65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 7. Economia Regional e Urbana
ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS GERAIS DO APL DE CONFECÇÃO DE BORDADOS NA REGIÃO DO SERTÃO MARANHENSE
Renata Nolêto - Depto. de Educação Profissional - IFMA /São João dos Patos
Letícia Silva - Depto. de Educação Profissional - IFMA /São João dos Patos
Jocielma Tavares - Depto. de Educação Profissional - IFMA /São João dos Patos
Ana Cecília Loayza - Profa. MSc./ Orientadora - IFMA / São João dos Patos
INTRODUÇÃO:
Nas últimas décadas, o conceito de Arranjos Produtivos Locais (APLs) ganhou grande impulso em pesquisas e debates da literatura econômica. De acordo com a Rede de Pesquisas em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais – RedeSist, APLs são aglomerações territoriais de agentes econômicos, políticos e sociais, com foco em um conjunto específico de atividades econômicas, que apresentam vínculos mesmo que incipientes e que geralmente envolvem a participação e a interação de empresas. No Brasil, o termo passou a ser tratado como instrumento de políticas públicas, sendo incluído em diversos projetos do Governo Federal. No início dos anos 2000, o Governo do Estado do Maranhão resolveu adotar o termo como estratégia de desenvolvimento socioeconômico nas regiões que tivessem os menores índices de desenvolvimento no Estado, identificando as diversas aglomerações ali existentes. Na Região do Sertão Maranhense foram identificadas três aglomerações: APL de Fruticultura, Cachaça e Bordados, sendo que esse último é o de maior importância na economia da região. Observada tal importância, o objetivo da pesquisa foi compreender a dinâmica da atividade econômica da confecção do bordado na região.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo da pesquisa foi investigar as relações estabelecidas no interior do APL de confecção de bordados no município de São João dos Patos, buscando relatar o processo produtivo da confecção de bordados, o papel das instituições apoiadoras e a importância econômica da atividade para o município.
MÉTODOS:
Para obtenção dos resultados pretendidos por esse projeto, fez-se necessária a realização de pesquisas bibliográficas com base em documentos publicados pela RedeSist, bem como, análises de campo realizadas junto às bordadeiras da Associação de Mulheres da Agulha Criativa – AMAC - nas quais buscou-se conhecer como se caracteriza a atividade produtiva do bordado da região.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As bordadeiras do município de São João dos Patos produzem dois tipos de produtos: o bordado e a rede. O processo produtivo desses dois artigos acontece conforme a descrição a seguir. As etapas produtivas da confecção do bordado são: a escolha do modelo, criação do gráfico, o bordado, o acabamento e a finalização. A técnica do ponto-cruz é a mais comum na região, porém é possível encontrar bordados com a técnica de bainha aberta e/ou o bordado com tela. Na região, a maioria das bordadeiras consegue realizar todas as etapas descritas, porém algumas se especializam em apenas uma, como o bordado ou acabamento, por exemplo. A produção consiste, essencialmente, de artigos de cama, mesa e banho. Já a rede pode ser de dois tipos: a tecida à mão e a do tipo sol-a-sol. As etapas para a confecção da rede são: escolha do modelo, fabricação do pano da rede, fabricação dos punhos e cabeçote e acabamento. A rede tecida à mão é feita por meio de tear e é mais elaborada e do que a do tipo sol-a sol. Após a produção, as peças são embaladas e comercializadas para diversas regiões do Brasil e do mundo. Na região há apenas duas associações que objetiva agregar os trabalhos das bordadeiras, são elas: a Casa dos Bordados e a Associação de Mulheres Agulha Criativa - AMAC.
CONCLUSÕES:
Na Região do Sertão maranhense foram identificadas apenas três aglomerações, entre elas está o APL de Bordado de São João dos Patos, cujo processo produtivo se dá de forma artesanal e rústica. No município é possível observar empiricamente a dimensão e a importância desta atividade econômica para a cidade. A maioria das mulheres sabe bordar, e o aprendizado acontece dentro da própria família ou através de vizinhos e amigos. Apesar do volume muito alto de produção, os fornecedores dos insumos parecem ser bastante reduzidos, o que pode refletir na quantidade ofertada de insumos e no preço dos mesmos, fato que deve ser analisado em pesquisas futuras. Ao serem produzidas, as peças são comercializadas para as mais diversas partes do Estado e do país. Geralmente as bordadeiras se utilizam de atravessadores, estes tanto de origem Patoense, quanto de outros lugares (Piauí, por exemplo) para realizar o escoamento da produção. Praticamente só a AMAC - a única entidade que trabalha de forma cooperativa - que não interage com eles, já que comercializa diretamente com os clientes.
Palavras-chave: Desenvolvimento Regional, Arranjo Produtivo Local, Economia Maranhense.