65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 17. Ciência da Computação
Agendaí - Sistema de Gerenciamento de Tempo e Comunicação
Marcelo Barbosa Alcantara - Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba – FATEC CPB
Samuel Kojo Costa Fujimoto - Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba – FATEC CPB
Jadir Custodio Mendonça Junior - Prof. Mestre/Orientador - Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba – FATEC CPB
INTRODUÇÃO:
A dinâmica social atual traz consigo dias nos quais o tempo torna-se cada vez mais insuficiente ou mal utilizado para a realização de tarefas cotidianas. Basta nos depararmos com a falta de tempo hábil para atividades importantes, como por exemplo, ir ao cinema com a família, sair com os amigos, viajar ou degustar um doce feito pela vovó. Porém, o problema se dá em algumas situações, em geral são elas: compromissos esquecidos, falta de planejamento ou também ausência de comunicação podem ser motivos que nos mostram nosso cotidiano sendo atropelado pelo passar das horas no relógio. Enfim, em uma dinâmica social na qual o tempo é tão escasso como mudar este panorama geral? O Agendaí é um software criado com intuito de auxiliar o gerenciamento de tempo, permitindo que o usuário agende, planeje e também anote informações e tarefas, que possam ser utilizadas de forma útil, eficaz e é disponibilizada de forma mais próxima ao usuário. O histórico registrado pelo usuário também é utilizado para traçar um perfil do usuário e, por meio disso, o software pode auxiliar o usuário a gerenciar o seu tempo de maneira única.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo principal do projeto é desenvolver um software de gerenciamento de tempo e comunicação. Para atingir este objetivo deve ser realizado um levantamento acerca de temas pertinentes ao problema proposto. Desta maneira, torna-se possível definir os requisitos, além de modelar o software e sua estrutura relacional, de modo que atenda diversas necessidades do usuário num só aplicativo.
MÉTODOS:
Inicialmente foi elaborada a pesquisa sobre de ferramentas já utilizadas para resolver o problema proposto e seus atributos, bem como a escolha de ferramentas e recursos a serem utilizados para implantação do projeto. Posteriormente, realizou-se a análise e definição dos requisitos funcionais e não funcionais do software, primeiramente a estruturação do sistema, e em seguida a parte técnica, para que esta provesse suporte as necessidades. Desta forma, o layout do software foi definido de maneira que representasse uma ferramenta prática e simples, buscando sempre a melhor disposição dos elementos, a fim de facilitar a navegação e interação do usuário com o software.
Vale ressaltar que durante o desenvolvimento do software foram utilizados: o paradigma de orientação a objetos - uma metodologia que contempla e torna um sistema de fácil entendimento – a arquitetura MVC - um modelo de desenvolvimento de software orientado a objetos, que tem como objetivo separar a representação da informação em 3 camadas: Model (camada de negócio), View: (Visão, telas) e Controller (Controla as ações e fluxo de informações) – o NOSQL – um banco de dados que possui maior ênfase em grandes volumes de dados e provê melhor desempenho - e a linguagem de programação PHP.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O software Agendaí permite o usuário administrar o seu tempo e, incorporar o software ao seu cotidiano. O mesmo se apresenta como um gerenciador de tempo inteligente, que utiliza técnicas de controle de tempo que permite agendar (aulas, reuniões, fazer ligações, entretenimento, entre outros), planejar (metas, viagens, atividades) e anotar (ideias, planos, lembretes). Para facilitar o uso desses recursos, a definição de um layout intuitivo e dinâmico tornou-se uma das tarefas mais importantes, pois quanto mais acessível ao usuário mais ele o incorpora a ferramenta ao seu dia a dia. O processamento de dados pelas métricas utilizadas também representa outro aspecto muito importante, sendo elas: o banco de dados não relacional voltado a aplicação web com um grande volume de dados, a metodologia em camadas, e a linguagem de programação orientada a objeto que prioriza a reutilização do código, tornou o sistema ainda mais adequado e eficiente. Um gerenciador de tempo para auxílio nos compromissos diários, quando bem usado, pode se tornar uma ferramenta muito útil. Por mais verdadeira que seja essa informação, a dificuldade se encontra na sincronização do sistema com o usuário, para que esse possa usufruir da usabilidade, técnica e funcional, das ferramentas de controle de tempo.
CONCLUSÕES:
A tarefa de gerenciamento de tempo por parte das pessoas está longe de ser algo pertinente somente ao dia a dia, pois também é relacionada com o comportamento. Portanto, torna-se necessária uma reeducação para que as pessoas consigam melhorar o hábito de administrarem seu tempo, a fim de antecipar possíveis imprevistos e, principalmente, honrarem com seus compromissos assumidos. O software de gerenciamento de tempo e comunicação Agendaí vem ao encontro dessa necessidade e se caracteriza, portanto, como ferramenta que provê recursos para melhor aproveitamento de tempo e comunicação. O software também possibilitará, num futuro próximo, a análise de hábitos, estilo de vida, dessa forma será possível não só uma visão de sua trajetória, como também uma importante fonte de dados muitas vezes vitais, como por exemplo, a quantidade média de horas de sono, estudo ou de trabalho ao dia, hábitos alimentares (horário e tipo de comida), entre outros aspectos, além de permitir a interação com contatos de redes sociais já existentes, afinal, assim como o tempo, as pessoas também integram a dinâmica social na qual vivemos atualmente.
Palavras-chave: vida, controle, qualidade.