65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 11. Economia
O PODER DA MÍDIA COMO FERRAMENTA DO SISTEMA CAPITALISTA
Arcenor Gomes Neto - Depto. de Ciências Econômicas – UFCG
Marckson Byan Medeiros Aguiar - Depto. de Ciências Econômicas – UFCG
Edna Porto da Silva - Depto. de Ciências Econômicas – UFCG
Cryslãine Flavia da Silva Rodrigues - Depto. de Ciências Econômicas – UFCG
Ricardo Schmidt Filho - Prof. Dr./Orientador Depto. de Ciências Econômicas – UFCG
INTRODUÇÃO:
A globalização é fruto do sistema capitalista mundial de ordem ideológica neoliberal, sistema este que é totalmente criticado pelos seguidores da ideologia marxista. Sendo assim, podemos considerar a existência de dois caminhos na globalização. O primeiro é aquele que nos fazem ver: uma globalização utópica, boa para todos, o segundo seria o que de fato ela é: uma globalização perversa, boa para alguns e excludente para a maioria. O processo da globalização tem se traduzido como um importante fator de abertura de concorrência, e de mudanças na estrutura dos sistemas de comunicação, quebrando as chamadas "fronteiras" entre os países desenvolvidos e os países de terceiro mundo. No entanto, o modelo de acumulação capitalista cada vez mais visando à busca demasiada por lucro, usa o poder da mídia como ferramenta primordial dos seus interesses. O papel da mídia é muito importante na veiculação da informação. É uma ferramenta usada no meio político e econômico, que vai muito além de levar informação; é capaz de ditar regras de comportamento, pois age diretamente na formação da opinião pública. Atinge todas as classes sociais, do pobre ao rico, do culto ao iletrado, tendo assim papel estratégico na forma de acumulação capitalista.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo da presente pesquisa é mostrar como o poder da mídia desencadeado pela globalização vem influenciando e controlando de forma alienadora a sociedade, implantando tendências, decisões políticas e econômicas, e a favor do capitalismo a mídia vêm se tornado o principal responsável pelo consumo desenfreado de produtos supérfluos nos dias de hoje.
MÉTODOS:
Tendo sua gênese a partir de discussões realizadas no âmbito acadêmico sobre a temática globalização, a presente pesquisa constituiu uma análise crítica, de ordem qualitativa, acerca da influência da mídia na forma de agir e pensar dos indivíduos. Ademais, utilizou-se como referencial teórico as idéias de Karl Marx e Milton Santos, e de professores como Ricardo Cesar Siqueira Bolaño e Paula Morgado Dias Lopes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir das nossas análises podemos perceber que a mídia em geral é considerada muito importante para a maioria das sociedades. Estudos mostram que vários tipos de mídia existem em nossas vidas, como por exemplo: Televisão, internet, rádio e jornal. Vale a pena ressaltar que dentre esses meios, a internet está apresentando forte aceitação dentre as pessoas, porém a TV ainda continua sendo a mais usada, devido às facilidades encontradas para seu uso – o custo é considerado baixo. O IBOPE entrevistou 19.456 pessoas com idade entre 12 e 64 anos para realizar uma pesquisa sobre os hábitos de consumo de mídia, e foi intitulada de “Conectmídia” (2009). Constatados, os resultados apontam a importância da televisão, considerada por 77% dos entrevistados como item mais importante, seguido pelo telefone celular (70%), e computador com internet (58%). Observamos que um dos públicos alvo desses meios, são as crianças, pelo fato de serem “presas fáceis” para a influência exercida pela mídia. Esse é um dos fatos que explica essa forte onda de produtos considerados supérfluos, cada vez mais presentes e “necessários” nas nossas vidas.
CONCLUSÕES:
Com o desandar da globalização, surgiram novos meios de comunicação, onde a mídia foi ampliando suas barreiras, se tornando uma ferramenta de manipulação de pensamentos e intenções, sendo considerado o “quarto poder”, um poder que se devidamente usado, é uma extensão dos outros três poderes. Podemos observar que o meio de entretenimento e informação mais usado no Brasil, é sem sombra de dúvidas a televisão, que tem objetivos claros: impulsionar o consumo e “formar” a opinião pública. Sua existência só é possível por conta dos comerciais e propagandas, mostrando para a sociedade frases do tipo: troque de carro, troque de TV, mude para nossa operadora, beba mais cerveja, ou até mesmo o futebol muda as pessoas, o que nitidamente relaciona-se com o fetichismo da mercadoria conceitualizado por Marx. O publico infantil é o principal foco desses meios, forçando os crescentes índices de consumo por todo o mundo, onde muita das vezes, esse consumo é de produtos supérfluos, sem nenhuma utilidade. Dessa forma podemos concluir que junto a essa onda global instalada em todo o mundo, a mídia entrou em nossas mentes sem nem mesmos percebermos, sendo a formadora de opiniões pessoais controlando nossos costumes, nosso comportamento e até mesmo nosso gosto.
Palavras-chave: Capitalismo, Globalização, Meios de comunicação.