65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS E JOGOS EDUCATIVOS COMO ESTRATÉGIAS NECESSÁRIAS PARA UMA APRENDIZAGEM REFLEXIVA NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
Jéssica Michele da Silva Matias - Depto. de Educação - IFPE
Kelly de Lima Azevedo - Depto. de Educação - UAG
Márcia de Godoi Queiroz - Depto. de Educação - UAG
Diná Cristina da Silva - Depto. de Educação - UAG
Eva Vilma Correia Paes Barros - Depto. de Educação - UAG
Mariel José Pimentel de Andrade - Prof. Ms. / Orientador - Depto. de Educação - UAG
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho foi desenvolvido durante uma pesquisa de campo realizada numa escola da rede municipal da cidade de Garanhuns, numa turma de 1º Ano do Ensino Fundamental, turma esta composta por 24 alunos variando de 5 a 7 anos de idade. Uma das práticas que deve ser utilizadas nas escolas e que podemos destacar é a utilização de materiais concretos e jogos educativos para auxiliar na construção de conceitos matemáticos pelos alunos. Uma prática nesta perspectiva, segundo Souza (1996, p.125) procura: “apresentar às crianças novos instrumentos, recursos que busquem auxiliá-las a pensar, para comparar as informações trazidas para instrumentos diferentes e planejar modos de utilização daqueles eficazes”. Compete ao professor criar oportunidades para experiências e aprendizagens, uma vez que ele é o grande intermediador de conhecimento, apoiando determinadas atividades que incentivem o aluno a pensar (OLIVEIRA, 2008). E nada melhor que atividades lúdicas para proporcionar aprendizagens proveitosas e significativas. Para tanto, faz-se necessário utilizar metodologias que leve o aluno a interagir, a refletir, a construir e experiência momentos de aprendizagem que faça sentido para a vida do aluno, pois nem um conhecimento se dá de forma isolada, sem contexto e de forma imposta.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho objetivou analisar como ocorria a aula de matemática do 1º ano do ensino fundamental, visou ainda, detectar que tipos de materiais eram utilizados durante as aulas de matemática, e por fim, identificar qual era a metodologia aplicada pela professora durante as aulas de matemática.
MÉTODOS:
Para o desenvolvimento desse trabalho, foram utilizadas observações informais na sala do 1º Ano do ensino fundamental, utilizamos ainda entrevistas com 6 alunos de forma aleatória com o intuito de conhecer a opinião dos alunos a respeito das aulas de matemática lecionada pela professora regente. O passo seguinte constou da aplicação de um pré-teste aos alunos, pré-teste esse baseado nos problemas matemáticos exemplificados pela professora em aulas anteriores, com o intuito de conhecer o nível dos discentes a respeito de operações matemáticas simples. Houve ainda, um momento em que analisamos algumas atividades matemáticas que os alunos tinham no caderno para dessa forma obtermos dados suficientes para o levantamento e obtenção de dados necessários ao desenvolvimento da pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Inúmeras pesquisas apontam que há dificuldades no ensino e na aprendizagem de matemática desde as séries iniciais até o ensino superior, gerando muitas vezes atitudes negativas por parte dos alunos em relação à matemática. Para evitar tais atitudes, torna-se necessário adequar os conceitos que serão ensinados à realidade dos alunos, (GIARDINETTO E MARIANI, 2005) cabendo, assim, aos professores, propiciar situações motivadoras e desafiadoras de ensino, nos quais os alunos possam interagir com a matemática de forma lúdica e natural. É nessa perspectiva que a professora observada precisa trabalhar os conteúdos de matemática, disponibilizando aos alunos momentos construtivos e lúdicos, não dando ênfase a atividades monótonas de repetição de resolução de problemas e cópia de números sem contexto algum. Pudemos observar que os alunos respondiam os problemas matemáticos, mas no outro dia não sabiam como resolver as questões que a professora passava na lousa, isso corria, pelo fato dos alunos não serem levados a refletir sobre o que estavam fazendo. É necessária uma prática que possa utilizar materiais concretos e jogos para auxiliar na construção de conceitos matemáticos pelos alunos, onde o professor leve os alunos a refletirem, a construírem seu conhecimento de forma lúdica.
CONCLUSÕES:
Observamos e compreendemos que o ensino de matemática pode ser prazeroso, reflexivo a partir do momento que o professor desenvolver uma nova visão e uma nova prática para o ensino de matemática durante o ensino fundamental, tendo em mente que é a partir de uma boa base sólida tida nas séries iniciais que esses alunos irão crescer com uma visão diferenciada da disciplina de matemática e obter resultados satisfatórios durante toda sua vida escolar. Mas para que isso ocorra, o educador precisa modificar o tipo de metodologia que utiliza, visando que aulas de matemática não só existem atividades xerografadas ou atividades passadas na lousa, contendo várias resoluções de problemas simples ou momentos de simples cópias de números, por exemplo, de 1 até 50. Mas que a aprendizagem dos conteúdos matemáticos no ensino fundamental pode ocorrer através do auxilio de jogos e materiais concretos tornando-se um ensino reflexivo, prazeroso e dinâmico, claro que essas atividades devem ser sempre mediadas pelo professor para que tenha fins educativos e não se torne uma mera brincadeira.
Palavras-chave: Aprendizagem, Lúdico, Construtivismo.