65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
AMOSTRAS EXPERIMENTAIS E O ENSINO DE FÍSICA
Diêgo Brilhante da Silva - Aluno da Licenciatura em Física – IFRN Câmpus Santa Cruz, Bolsista PIBID
Jeane Galdino Faustino - Aluna da Licenciatura em Física – IFRN Câmpus Santa Cruz, Bolsista PIBID
João Marcos da Silva Lima - Aluno da Licenciatura em Física – IFRN Câmpus Santa Cruz, Bolsista PIBID
Paulo Medeiros de Lima - Aluno da Licenciatura em Física – IFRN Câmpus Santa Cruz, Bolsista PIBID
Maria Sânzia do Nascimento Almeida - Supervisora PIBID - Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza
Maria Emília Barreto Bezerra. - Coordenadora Adjunta do PIBID – IFRNCâmpus Santa Cruz
INTRODUÇÃO:
A I Amostra Experimental de Física realizada na Escola Estadual Professora Maria Arioenede Souza, em Campo Redondo/RN, junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e aos alunos da Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Câmpus Santa Cruz, buscou promover a educação científica nesta comunidade escolar. A participação em Feiras de Ciências para Moraes (1986) é “a culminação de um processo de estudo, investigação e produção que tem por objetivo a educação científica dos estudantes”. Neste contexto, elas são práticas de ensino que vem a complementar o processo de aprendizagem do conhecimento científico que, por vezes, é tido por muitos alunos como algo complexo e enfadonho. Esta visão fundamenta-se na principal posição metodológica ainda assumida pelos docentes em sala, resumida a leitura e resolução de exercícios propostos no livro didático com o auxílio de uma lousa. Silva e Benevent (2012) destacam que muitos professores são produtos de uma formação que trabalha na direção de um conhecimento descontextualizado tanto histórica como socialmente. Neste sentido, diferentes práticas de ensino,desenvolvem no aluno o raciocínio crítico, científico e sociocultural levando-o a aprendizagem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetiva-se relatar a organização e a realização de uma Amostra de Física. Esta se baseou nos seguintes objetivos: promover a familiarização dos alunos e da comunidade escolar com o laboratório de ciências; socializar e divulgar o conhecimento científico; incentivar o uso da experimentação em aula, propondo, também, a construção de experimentos com materiais recicláveis e de baixo custo.
MÉTODOS:
A I Amostra Experimental de Física da Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza ocorreu na tarde do dia 30 de Novembro de 2012, em conjunto com a 7ª Feira do Empreendedor do Projeto Despertar. O evento teve início às 15 horas e se estendeu até às 18 horas. As apresentações ocorreram em uma sala própria que contou com a organização dos alunos bolsistas do PIBID do IFRN Câmpus Santa Cruz do curso de Licenciatura em Física atuantes nas escolas: Virgilio Furtado (Lajes Pintada/RN), Francisco de Assis Dias Ribeiro (Santa Cruz/RN) e na própria escola Maria Arioene de Souza (Campo Redondo/RN). O tema escolhido “A Física aplicada em situações do cotidiano” foi abordado relacionando a base teórica supostamente já apreendida em aulas, pelos alunos ouvintes, com a prática experimental e a relação da mesma com fatos decorrentes do seu cotidiano. A amostra foi composta de experimentos do laboratório de ciências do IFRN e da escola, como também experimentos confeccionados pelos próprios bolsistas com material de baixo custo e/ou recicláveis. As apresentações contaram com a presença dos alunos da referida escola, toda comunidade escolar em geral, contando com uma ampla divulgação da rádio local e em blogs na internet.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados desta atividade podem ser avaliados diante das seguintes perspectivas: a análise comportamental dos alunos diante dos experimentos apresentados, conforme se faziam presentes questionando o funcionamento e a relação de cada experimento com coisas de seu dia- a- dia, assim construindo o conhecimento; e o envolvimento e interação da comunidade em geral com os experimentos, demonstrando o interesse dos visitantes tanto nas teorias quanto nas práticas apresentadas. Farias (2006) acredita que as Feiras de Ciências podem contribuir para a socialização e troca de experiências de ensino-aprendizagem-conhecimentos com a comunidade, possibilitando uma ampliação da visão de mundo dos participantes, expositores e visitantes da Feira, permitindo a divulgação dos resultados das pesquisas, troca de experiências entre os pares, como forma de validação do conhecimento. De modo geral, e baseado nestas perspectivas, observou-se, junto aos alunos e a comunidade escolar em geral, uma maior aprendizagem dos conteúdos físicos abordados nesta atividade, como também o entendimento da contribuição e importância destes conhecimentos no cotidiano de todos.
CONCLUSÕES:
O desenvolvimento desta atividade contribuiu para uma maior aprendizagem e socialização dos conhecimentos científicos nela abordados. De forma análoga, promoveu a familiarização dos alunos e da comunidade escolar com os materiais existentes nos laboratórios de ciências, antes pouco ou não acessíveis. Influenciou, positivamente, à utilização da experimentação em aulas nas propostas didáticas pedagógicas dos discentes da referida escola e demonstrou a importância dos conhecimentos físicos no cotidiano da sociedade. Por fim, acredita-se que atividades como esta colaboram de forma significativa para a formação científica e sociocultural dos discentes, além de trazer ao ensino de Física um olhar mais humanizado aproximando o conhecimento científico de uma realidade palpável.
Palavras-chave: Diferentes Práticas de Ensino, Divulgação, Formação Científica.