65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
AVALIAÇÃO DA POLUIÇÃO POR RESÍDUOS SÓLIDOS EM UM TRECHO DE MANGUEZAL NA FOZ DO RIO POTENGI (NATAL-RN)
Daniella Cavalcanti Maia - Discente/Ciências Biológicas/ UFRN
Alexsandro Santos da Silva - Discente/Ciências Biológicas/ UFRN
Sarah Mariana da Silva - Ecóloga/ UFRN
Ingrid Paulliany Bezerra Dantas - Discente/Ecologia/ UFRN
Maria Christina Barbosa de Araújo - Profa. Dra./Orientadora – Depto de Oceanografia e Limnologia/ UFRN
INTRODUÇÃO:
Estudos acerca da poluição por resíduos sólidos em ambientes costeiros possuem enorme importância para a avaliação dos impactos aos quais essas áreas estão sendo submetidas. Pesquisas de avaliação e monitoramento de resíduos sólidos em praias são bastante difundidas e conhecidas, entretanto isso não ocorre para áreas de manguezais. O acúmulo de resíduos sólidos em áreas costeiras (praias e manguezais), pode acarretar em diversos problemas ambientais, sociais e econômicos, tais como danos à biota, causando desequilíbrio no ecossistema, perda do potencial estético e turístico, contaminação por microorganismos patogênicos, pondo em riscos os usuários, além de gasto de dinheiro público para a limpeza. Nos manguezais, as características ambientais favorecem a retenção dos resíduos, os quais podem tanto se acumular sobre o sedimento, total ou parcialmente enterrados, como ficar presos ou suspensos nas raízes e galhos. Esta particularidade torna muito difícil sua retirada por processos naturais ou de limpeza pública.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Realizar uma avaliação qualitativa e quantitativa dos resíduos sólidos encontrados em um trecho de manguezal, na foz do rio Potengi, localizado próximo à praia do Forte, em Natal/RN.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado em um trecho de manguezal, localizado na foz do Rio Potengi, nas proximidades da Praia do Forte, em Natal/RN, durante 8 meses (março a outubro) em 2012. O local é intensamente utilizado por turistas que visitam o Forte dos Reis Magos. Foram delimitadas três áreas com 100 m² cada; a primeira localizada próximo à faixa de praia e as outras duas dentro do ambiente de manguezal, sendo uma mais externa e a outra mais interna, tendo como referência a praia. Mensalmente, em horários de maré baixa, todos os resíduos encontrados eram recolhidos, identificados e classificados de acordo com a constituição de seu material (plástico, papel, vidro, metal, tecido, madeira e restos de alimentos). Posteriormente, durante a análise dos resultados, os itens foram agrupados em três categorias: plásticos totais, outros manufaturados e restos de alimentos. Foi analisada também a quantidade de itens encontrada considerando-se dois períodos, o chuvoso (abril, maio, junho e julho) e o de estiagem, ou seco (março, agosto, setembro e outubro).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram recolhidos 2.703 resíduos nas três áreas, sendo 2.121 itens plásticos; 550 de outros manufaturados; e 32 restos de alimentos. A predominância de plásticos provavelmente ocorreu em virtude de sua grande versatilidade e ampla utilização pela população e pelos usuários de áreas costeiras. Entre os plásticos coletados, canudos, embalagens metalizadas de alimentos (BOOP), tampas, copos e sacolas, ocorreram em maior quantidade. A área de praia apresentou a maior quantidade de resíduos; principalmente canudos, BOOP e tampas de garrafas; talvez pelo fato de ser a área mais frequentada e tendo em vista que usuários muitas vezes descartam o lixo diretamente na areia. Nas outras áreas (manguezal), a maior quantidade de detritos ocorreu no local mais interno, predominando as sacolas, garrafas plásticas, copos e fragmentos. O maior acúmulo de lixo na área interna pode ser justificado por estar localizada próxima à passarela de acesso ao Forte dos Reis Magos, onde ocorre grande atividade turística, o que sugere um maior impacto antrópico. Ao comparar o período chuvoso com o seco foi encontrado um total de 1.550 para o primeiro e 1.153 para o segundo. Provavelmente a chuva promove o aumento do fluxo do rio, aumentando o transporte do lixo e sua acumulação em determinados locais.
CONCLUSÕES:
Através das análises efetuadas, foi possível concluir que o manguezal apresentou um elevado nível de poluição, quando comparado com outros trechos de manguezal do mesmo rio, anteriormente pesquisados. A grande quantidade de lixo demonstra que a área sofre impacto antrópico, provavelmente a partir do descarte inadequado por parte dos usuários. Diante do contexto observado, propõe-se que sejam pensadas e realizadas estratégias para reduzir a quantidade de resíduos descartados e acumulados, na tentativa de minimizar os impactos causados ao ambiente em questão. Faz-se necessário também considerar a educação ambiental, para conscientização dos usuários de uma menor produção e um descarte adequado de seu lixo.
Palavras-chave: Manguezais, Resíduos sólidos, Impactos.