65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
REFLORESTAMENTO DE UMA ÁREA DE MATA CILIAR DO RIO TAPACURÁ, COMO INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Danielle Feijó de Moura - Licenciatura em Ciências Biológicas UFPE – CAV
Cleciana Maristela de Souza - Licenciatura em Ciências Biológicas UFPE – CAV
Cícero Jorge Verçosa - Licenciatura em Ciências Biológicas UFPE – CAV
Talita Giselly dos Santos Souza - Licenciatura em Ciências Biológicas UFPE – CAV
Ricardo Ferreira das Neves - Professor / Orientador do Núcleo de Ciências Biológicas. UFPE - CAV
INTRODUÇÃO:
Matas ciliares são formações associadas a um curso d’água com composição florística e estrutura variáveis. Essas desempenham um importante papel ecológico na qualidade da água, o que permite melhor regularização dos recursos hídricos, estabilidade aos solos marginais e promovem desenvolvimento, sustentação e proteção da fauna ribeirinha e dos organismos aquáticos. Também, atuam na diminuição e na filtragem do escoamento superficial impedindo ou dificultando o carregamento de sedimentos para o sistema aquático, e isso contribui para a manutenção da qualidade das águas nas bacias hidrográficas e consequentimento no equilibrio dos ecossistemas. Nesse contexto, as matas ciliares representam um grupo de espécies que sofrem grande ação antrópica, pois muitas cidades foram formadas às margens dos rios, que pelas mudanças depredacivas sofrem com constantes inundações, poluíção, doenças e modificação da paisagem, trazendo efeitos negativos ao ambiente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente trabalho foi estimular alunos e comunidade na prática de reflorestamento, através da Educação Ambiental.
MÉTODOS:
Para tanto, o processo metodológico constou da ministração de aulas em uma Escola Pública Estadual na cidade de Vitória de Santo Antão-PE. E, utizou-se de materiais audío-visuais e realização de palestras relacionadas com o tema, que enfocou a importância da recuperação e da conservação das matas ciliares para o Meio Ambiente. Também, realizou-se prática de reflorestamento, em que os alunos foram direcionados às margens do Rio Tapacurá, localizado entre o bairro de Redenção e Matadouro, na mesma cidade, sendo para esta atividade utizadas mudas de plantas árboreas sedidas pela Secretaria de Meio Ambiente do próprio munincípio.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados observados apontavam para um interesse e a atenção ao ambiente pelos envolvidos. Outrora, o desertar da consciência ecológica foi estimulado por intermédio das atividades lúdicas e práticas de Educação Ambiental, permitindo reflexão sobre as ações praticadas a natureza. Desta forma, a Educação Ambiental surge nesse contexto para tentar minimizar os danos ambientais presente no contidiano da população, melhorando sua qualidade de vida e do ecossistema.
CONCLUSÕES:
Com o desenvolvimento do presente trabalho efetivou-se o estímulo aos alunos e as comunidades a prática do reflorestamento, através da Educação Ambiental e mudanças de prática relacinadas ao lixo produzido e a responsabilidade sobre seu correto descarte.
Palavras-chave: Danos ambientais, Recuperação do ecossistema, Qualidade de vida..