de um documentário em 3D dos geossítios do Geopark Araripe é uma alternativa para levar ao conhecimento dos alunos alguns pontos importantes como: O que é um Geopark? Qual é a importância do Geopark Araripe? Como estão divididos os geossítios? Quais são as riquezas naturais e humanas presentes em cada geossítio? O uso de recursos audiovisuais traz aos alunos o rico patrimônio cultural, científico, socioeconômico e geológico da Chapada do Araripe localizada ao sul do Estado do Ceará de forma inovadora, já que muitas vezes a escola não tem condições de realizar as práticas de campo a esses lugares, devido a inúmeros fatores, sendo então mais um material a ser trabalhado em sala de aula.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Levar ao conhecimento dos alunos, através da produção de um documentário em 3D, a história da formação da Chapada do Araripe, apresentando os Geossítios de Juazeiro do Norte, Missão Velha e Barbalha localizados ao sul do estado do Ceará, que compõem o Geopark Araripe, despertando o interesse dos alunos em conhecer as riquezas naturais e culturais que estão presentes nessa importante região.
MÉTODOS:
O presente trabalho se dará em várias etapas, tendo como primeira etapa o conhecimento sobre o Geopark Araripe e a Chapada do Araripe através de leituras bibliográficas, pesquisas em sites, entrevistas com profissionais da área, assim como também palestras e oficinas com profissionais de produção técnica do documentário. A segunda etapa concomitante com a primeira é a preocupação com a parte técnica do documentário: como elaborar um roteiro, converter arquivos e transformá-los em 3D. A terceira etapa é a produção e visita aos geossítios do Geopark Araripe, iniciando pelo geossítio Colina do Horto que fica no município de Juazeiro do Norte/CE, ele possui rochas do período cambriano, umas das mais antigas, e dando seqüência a visitas e produção do documentário pelos geossítios Riacho do Meio de Barbalha, que tem uma rica fauna e flora e Cachoeira e Floresta Petrificada em Missão Velha, possui fósseis de troncos petrificados do período do jurássico. A quarta etapa é uma oficina de produção dos óculos em 3D e a quinta e última etapa é a divulgação do documentário em 3D nas escolas, facilitando e auxiliando a aprendizagem nas aulas de Geografia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como o projeto se constitui de várias etapas, e é um projeto que pretende ser permanente, com a parceria do Geopark Araripe, até que todos os nove geossítios sejam documentados, os resultados obtidos até o presente momento é que existem poucos trabalhos científicos e livros que tratam da temática e que ainda é grande a falta de conhecimento por parte da população da região do Cariri dessa riqueza natural e cultural que compõe o Geopark Araripe, confirmando que é urgente levar de forma criativa e inovadora esse conhecimento especialmente às escolas, para que os alunos sejam multiplicadores junto a sua comunidade. Como primeiro geossítio documentado temos o Colina do Horto no município de Juazeiro do Norte/CE, nesse geossítio estão presentes as rochas mais antigas da região do Cariri cearense, originadas no interior da Terra, há aproximadamente 650 milhões de anos e está presente também a estátua do Padre Cícero, considerado o Santo Nordestino, esse geossítio recebe em média 2 milhões de visitantes por ano, precisa ser visto com um novo olhar, não somente no tocante a religiosidade, mas também como importante espaço geológico que precisa ser preservado, pois está acontecendo uma ocupação urbana desordenada.
CONCLUSÕES:
Com o surgimento das novas tecnologias da informação e comunicação a escola tem um novo desafio junto aos alunos: tornar as aulas mais atrativas, visando atingir resultados positivos na aprendizagem. Através da produção do documentário dos geossítios do Geopark Araripe percebemos que os alunos envolvidos no projeto passaram a dominar as técnicas da produção de vídeo, assim como também conheceram os elementos geográficos, geológicos e culturais dessa importante região que atrai milhares de visitantes e pesquisadores de todo o Brasil. Esse documentário servirá como material de divulgação para ser trabalhando nas escolas, incentivando a preservação da área e até possibilitando um novo olhar sobre os geossítios, já que muitas escolas não têm as condições necessárias para realizar as aulas de campo a esses geossítios. Mostrar a importância desse patrimônio de forma criativa e inovadora é uma maneira de diminuir a distância entre o conhecimento prático e o científico, trazendo benefícios para toda a comunidade envolvida, seja moradores ou visitantes, mostrando que os próprios alunos são sujeitos ativos na produção do conhecimento.
Palavras-chave: Novas tecnologias, Produção de documentário, Geopark Araripe.