65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 3. Tecnologia de Alimentos
Alimentos orgânicos e segurança alimentar na perspectiva de moradores de Limoeiro do Norte-CE
Lunian Fernandes Moreira - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Monique Ellen Torres da Silva - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Andreza Marta Pereira Alves - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Pahlevi Augusto de Souza - Prof. Dr./Orientador - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
INTRODUÇÃO:
A busca por alimentos provenientes de sistemas de produção mais sustentáveis, como os métodos orgânicos de produção, é uma tendência que vem se fortalecendo e se consolidando mundialmente. Os consumidores estão cada vez mais seletivos, optando por consumir produtos isentos ou com baixo teor de agrotóxico, sendo observada uma mudança de hábito alimentar, partindo de algumas pessoas a iniciativa da implantação de orgânicos em casa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivos conhecer a representação social que os moradores de Limoeiro do Norte-CE, têm acerca do consumo de alimentos com agrotóxico, bem como orientar a população para a importância do consumo de alimentos orgânicos.
MÉTODOS:
A pesquisa ora apresentada é de natureza quantitativa. O método utilizado para coleta de dados foi a aplicação de um questionário estruturado, a uma amostra de 80 de Limoeiro do Norte-CE , sendo 73 mulheres e 7 homens, com faixa etária compreendidas entre 16 e 64 anos e 17 a 82 anos, respectivamente. O questionário, composto por dez perguntas, abordava questões referentes ao uso de produtos orgânicos ou não. No questionário as perguntas eram respondidas em SIM, NÃO e NÃO ME ADEQUO A PERGUNTA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao serem indagados sobre a confiabilidade deferida a produtos consumidos na região do Vale do Jaguaribe, 85% dos entrevistados responderam que não se sentem seguros consumindo os produtos da nossa região, a maioria, provenientes da Chapada do Apodi, local onde é produzida grande porcentagem dos alimentos consumidos pela população do Vale do Jaguaribe. A próxima indagação concerne à conscientização dos entrevistados sobre o consumo de alimentos com agrotóxicos. Constatou-se que 98% dos entrevistados tem consciência de que consumir alimentos com agrotóxicos pode influenciar na saúde da população. 97% das pessoas entrevistadas conhecem ou já ouviram falar a respeito da produção de frutas e legumes na Chapada do Apodi, e possuem consciência de que esta prática pode causar danos a população que reside na mesma localidade e aos consumidores dos alimentos que lá são produzidos. Ao serem indagados sobre a representação social que têm acerca da cultura orgânica, 75% das pessoas entrevistadas responderam que sabem o que são produtos orgânicos ou somente ouviram falar, o que mostra que há uma discussão na comunidade sobre o consumo de produtos orgânicos; possuem conhecimento de que os alimentos orgânicos podem proporcionar um bem maior a saúde do consumidor.
CONCLUSÕES:
No presente trabalho, pode-se observar que os entrevistados da cidade de Limoeiro do Norte-CE, sabem o que são produtos, tem consciência do beneficio que os mesmos proporcionam a nossa saúde, possuem conhecimento também sobre o uso inadequado de agrotóxicos em alimentos e os malefícios que ele pode nos causar. E que o consumo de alimentos orgânicos ainda é menos que os alimentos com agrotóxicos, porém, esse consumo vem crescendo gradativamente.
Palavras-chave: Alimentos, Representação Social, Chapada do Apodi.