65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 16. Orientação e Aconselhamento
PROTAGONISMO JUVENIL: O ADOLESCENTE COMO AGENTE SOCIAL
Elisângela Silva Leite - Universidade Federal de Alagoas - UFAL
José Santana Alves - Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Karina Bonfim Mendes - Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Samara Ubiratânia de Goes Macedo - Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Sarah de Oliveira Lollato - Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Veruska Fernanda de Almeida Ferreira - Universidade Federal de Alagoas - UFAL
INTRODUÇÃO:
A adolescência, período de vida que tem sua exteriorização a partir do processo cultural-social no qual se desenvolve, muitas vezes considerada “anormal” pelos membros da família e pela sociedade, na verdade é uma evolução normal pela qual todos os indivíduos passam (Aberastury, 1984). Momento fundamental de participação da família para a orientação sexual dos filhos. Segundo Souza (2006), há uma dificuldade na comunicação entre pais e filhos, de forma construtiva, sobre sexualidade, pois os adolescentes sentem medo de sofrer represálias. Os pais e educadores têm um papel fundamental no desenvolvimento do adolescente e devem buscar uma relação de confiança, para que os jovens tenham liberdade para discutir a importância da sexualidade. Sexualidade humana é um tema transversal (PCN’s, 1996) e não deve se restringir apenas a questões anatômicas, sendo papel da escola propiciar o desenvolvimento de aspectos psicológicos e princípios éticos. Uma possibilidade de se ampliar a visão dos adolescentes sobre a sexualidade seria através do Protagonismo juvenil, processo através do qual, um grupo de adolescentes faz discussões mais aprofundadas sobre a questão, sob a coordenação de um educador e, posteriormente, socializam essas reflexões a seus pares (Costa, 2001).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Proporcionar a participação efetiva de um grupo de adolescentes da rede pública de ensino de Arapiraca em projetos de intervenção social junto a seus pares, visando à formação autônoma e crítica dos indivíduos, proporcionando o debate e a reflexão crítica sobre os temas de interesse e relevância social para o grupo de adolescentes e desenvolver habilidades para comunicar e trocar experiências.
MÉTODOS:
O projeto foi desenvolvido por licenciandos da Universidade Federal de Alagoas em uma escola pública da cidade de Arapiraca (AL), sendo os sujeitos um grupo de alunos de 9º ano do ensino fundamental. Utilizou-se a pesquisa ação: processo investigativo, concomitante a um plano de ação, previamente estabelecido, que também vai se delineando a partir da interação entre os sujeitos envolvidos. Foram desenvolvidos os seguintes passos: sondagem das escolas; autorização da direção; apresentação da proposta para os alunos; levantamento de alunos interessados; formação do grupo e levantamento de temas de interesse dos adolescentes para serem estudados com profundidade, sendo a sexualidade o tema de maior interesse. Em seguida foi realizado um estudo bibliográfico, pelos licenciandos e orientadora, para a preparação de futuros debates com o grupo. A partir de um questionário foi avaliado o grau de conhecimento dos protagonistas juvenis sobre o tema. Logo após foram realizadas ações como debates e dinâmicas, culminando em oficinas como multiplicadores, para os demais alunos da escola, de conhecimentos e valores acerca dos temas estudados. A avaliação foi feita decorrer de todo o processo, através da análise de questionários e observações das atividades realizadas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Constatamos que os adolescentes adquiriram conhecimento aprofundado e crítico sobre sexualidade. O jovem não tem a liberdade para um diálogo aberto com os pais e professores e tiram as dúvidas entre si, havendo muitos equívocos em relação à sexualidade. No início do projeto, os adolescentes traziam dúvidas, curiosidades e questionamentos, em alguns casos, tinham vergonha de conversar sobre o assunto. Houve um processo de esclarecimento das questões trazidas para que fosse possível a socialização das informações necessárias para um melhor entendimento sobre questões tão importantes nesta fase de desenvolvimento. Desse modo, além de ter conhecimento sobre sexualidade, os protagonistas juvenis puderam ser multiplicadores do conhecimento, com descontração, aprofundando reflexões sobre: doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, comportamentos preventivos, entre outros. Na experiência de socialização dos conhecimentos e reflexões, percebe-se que a linguagem dos protagonistas para com seus pares, favoreceu a exposição e debates sobre o assunto, com isso os adolescentes não tiveram receio nem restrições para expressar suas dúvidas, possibilitando, assim, um melhor resultado.
CONCLUSÕES:
Diante dos resultados, conclui-se que o processo realizado com os protagonistas juvenis traz a oportunidade de os adolescentes lidarem com o tema sexualidade de maneira aberta e aprofundada, sanando dúvidas e questionamentos. Embora os adolescentes tenham conhecimento sobre métodos contraceptivos, não têm liberdade para conversar nos ambiente familiar e escolar, destacando-se a existência de um tabu, que ha séculos permeia nossa sociedade. Os protagonistas juvenis mostraram-se preparados para socializar os conhecimento e reflexões obtidos através das oficinas e dinâmicas com os licenciandos, debatendo o tema e relacionando-o a valores e ao desenvolvimento psicológico saudável nessa fase tão significativa na vida dos indivíduos. De acordo com o objetivo proposto, a concepção de Protagonismo Juvenil coloca o jovem numa condição ativa, consciente e crítica, o que favorece transformações individuais e sociais, pois o adolescente, que está constituindo sua identidade com valores como altruísmo e cooperação, provavelmente será um ator importante para sua comunidade e para a sociedade, de modo geral. Destaca-se a necessidade de projetos de orientação sexual dessa natureza para a aquisição de uma maturidade psicológica necessária para uma vida sexual saudável.
Palavras-chave: Sexualidade, Adolescência, Protagonismo juvenil.