65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
OS DESAFIOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO: UM ESTUDO DE CASO COM O SR. LEITURA.COM.
Emerson Gomes da Costa - Depto de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.
José Igor Rebouças de Oliveira - Depto de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.
Hudson do Vale de Oliveira - Professor do Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari.
Laizy Cabral Miranda - Depto de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.
Andrea Kaliany da Costa Lima - Depto de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.
INTRODUÇÃO:
Desde os primórdios da civilização, o homem desenvolveu técnicas que lhe permitiram viver em sociedade. Com o passar do tempo, surgiu à necessidade de buscar informações e o conhecimento adquirido fez com que os povos se diferenciassem. A internet é uma criação que se tornou realidade indispensável nos dias atuais e fez com que surgisse uma nova modalidade de comércio: o eletrônico, que pode ser definido como toda e qualquer permutação, troca, compra e venda de produtos ou valores realizados através de meio eletrônico. Inclui a exposição de bens e serviços on-line, bem como a colocação de pedidos, faturamento e ainda todo o processamento de pagamentos e transações (CAMPOS, 2006). Devido a sua capacidade cada vez maior de transmitir textos, gráficos, conversas, músicas, fotos, e etc., as empresas deverão voltar-se para a internet como mais um meio de captação de recursos e ampliação de negócios. O comércio eletrônico é uma modalidade de comércio que vem em ritmo crescente a cada ano. É um mercado que atrai cada vez mais empresas tradicionais, bem como possibilita o surgimento de novos e lucrativos negócios. Além disso, fez surgir novas formas de gerenciamento e relacionamento com fornecedores, concorrentes e, principalmente, clientes e consumidores.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se avaliar o perfil dos potenciais consumidores do Sr. Leitura.com, especializada na venda de livros virtualmente, na Feira do Livro em Mossoró-RN. Para isso, definiram-se três objetivos específicos: identificar o perfil dos leitores que frequentaram a feira; identificar a preferência destes quanto ao estilo de livro; e observar a aceitação destes quando da realização de compras on-line.
MÉTODOS:
A pesquisa pode ser classificada como quantiqualitativa e descritiva. Ela também apresenta caráter exploratório, pois o objetivo é “proporcionar maior familiaridade com o problema” (GIL, 1991). Além disso, pode ser classificada como um estudo de caso. A amostra foi de 143 respondentes, levando em consideração o preenchimento voluntário de um questionário (instrumento utilizado para a coleta dos dados) pelos visitantes da Feira. Posteriormente, os dados foram tabulados e analisados por meio de estatística descritiva.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observou-se que a participação na Feira do Livro foi bastante diversificada e atraiu público de diversas faixas etárias. Sobre este aspecto, verificou-se que 30,77% dos respondentes têm entre 20 e 40 anos. Com relação à escolaridade, 40,56% tem o ensino superior. Verificou-se que 72,73% dos respondentes afirmaram que se consideram leitores, sendo esta informação fundamental para a empresa. Complementando esta informação, dentre os respondentes que são leitores, 35,58% ressaltaram que lêem dois livros a cada trimestre. Quanto ao livro preferido, 51,53% optaram por livros de literatura. É importante para e empresa conhecer a preferência do seu consumidor para que seu estoque possua apenas itens com alta rotatividade. A fim de conhecer o hábito de compras do possível consumidor, questionou-se sobre a realização de compras pela internet. Assim, verificou-se que 67,83% dos respondentes nunca fizeram compras pela internet. Com essa informação, observa-se que apesar da popularização da internet, o grande número de sites para compras e toda sua facilidade e versatilidade, é bastante elevado o número de pessoas que nunca utilizaram esse mecanismo para fazer compras. Nesse sentido, Solomon (2002) relata que os consumidores ainda se sentem inseguros quando se trata de comércio eletrônico.
CONCLUSÕES:
O advento da internet, apesar de já ter algum tempo, ainda é passivo de aceitação, pelo menos quando se fala em comércio eletrônico. Apesar de toda a comodidade oferecida por essa opção, os consumidores ainda ficam inseguros em realizar compras. Assim, conclui-se que a empresa Sr. Leitura.com deve divulgar mais seu site e melhorar o seu marketing de forma a conscientizar os potenciais consumidores quanto a segurança do site e as facilidades de se realizar compras pela internet.
Palavras-chave: Comércio eletrônico., Internet., Estratégia..