65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Turismo e Hotelaria
ANÁLISE DO ENDOMARKETING TURÍSTICO NO MUNICÍPIO DE CABACEIRAS – PB
ALEXANDRE CORREIA LIMA DE MENEZES - Graduado Universidade Federal da Paraíba /PB
TAÍS ALEXANDRE ANTUNES PAES - Profa. Universidade Federal de Sergipe / SE
ILANA BARRETO KIYOTANI - Profa. Universidade Federal da Paraíba /PB
INTRODUÇÃO:
A atividade turística tem se apresentado nas últimas décadas, como um poderoso instrumento de desenvolvimento para as localidades e para as comunidades na medida em que gera empregos diretos e indiretos contribuindo com o desenvolvimento social.
Além do desenvolvimento econômico gerado pelo turismo o mesmo tem contribuído para a concepção do conceito da sustentabilidade. Analisar a atividade turística é pensar como esta deve ser gerenciada para que seus efeitos sobre o meio não sejam desastrosos.
O turismo de base local pode ser entendido como aquele que envolve a população local em todas as etapas dos projetos turísticos e a ela proporciona controle efetivo sobre sua gestão (MITRAUD, 2003), pode contribuir de forma positiva para a geração de mais benefícios para a população local e para a sua autonomia nos processos de decisão relativos ao seu território.
Neste sentido, a população e os agentes das iniciativas públicas e privadas serão fatores determinantes para o crescimento da atividade turística e por esta razão, devem conhecer a sua história, seus costumes e suas tradições, se auto-valorizando e se unindo em busca do desenvolvimento da localidade.
Sobre esta perspectiva, as técnicas de endomarketing favorecem diretamente o desenvolvimento local e práticas sustentáveis, na medida em que todos os agentes que participam do processo recebem uma motivação para a elevação da autoestima, fazendo com que se aumente o desejo e o sentimento de cuidado com a localidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho busca analisar o endomarketing referente à atividade turística no município de Cabaceiras localizado no Estado da Paraíba.
MÉTODOS:
A população alvo selecionada para que se analisasse o endomarketing referente a atividade turística no município de Cabaceiras envolveu representantes da iniciativa pública e privada, sendo 2 pessoas do setor público e 8 do setor privado considerando hotéis, pousadas e restaurantes.
Os dados coletados foram baseados em amostras não-probabilísticas em uma amostragem por cotas, que consiste na seleção das características de controle e determinação da produção do universo de acordo com cada grupo de características.
Dentre os tipos de variáveis estruturais, a pesquisa apoiou-se nas seguintes: demográficas, ambientais, turístico-mercadológicas e sócio-econômicas.
Para a coleta de dados as perguntas encontraram-se estruturadas em três blocos com itens relativos à identificação do entrevistado, ao turismo e endomarketing e ao meio ambiente.
As informações e os dados coletados durante as entrevistas foram organizados em um banco de dados através de quadros e tabelas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Segundo os dados coletdos 80% fazem parte do setor privado, enquanto 20% representam o setor público. O sexo masculino representou 60% dos entrevistados, enquanto 40% foram do sexo feminino. A faixa etária que predominou foi a de 26 a 40 anos correspondendo a 50% dos entrevistados, 40% com idade acima de 55 anos e 10% estão entre 41 e 55 anos.
Com relação aos dados relativos ao turismo e ao ecoturismo no município de Cabaceiras 60% dos entrevistados afirmaram saber o que é ecoturismo, 20% reconheceram não saber do que se trata, enquanto outros 20% optaram por nenhuma das respostas, alegando que já ouviu falar mas não sabem exatamente do que se trata. Esse resultado indica que parte destes representantes conhecem as questões ambientais e a sua potencialidade.
Considerando às questões referentes ao turismo e ao endomarketing no município de Cabaceiras, o item relacionado ao conhecimento da história que deu o nome a cidade é de conhecimento de 90% dos entrevistados, enquanto 10% não tinham conhecimento. Ou seja, os entrevistados conhecem bem a origem da cidade e isto fortalece o comprometimento da comunidade que se sente parte integrante desta história.
Os principais pontos turísticos da cidade são conhecidos por 90% dos entrevistados, enquanto os 10% que não conhecem, mesmo assim indicam para os visitantes. Todos os entrevistados responderam que gostam de morar em Cabaceiras, fato de muita relevância, que influencia diretamente na aplicação das técnicas de endomarketing.
CONCLUSÕES:
A comunidade local representa um papel de fundamental importância para um bom desempenho da atividade turística, para isto ela deve esta integrada em todo o processo turístico. Para isto é necessário que conheçam sua historia, valorizem e gostem de onde moram. O endomarketing se apresenta como estratégia para o desenvolvimento turístico.
De acordo com os resultados obtidos através dos questionários podemos chegar a conclusão de que estes representantes conhecem bem a história do município, gostam de morar em Cabaceiras e se agradam muito com a presença dos turistas que vêm movimentar a economia local. Isto nos faz acreditar que a população está integrada no processo turístico, apesar de não ter participação nas decisões, mas se mostram satisfeitos com o desenvolvimento da atividade turística que vem crescendo na região e recebendo a cada dia a adesão de mais moradores, diante de um cenário de poucas alternativas econômicas, conseqüência de uma das maiores secas de todos os tempos.
A população está envolvida com o desenvolvimento do turismo na região e podemos dizer que estão em sintonia, o que favorece ao desenvolvimento de estratégias de endomarketing, que de certa forma já vem sendo desenvolvidas, mas que podem se desenvolver ainda mais.
Palavras-chave: Turismo, Endomarketig, Cabaceiras/PB.