65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO ESCOLAR DE ENSINO MÉDIO EM SANTA CRUZ – RN
Valeska Alves Evangelista - Aluna do Ensino Médio Técnico Integrado em Informática – IFRN Câmpus Santa Cruz
Daniel Silva de Morais - Aluno do Ensino Médio Técnico Integrado em Informática – IFRN Câmpus Santa Cruz
Carolina Corado - Profa. MSc./Orientadora - Grupo de Pesquisa NUPEDS – IFRN Câmpus Santa Cruz
INTRODUÇÃO:
A Saúde e a Qualidade de Vida são termos que estão estritamente relacionados ao nosso cotidiano. A Qualidade de Vida, além de diferir de indivíduo para indivíduo, está sujeita a variações ao longo da vida. A preocupação com o conceito de qualidade de vida, no que se refere a um movimento dentro das Ciências Biológicas e Humanas, surge no intuito de valorizar parâmetros mais amplos que o controle de sintomas, diminuição da mortalidade ou o aumento da expectativa de vida. Os muitos fatores determinantes para a qualidade de vida das pessoas podem incluir: estado de saúde, longevidade, satisfação no local de trabalho, lazer, relações familiares e espiritualidade. A maioria dos estudos sobre qualidade de vida está voltada para ambientes de trabalho profissional, ambientes hospitalares e para a comunidade de idosos. Assim, os estudos que relacionam qualidade de vida e o ambiente escolar são muito escassos no Rio Grande do Norte. Portanto, existe pouco conhecimento sobre as condições de vida dos alunos na escola. Diante disso, esse estudo propõe a aplicação de metodologias já estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a fim de se montar um panorama sobre a Qualidade de Vida dos alunos do Ensino Médio da cidade de Santa Cruz.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo objetiva verificar a Qualidade de vida dos alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino da cidade de Santa Cruz. A fim de Proporcionar o enriquecimento de informações sobre a Qualidade de Vida dos alunos do Ensino Médio no Rio Grande do Norte.
MÉTODOS:
Inicialmente, os questionários foram aplicados nas turmas de primeira, segunda e terceira séries do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Francisco Dias Ribeiro, sendo cinquenta alunos de cada série, totalizando em cento e cinquenta discentes, com faixa etária entre 13 e 18 anos. Foi feito um levantamento dos aspectos significantes da qualidade de vida através do questionário WHOQOL – Abreviado. Esse questionário foi desenvolvido pelo grupo de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde e consta de vinte e seis questões, sendo duas questões gerais e as demais vinte e quatro abordam os domínios da qualidade de vida: físicos, psicológicos, meio ambiente e relações sociais. Para cada aspecto da qualidade de vida expresso no questionário, o sujeito pode apresentar sua resposta por meio de escores que variam de 1 a 5, sendo a condição pior no escore 1 e a melhor no escore 5. Os resultados dos domínios apresentam valores entre zero e cem, sendo piores os mais próximos de zero e melhores, os mais próximos de cem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a aplicação dos questionários verificou-se que os alunos apresentaram escore médio de 76,69% na avaliação de sua qualidade de vida, tendo sido considerada pela maioria (61,74%) como “boa”, sendo considerado um dado regular. O domínio relações sociais (satisfação com as relações pessoais, vida sexual e apoio de familiares e amigos) obteve o maior escore (73,70%) apresentando-se como aspecto positivo da qualidade de vida, uma vez que esses fatores atribuem sentido a vida e condicionam proteção contra os efeitos da carga mental e do estresse. Todavia, o domínio relativo ao ambiente que engloba os aspectos relacionados ao lazer, dinheiro, serviços de saúde e meio de transporte, mostrou-se o mais prejudicado, com um escore de 56,95% que é considerado um dado inquietante, já que o cotidiano nas instituições de ensino interfere na qualidade de vida dos estudantes. Fatores relacionados às precárias condições socioeconômicas podem acarretar numa evasão escolar, que atualmente vem afetando principalmente as escolas públicas. O maior índice de evasão escolar está relacionado às necessidades dos jovens trabalharem para ajudar a família e também para seu próprio sustento, fazendo com que aumente cada vez mais o número de adolescentes deixando as salas de aula.
CONCLUSÕES:
Por se tratar de um estudo inédito, no que se diz respeito à aplicação do questionário proposto pela Organização Mundial de Saúde, o WHOQOL – Abreviado, em alunos do Ensino Médio no Rio Grande do Norte, bem como na região da Borborema Potiguar, foi traçado o panorama do estado geral da qualidade de vida dos alunos do Ensino Médio da rede Estadual da cidade de Santa Cruz. Contudo, há a necessidade de ampliar o número de entrevistados, pois a partir dos dados gerados pelo presente estudo foi possível cogitarmos em ações com o intuito de gerar direcionamentos para a promoção da qualidade de vida dos discentes. Deste modo, esperamos contribuir também para despertar o interesse de outros a fim de que desenvolvam projetos com a finalidade de melhorar o estilo de vida dos alunos e com isso aumentar o desempenho escolar dos mesmos, já que a Educação, como ciência, representa as possibilidades de superação das barreiras que permeiam o processo de busca dos saberes, em todos os campos do conhecimento.
Palavras-chave: Saúde, Ambiente escolar, Organização Mundial de Saúde.