65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
MATERIAL LÚDICO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA.
Érico June Neves Teixeira - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Maranhão – IFMA
Ysla Janine Paruá Martins - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Maranhão – IFMA
Manuela Conceição Machado da Silva - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Maranhão – IFMA
Rogério Resende de Oliveira - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Maranhão – IFMA
Ruan Carlos Corvel Carvalho - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Maranhão – IFMA
INTRODUÇÃO:
A Química é considerada por muitos alunos do Ensino Fundamental e principalmente Médio da rede pública, uma disciplina difícil de ser assimilada por causa do conteúdo extensivo e complexo, criou-se aí o “mito” entre os alunos de que ela é inacessível e restrita ao laboratório. Esse fato é um quadro preocupante já que a Química se encontra presente no dia a dia deste aluno. Tendo em vista esta dificuldade dos alunos, este projeto foi desenvolvido como um aliado ao professor no sistema de ensino e aprendizagem. Procedimentos de ensino alternativos são extremamente práticos e são necessários para instigar a imaginação do aluno, para que possa expressar suas ideias e desenvolver sua total capacidade, raciocínio e criatividade, então foi realizada assim a promoção de jogos lúdicos de baixo custo na área da Química como estratégia de ensino para construção de conceitos proporcionando uma metodologia inovadora, atraente, despertando o interesse do aluno para o conteúdo, evitando assim que aula fosse exaustiva e monótona.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Melhorar o desempenho dos alunos no estudo da química e nas avaliações da disciplina. Melhorar a percepção do aluno sobre a importância da química e sua presença no cotidiano. Introduzir a idéia de trabalho em grupo tornando aluno participativo. Utilização de material de baixo custo para exploração didática. Propiciar aos docentes uma forma alternativa de ensino e aprendizagem.
MÉTODOS:
Este projeto criado pelo PIBID de Química teve atuação no Complexo Educacional de Ensino Médio Edson Lobão do Estado do Maranhão CEGEL, nas turmas do 2º ano do ensino médio sob a supervisão da professora de química Ana Teresa, a metodologia aplicada com alunos foi o desenvolvimento de atividades lúdicas para construção de conhecimento a respeito da química, como os seguintes jogos descritos abaixo:
- Mr. Bingo, possibilitando os alunos à associação dos nomes aos componentes orgânicos e sua estrutura;
- Tabuleiro químico, aplicando conhecimentos prévios de química para “avançar as casas”;
- Baralho químico, descrevendo os elementos e suas propriedades;
-Dominó químico, ligando os elementos a sua representação escrita, as formulas a sua nomenclatura.
- A tabela de química, com os espaços vazios para montagem da tabela periódica, entre outros.
Foram usados também problemas envolvendo situações do cotidiano, trazendo a química para realidade do aluno.
Como meio avaliativo foi contado à presença dos alunos nas aulas de química pelo diário de classe escolar, criação de relatórios das atividades exercidas e as avaliações bimestrais realizadas pela professora das turmas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para trabalhar com jogos em todas as suas dimensões, tanto cognitivas, quanto afetivas, o professor deve traçar e definir os objetivos que se quer alcançar, para não ficar um momento solto e sem significado dentro da sala de aula. A relação entre educadores e alunos deve ser verdadeira e de troca de experiências e opiniões, favorecendo um clima harmônico para a socialização do conhecimento. Dessa forma haverá interação entre a educação escolar com a aquisição de conhecimentos, o que resultaria em processos de aprendizagem e desenvolvimento. Por isso no projeto aplicado obteve-se resultados significativos e muito positivos.
Observou-se maior interação entre professor/aluno, aluno/aluno;
A presença dos alunos aumentou consideravelmente nas aulas;
Maior disposição dos alunos em participar;
Maior desempenho dos alunos nos testes regulares da escola;
Interesse dos docentes em participar dos meios alternativos de ensino.
Os recursos utilizados para fabricação de material lúdico foram acessíveis por ser de custo baixo.
CONCLUSÕES:
A partir dos resultados obtidos, pode-se afirmar que a introdução de jogos e atividades lúdicas no cotidiano escolar é muito importante, devido à influência que os mesmos exercem frente aos alunos, pois quando eles estão envolvidos, emocionalmente, na ação, torna-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino e aprendizagem.
E através deste projeto os alunos puderam redescobrir a química, vivenciá-la, melhorar o desempenho em relação aos testes regulares da escola, contribuir e criar, inserir o conteúdo a respeito da química de forma pratica no dia a dia; socializar com outros alunos, participar das aulas com estímulo e interesse.
Palavras-chave: Ensino de química, jogos, aprendizagem.