65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 2. Linguística Histórica
Débora Feijó, A Cartilha de Adultos e a Penetração da Escrita entre a “Classe Pobre” do Recife no Início do Século XX.
Isabel Pauline Lima de Brito - IFPE - Campus Recife
Douglas da Silva Tavares - Prof. Me./Orientador - IFPE - Campus Recife
INTRODUÇÃO:
Seguindo a proposta de Burke e Porter (1994) e Burke (2009), o presente trabalho é resultado de uma pesquisa no campo da História Social das Línguas no qual foi abordada a relação da escrita com o fenômeno da “Gestão Linguística”, segundo Calvet (2007), ou “Intervenção Linguística”, de acordo com Pessoa (2012), no Recife das quatro primeiras décadas do século XX. Tal relação é estudada a partir da análise da “Cartilha de Adultos” de Autoria da então “Inspetora Escolar”, a Professora Débora Feijó, cartilha esta publicada em 1932 e aplicada a estudantes adultos e analfabetos daquela época. Neste estudo, são analisadas formas pelas quais a penetração da escrita se dava entre as chamadas “Classes Pobres” da cidade recifense no início do século XX. Ainda, temos uma reflexão sobre o Recife e seu contexto social e histórico a partir de trabalhos de Souza Barros (1985) e Moura (1991). Assim, esta pesquisa, um dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos em História Social do Português de Pernambuco – IFPE Campus Recife, apresenta-se como mais uma contribuição nos estudos históricos sobre as diferentes formas de como a penetração da escrita se dava em nossa sociedade, quais os agentes históricos envolvidos em tal processo e em que bases sociais tal penetração era levada a efeito.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente trabalho foi buscar reconstruir um capítulo da história social da escrita e sua penetração entre as chamadas “Classes Pobres” na cidade do Recife das quatro primeiras décadas do século XX.
MÉTODOS:
Durante nossa pesquisa, realizamos visitas a centros de documentação como FUNDAJ, Biblioteca Pública Estadual e Arquivo Público Estadual. Em nosso trabalho, adotamos os seguintes passos: a) operamos uma pesquisa em jornais, tanto os maiores (Jornal Pequeno, Jornal do Recife, A Província e Diário de Pernambuco), como publicações menores (Correio Doutrinal, a Associação, entre outros); b) formamos um banco de dados a partir da seleção e digitalização de textos dos impressos anteriormente citados; c) observamos, em diferentes publicações, referências à Cartilha de Adultos da Professora Débora Feijó e decidimos encontrar tal publicação; d) encontramos a referida Cartilha no acervo da Biblioteca Pública Estadual, onde operamos a sua consequente digitalização; e) associamos o estudo do contexto sócio-histórico da cidade do Recife no início do século XX, partindo de trabalhos de Souza Barros (1985) e Moura (1991) aos estudos de base linguística cujos referenciais teóricos foram Calvet (2007) e Pessoa (2012) para uma análise dos documentos históricos por nós selecionados; e f) levantamento de conclusões sobre o fenômeno da penetração da escrita entre as populações pobres do recife do século XX através de uma política de intervenção ou gestão linguística.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em pesquisa, constatamos, de acordo com Souza Barros (1985), que houve um enorme fluxo migratório para o Recife em consequência de transformações econômicas ocorridas em regiões açucareiras. Estas populações para aqui se direcionaram com a esperança de encontrar meios de subsistência em uma cidade onde se acreditava havia um forte processo de modernização e crescimento para a época. Contudo, estas pessoas eram em sua maioria analfabetas. Foi em um contexto como esse que surgiram diversas atitudes de grupos e entidades, tanto governamentais quanto particulares ou eclesiásticos, visando instruir e, principalmente, alfabetizar estas populações. Este processo de alfabetização é um dos que Pessoa (2012) chama de Intervenção linguística e Calvet (2007) de gestão linguística. Destas ações de gestão linguística, temos o surgimento da Cartilha de Adultos da Professora Feijó, um grande avanço para a época ao trazer para o público adulto um vocabulário e uma temática próprios da realidade social destes e não mais cartilhas que falavam de temáticas infantis e deslocadas. Na referida cartilha encontramos coisas como “Joana é mãe de Luiz. Joana é lavadeira”. Esta abordagem nova para a época facilitou a penetração da escrita entre os adultos da “classe pobre” do Recife no início do século XX.
CONCLUSÕES:
A grande leva de migrantes que chegaram ao Recife no início do século XX era, em sua maioria, de analfabetos e não preparados para as funções do então processo de modernização em nossa sociedade. Neste cenário é que surge a Cartilha de Adultos da Professora Feijó que tem como inovação trazer para o público adulto um vocabulário e uma temática próprios da realidade social destes e não mais cartilhas que falavam de temáticas infantis. Em suas páginas, fica bem claro o processo utilizado pela professora Feijó para alfabetizar, para levar a escrita às “classes pobres” do Recife no início do século XX, o qual consistia em aproveitar a realidade do educando neste processo. Assim, a Cartilha de Adultos constitui-se em um importante documento histórico de como se deu a penetração da escrita entre populações pobres do Recife de então, mostrando que houve uma abordagem mais democrática e socialmente comprometida com o educando, construindo o conhecimento linguístico a partir do conhecimento de mundo e da realidade das pessoas a serem alfabetizadas. Uma experiência fruto de uma gestão linguística in Vitro que se mostrou bem planejada. Embora não tenha sido continuada na primeira metade do século XX, tal cartilha e método foi adaptado, mais tarde, com o conhecido Método Paulo Freire.
Palavras-chave: Escrita, Gestão Linguística, História Social das Línguas.