65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
O PESO DO NOSSO LIXO: SEPARAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS PRODUZIDOS NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO PROFESSOR ALFREDO FREYRE, RECIFE, PERNAMBUCO.
Maria Danielle Cândido de Araújo - Profa. Esp./ Escola de Referência em Ensino Médio Professor Alfredo Freyre
Daniela Pedrosa de Souza - Profa. Msc./Escola de Referência em Ensino Médio Professor Alfredo Freyre
Adriana Correia da Costa Leão - Profa. Msc./Escola de Referência em Ensino Médio Professor Alfredo Freyre
Iolanda Maria de Oliveira Maciel - Profa. Esp./ Escola de Referência em Ensino Médio Professor Alfredo Freyre
Leila Maria Gomes de Moura - Profa. Esp./ Escola de Referência em Ensino Médio Professor Alfredo Freyre
Joseleide da Silva Damascena - Profa. Esp./ Escola de Referência em Ensino Médio Professor Alfredo Freyre
INTRODUÇÃO:
Os resíduos sólidos urbanos, mais conhecidos como lixo, constituem uma preocupação ambiental mundial, especialmente em grandes centros urbanos de países subdesenvolvidos (REGO et al, 2002).
Em geral, o lixo de uma cidade é enterrado em aterros sanitários, ou é queimado em incineradores, ou transformado em adubo nas fábricas de compostos. Em muitas cidades nada disso é feito, o lixo é simplesmente jogado em terrenos baldios, nos arredores da cidade, onde servem de ambiente à proliferação de moscas, baratas, ratos e urubus (Branco, 2003).
A reciclagem do lixo assume, pois, um papel fundamental na preservação do ambiente. Além de diminuir a extração de recursos naturais, ela devolve para a terra uma parte de seus produtos e reduz o acúmulo de resíduos nas áreas urbanas (Rodrigues et al, 2004). Sendo assim, faz-se necessária então a implantação de programas na escola que incentivem a coleta seletiva, pois envolvem esclarecimentos a todos os educandos e, indiretamente às suas famílias, sobre os objetivos sociais, econômicos e ambientais da reciclagem, ampliando o nível de conscientização da sociedade (Rodrigues et al, 2004).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Promover uma mudança comportamental dos estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Alfredo Freyre (EREMPAF), com relação à utilização responsável dos recursos naturais e ao descarte correto dos resíduos sólidos, incentivando o trabalho coletivo e a cooperação entre os componentes da comunidade escolar.
MÉTODOS:
O trabalho foi orientado por professores das áreas de Ciências Humanas, da Natureza, Matemática e suas tecnologias e realizado com estudantes dos 1º, 2º e 3º anos da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Alfredo Freyre, localizada no bairro de Água Fria, Recife, PE. A escola conta com 450 estudantes distribuídos em 11 turmas de 1º ao 3º ano do Ensino Médio, destes, 23 participaram efetivamente do trabalho como veículo multiplicador, desenvolvido no período de 04.02.13 a 15.03.2013 e trabalhando com a conscientização e coleta seletiva. Primeiramente foram realizadas reuniões envolvendo os participantes a fim de estabelecer as atividades inerentes ao tema: Confecção de coletores seletivos para papel, metal e plástico, a partir da reutilização de materiais trazidos pelos próprios educandos; Distribuição dos coletores nas salas de aula e demais setores da escola; Coleta, separação, caracterização e quantificação diária dos resíduos sólidos.
Depois de coletados os resíduos foram estocados em sacos plásticos e encaminhados para uma cooperativa local, onde foram pesados e prensados e os dados registrados em uma planilha para serem posteriormente analisados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No período de 14.02 a 15.03 foram coletados 68,85 kg de resíduos sólidos, sendo 5,2 kg na primeira semana de coleta 39,05 kg na segunda, 12,1kg na terceira e 12,5kg na quarta. A primeira semana apresentou menor quantidade de resíduos sólidos coletados, pressupondo-se que os estudantes ainda não estavam sensibilizados quanto à necessidade de separarem os resíduos; na segunda o volume coletado ficou muito acima dos outros períodos, nesta semana foi feita a limpeza dos armários utilizados pelos alunos o que justificaria esse aumento significativo. As outras semanas apresentaram uma produção similar, porém crescente em relação à primeira, percebendo-se ao final do trabalho que os educandos já se mostravam mais sensíveis ao trato responsável no descarte do lixo. No final do período o volume dos resíduos sólidos ficou assim distribuído: 17kg de papelão (25%), 11kg de plástico (16%), 39kg de papel (56%), 1,85kg de metal (3%). Na separação desses resíduos verificou-se que o papel e o papelão representaram mais de 80% de todo volume residual produzido, confirmando pesquisas realizadas anteriormente "que estabelecimentos de ensino são tradicionalmente grandes consumidores de papel e papelão" (Rodrigues et al, 2004) e consequentemente grandes produtores desse tipo de resíduo.
CONCLUSÕES:
Com este trabalho foi observado que os estudantes da EREMPAF tiveram a oportunidade de aprender como e onde reciclar, bem como a importância desse procedimento para o meio ambiente.
A implantação da coleta seletiva possibilitou uma mudança de comportamento dentro e fora do ambiente escolar, que refletiu diretamente nas condições de limpeza da escola, principalmente nas salas de aula, reduzindo perceptivelmente os resíduos que antes eram descartados em grande quantidade no chão, mesas e entradas de ventilação. Além, dos restos de merenda que também eram lançados de forma inadequada, tornando o ambiente sujo e desagradável. Foi visto que, o conhecimento adquirido pelos estudantes permitiu que os mesmos compreendessem a necessidade de reciclar, reutilizar e reduzir os reduzir os resíduos sólidos e que as soluções para o não desperdício encontradas por eles, devem tornar-se ações constantes e uma rotina na vida de todos.
Palavras-chave: Coleta seletiva, Conscientização, Ambiente escolar.