65ª Reunião Anual da SBPC |
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica |
JOGO DIDÁTICO SOBRE PLANTAS DA CAATINGA: UM AUXÍLIO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA |
Ila Monize Sousa Sales - Depto.de Ciências Biológicas – UFPI Vanessa Ferreira de Sousa - Depto.de Ciências Biológicas, UFPI Gláucia Ruth de Sousa Rocha - Depto.de Ciências Biológicas, UFPI Bruno Gabriel Nunes Pralon - Prof. Dr./ Depto.de Ciências Biológicas – UFPI Andressa Costa Martins - Profa./ Unidade Escolar Landri Sales - UELS Leonardo Henrique Guedes de Morais Lima - Prof. Me./ Orientador – Depto.de Ciências Biológicas – UFPI |
INTRODUÇÃO: |
O ensino da Botânica, bem como uma grande parte dos conteúdos relacionados às disciplinas de Ciências e Biologia, pode ser marcado por diversos entraves e dentre os mais evidentes encontram-se o desinteresse dos alunos por esse conteúdo, a falta de desenvolvimento de atividades práticas e de material didático voltado para o aproveitamento desse estudo (Melo et al., 2012). O jogo, como estratégia didática, é uma importante ferramenta educacional que pode auxiliar o trabalho pedagógico em todos os níveis de ensino e nas diversas áreas do conhecimento, tanto como atividade em sala de aula, quanto extraclasse. Atividades envolvendo jogos facilitam, de forma divertida e prazerosa, o entendimento de conteúdos considerados de difícil aprendizagem (Miranda, 2001). O jogo de dominó foi proposto com intuito de que a aprendizagem sobre a botânica se torne mais prazerosa e interativa, além de proporcionar um maior conhecimento dos alunos sobre algumas plantas que constituem o bioma Caatinga e sua importância para nossa região. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
O trabalho teve por objetivos elaborar e confeccionar um jogo didático e avaliar a eficiência do mesmo no processo de aprendizagem de botânica. |
MÉTODOS: |
O jogo de dominó foi desenvolvido pelos bolsistas PIBID da área de biologia, todos discentes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí, campus Picos, e aplicado para os alunos do ensino médio da Unidade Escolar Landri Sales, localizada no município de Picos – PI. Antes do início do jogo, os alunos da escola assistiram a uma apresentação sobre as plantas da Caatinga. As plantas utilizadas no jogo foram: Algaroba (Prosopis juliflora), Jurema Preta (Mimosa tenuiflora), Xiquexique (Pilosocereus gounellei), Umbuzeiro (Spondias tuberosa) e Mandacaru (Cereus jamacaru). O jogo é constituído de 25 pedras, onde cada uma está dividida em duas partes iguais, uma contendo a imagem e a outra o nome científico de uma das plantas utilizadas. Vale destacar que cinco pedras possuem a imagem e nome referentes à mesma planta (uma para cada espécie abordada). Durante a realização do jogo, a associação entre as pedras não se dava entre imagens ou nomes científicos iguais, mas entre a imagem da planta e seu respectivo nome científico. Cada partida do jogo contava com a participação de cinco alunos, onde cada um inicialmente pegava cinco pedras ao acaso, e o vencedor era aquele que primeiro conseguisse parear todas as suas pedras. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
Ao final, os alunos foram indagados sobre o quanto o jogo ajudou no processo de aprendizagem. Todos os participantes declararam que o jogo é envolvente e facilitador do processo de aprendizagem de conteúdos da botânica, pois os estimularam a conhecer sobre o assunto. Também foi percebido um maior interesse dos discentes em conhecer mais sobre as plantas da caatinga. Segundo Campos et al. (2003), por aliar os aspectos lúdicos aos cognitivos, o jogo é uma importante estratégia para o ensino e a aprendizagem de conceitos abstratos e complexos, favorecendo a motivação interna, o raciocínio, a argumentação, a interação entre alunos e entre professores e alunos. |
CONCLUSÕES: |
Pode-se afirmar que o trabalho com a referida dinâmica possibilitou a finalidade para a qual havia sido proposta, ou seja, serviu tanto como material de apoio às aulas teóricas, quanto como instrumento motivador de participação dos alunos. Assim, a aplicação de jogos didáticos inseridos como facilitador no ensino da botânica é uma metodologia bastante eficaz para aprendizagem dos alunos. |
Palavras-chave: Atividade lúdica, Vegetação Caatinga, Auxílio educacional. |