65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
O USO DE OFICINAS DE HIDROSTÁTICA COMO METODOLOGIA AUXILIAR NO ENSINO DE FÍSICA
Fiama Lailla Maia de Oliveira - Aluna da Licenciatura em Física – IFRN Câmpus Santa Cruz, Bolsista PIBID
Flaviane de Araújo Silva - Aluna da Licenciatura em Física – IFRN Câmpus Santa Cruz, Bolsista PIBID
Nadjakson Maciel do Nascimento Silva - Aluno da Licenciatura em Física – IFRN Câmpus Santa Cruz, Bolsista PIBID
Nicilene Iranir dos Santos - Aluna da Licenciatura em Física – IFRN Câmpus Santa Cruz, Bolsista PIBID
Wandeburg Monteskier Costa da Silva - Supervisor PIBID – Escola Estadual Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro
Maria Emília Barreto Bezerra - Coordenadora Adjunta do PIBID – IFRN Câmpus Santa Cruz
INTRODUÇÃO:
A Escola Estadual Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro, em Santa Cruz/RN, passa pelo problema da falta de professores com formação específica em Física para todas as turmas, isso fez com que os alunos do primeiro ano do Ensino Médio não tenham visto de forma compreensível o conteúdo de hidrostática. Tal fato despertou interesse nos bolsistas PIBID em promover uma revisão de forma interativa para um grupo de alunos que estão atualmente no segundo ano do Ensino Médio, com o objetivo de sanar as dúvidas existentes dos conteúdos relativos à hidrostática. Tendo em vista que, a hidrostática estuda as forças exercidas por e sobre os fluidos que estão em repouso, é muito importante que o aluno tenha esse conhecimento para entender que fluidos são substâncias sem forma própria; que pressão é a aplicação de uma força sobre uma determinada área e que densidade é a relação entre a massa e o volume de uma substância. Através de tais conhecimentos o aluno será capaz de entender porque os líquidos adquirem o formato dos recipientes que os contém, porque determinados objetos afundam na água e outros não e porque uma faca afiada corta melhor. Sendo assim, fica evidente a necessidade de passar para o aluno de forma compreensível o conteúdo citado anteriormente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Relata-se uma experiência realizada no âmbito das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que consista em revisar conteúdos referentes à hidrostática junto aos alunos da Escola Estadual Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro visando obter, por parte destes alunos, uma maior compreensão dos conceitos envolvidos e abordados durante a oficina realizada.
MÉTODOS:
Foi utilizado como metodologia o desenvolvimento de uma oficina com estes alunos. De acordo com Vieira (2002) na oficina surge um novo tipo de comunicação entre professores e alunos, pois é formada uma equipe de trabalho, na qual cada um contribui com sua experiência. O professor é dirigente, mas também aprendiz. Cabe a ele diagnosticar o que cada participante sabe para promover o ir além do imediato. A oficina de hidrostática aconteceu em três dias para não se tornar cansativa nem monótona para os alunos. No primeiro dia foi aplicado um questionário para avaliar o nível em que se encontravam os alunos o qual consistia de cinco questões envolvendo tópicos de hidrostática (pressão, densidade, fluido etc.). O segundo dia aconteceu no laboratório da escola tendo duração de três horas. Foi usada uma metodologia diferente da utilizada em sala de aula. Através do diálogo entre alunos e bolsistas houveram trocas de conhecimentos e experiências, o que deixou os alunos à vontade para expressarem suas opiniões, nesse momento surgiram perguntas não só sobre os conteúdos em questão, mas também sobre outros conteúdos da Física. No terceiro dia foi aplicado um questionário buscando avaliar o conhecimento do aluno no intuito de observar se as dúvidas foram realmente sanadas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados desta atividade podem ser avaliados mediante as seguintes perspectivas: a análise da participação e envolvimento dos alunos diante dos questionamentos e discussões com relação a cada tópico do conteúdo de hidrostática que foi trabalhado durante a oficina; e também, a análise dos questionários que foram aplicados antes e após a oficina. De acordo com Paviani e Fontana (2009), a oficina é uma forma de construir o conhecimento, com ênfase na ação, sem perder de vista, porém, a base teórica. Nesta perspectiva, observou-se que houve melhor compreensão e aprendizagem dos tópicos dos conteúdos de hidrostática abordados nesta atividade, como também o entendimento da contribuição e importância destes conhecimentos para o cotidiano de todos os alunos que participaram da oficina.
CONCLUSÕES:
Esta atividade contribuiu para uma maior aprendizagem dos tópicos do conteúdo de hidrostática, tais como:pressão, densidade, fluido,entre outros; e a socialização dos conhecimentos científicos nela abordados. Observou-se ainda, que promoveu ainda mais a familiarização dos alunos com os bolsistas PIBID de Física e com o laboratório de ciências da escola, uma vez que, antes da atuação dos bolsistas PIBID era pouco frequentado pelos alunos. A oficina também contribuiu para um maior interesse por parte dos alunos envolvidos em participarem de outras oficinas de ensino e de produção de experimentos de Física. Assim este tipo da atividade colabora de forma significativa para a formação científica dos alunos, além de aproximá-los de forma concreta e dinâmica do ensino de Física, fazendo despertar neles, um novo olhar em relação às ciências.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem, Formação Científica, Socialização.