65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA VOLTADAS AO ENSINO DE BOTÂNICA, COM USO DE MATERIAIS ORGÂNICOS E RECICLÁVEIS.
Ebenezaide Fernandes Figueredo - Depto. de Ciências Biológicas - IESMA
Thinner Tharlles Lima Brandão - Depto. de Ciências Biológicas - IESMA
Wátila Suellen Coelho Siqueira - Depto. de Ciências Biológicas - IESMA
Wellington Santos de Almeida - Depto. de Ciências Biológicas - IESMA
Jullys Allan Guimarães Gama - Prof. Msc./ Orientador - Depto. de Ciências Biológicas - IESMA
INTRODUÇÃO:
O ensino tradicional de Biologia no Brasil ainda é o mais utilizado pelos professores das escolas públicas e privadas. Tal ensino trata apenas em passar o conteúdo teórico para os alunos. A utilização de aulas práticas sem e com o uso de laboratórios na disciplina de biologia têm resultados satisfatórios. Cabe aos professores a busca constante por novas estratégias didáticas, que podem e devem servir como subsídio para que o estudante descubra seu próprio mundo, esclarecendo suas dúvidas e valorizando o ambiente que o cerca. Também faz parte desse processo compreender que não é apenas com materiais previamente preparados, “prontos e acabados”, os quais muitas vezes não condizem com as suas realidades, que se podem atingir melhores resultados no processo ensino-aprendizagem (Arcanjo, 2010). Diante das dificuldades dos professores de biologia em ministrar aulas práticas em escolas públicas e privadas do município de Imperatriz – Maranhão.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Demonstrar que é possível trabalhar com aulas práticas no ensino da disciplina de biologia com abordagem à botânica sem o uso de recursos laboratoriais.
MÉTODOS:
O público alvo são os alunos do 2ª ano de uma escola estadual do município de Imperatriz - MA. A turma possui 40 alunos com média de idade de 16 anos. A princípio, foi feito uma pesquisa com os alunos sobre os conteúdos de Botânica que haviam estudado em sala de aula, através de questionários. As práticas escolhidas foram diretamente ligadas aos conteúdos estudados, sendo estudo de folhas, caules e raízes. Os materiais utilizados foram folhas e caules de diferentes espécies de plantas, folha A4 sem pauta, lápis de cor, grãos de milho e feijão, garrafas pets cotadas abaixo do meio e algodão. Os alunos desenharam folhas, identificando limbo, pecíolo, bainha, estípula e as classificando de acordo com a morfologia, nervura, ápice, borda e base. Os tipos de caule foram trabalhados de acordo com a morfologia e foram vistos durante um passeio no ambiente escolar. Os grãos de milho e feijão foram plantados em uma porção de algodão umedecido, separadamente. Diariamente, os alunos umedeciam o algodão, e após três dias, os mesmo marcaram nas raízes as suas respectivas zonas, e diferenciaram monocotiledôneas de dicotiledôneas. No final foi aplicado um segundo questionário para avaliar os conhecimentos dos alunos após a prática.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O questionário inicial, aplicado antes da prática, teve uma média de acertos de 45,6%, demostrando pouco domínio dos alunos em relação aos conteúdos de botânica. Após as práticas com materiais orgânicos e reciclados pode-se notar um melhor aprendizado dos conteúdos de acordo com os dados do questionário final, o qual possuía as mesmas questões do questionário inicial, sendo a média de acertos de 76,4% corroborando com o autor Lunetta, (1991), onde diz que além de ajudar no desenvolvimento de conhecimentos científicos, as aulas práticas permitem que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos.
CONCLUSÕES:
De acordo com os dados dos questionários, e com o expressado pelos alunos durante as práticas, pôde-se observar que aula prática, sem dúvida é o melhor caminho para a construção de conhecimentos científicos e melhora muito o processo de ensino-aprendizagem, principalmente em disciplinas como Biologia, especificamente em botânica, pois deixa o conteúdo bem mais atrativo, motivando os alunos a participarem e construírem seus conhecimentos. Além disso, esse trabalho mostrou que as aulas práticas na qual os alunos se interessam não são somente aquelas em laboratórios, mas também aquelas com materiais alternativos.
Palavras-chave: Aulas práticas, Botânica, Materiais alternativos.