65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 1. Clínica e Cirúrgia
ESTUDO DA VIABILIDADE QUÍMICA E CLÍNICA DE SOLUÇÃO NEUROLÍTICA ETANÓLICA PARA USO EM EQUINOS
Pierre Barnabé Escodro - Unidade de Ensino Viçosa - UFAL
Thiago Jhonatha Fernandes Silva - Unidade de Ensino Viçosa - UFAL
Arlan Carlos Pereira Nunes - Unidade de Ensino Viçosa - UFAL
Josealdo Tonholo - Instituto de Química e Biotecnologia - UFAL
INTRODUÇÃO:
Apesar de todo avanço científico e tecnológico, a dor, em suas variadas formas de manifestação, continua sendo um dos maiores problemas em todo o mundo, na espécie equina, a dor crônica, na maioria das vezes, é resultante de processos degenerativos nas extremidades dos membros.
Os bloqueios nervosos com neurolíticos são procedimentos muito utilizados para interromper a transmissão nervosa por tempo prolongado ou definitivamente, sendo indicados para dor crônica recorrente que não respondeu ao tratamento clínico conservativo.
Os alcoois e fenóis são os princípios mais utilizados, sendo que os primeiros apresentam maior duração e ação de maior intensidade, porém com ação inflamatória local e índice de neurites maiores, em relação aos fenóis, porém não existem estudos sistematizados, além de não dispor-se de formulação com estabilidade química, patente e teste de eficácia no mercado.
As claudicações são as principais causas de perda de dias de competições, em um mercado que movimenta 54 milhões de reais ao ano no segmento de medicamentos veterinários (ESTUDO COMPLEXO DO AGRONEGÓCIO CAVALO DO BRASIL,2006).
Assim tecnologia nacional produzida dentro da universidade com perspectivas em uma fatia de mercado considerável, sendo a inovação tecnológica o maior ganho.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Comprovação da eficácia clínica de patente depositada de solução/suspensão neurolítica etanólica, para uso veterinário, indicada para tratamento paliativo de doenças degenerativas crônicas em equinos.
MÉTODOS:
A metodologia do Projeto prevê quatro etapas, inicialmente avaliação de eficácia clínica em equinos (U.E.Viçosa) onde os animais que foram submetidos à infiltração da suspensão desenvolvida e avaliação da eficácia clínica ainda não retornaram à sensibilidade inicial com 180 dias após a infiltração. Desta forma os animais ainda continuaram a serem avaliados a cada 30 dias até retorno da sensibilidade, indicando o tempo de ação da suspensão neurolítica depositada, na segunda fase estão os testes clínicos em animais carroceiros e equinos com afecção degenerativa crônica, estes são de suma importância para validação da suspensão desenvolvida, bem como proporcionar bem estar animal a estes equídeos que são amplamente utilizados na realidade das capitais nordestinas para isto foram dosadas também níveis séricos de ALT,AST, CK, ureia e creatinina, na terceira fase a elaboração de artigos relacionados à preparação de solução/suspensão e teste de estabilidade Química (IQB-UFAL) finalizando na quarta etapa com a elaboração do manual para bloqueios articulares e perineurais em equinos e a avaliação da suspensão neurolítica injetável com a metodologia de avaliação da degradação em temperaturas de 4ºC, 20ºC, 30ºC e 40ºC.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A avaliação de eficácia clinica da solução neurolítica injetável em equinos que foram submetidos à infiltração da suspensão desenvolvida ainda não retornaram à sensibilidade inicial com 180 dias após a infiltração, sendo esta informação inovadora, demonstrando o potencial da suspensão, que continua a demonstrar positividade em seus resultados. Desta forma os animais ainda continuaram a serem avaliados a cada 30 dias até retorno da sensibilidade, indicando o tempo de ação da suspensão neurolítica depositada.
O estudo da degradação da mesma aos 180 dias traz resultados positivos e demonstra a confiabilidade de estabilidade da suspensão norteando assim estudos mais precisos sobre o momento de degradação a condições ideais traçadas no projeto.
A concentração da bupivacaína nas amostras de SNI foi mantida nas temperaturas de 20ºC e 30ºC sem degradação. Não houveram perdas de massa significativa (perda maior ou igual a 5%). O pH da SNI manteve-se dentro da faixa permitida para soluções injetáveis.
As avaliações bioquímicas, séricas hepática, muscular e renal demonstraram que não houve alteração significativa nos níveis séricos de ALT,AST, CK, ureia e creatinina em nenhum animal.
Todo estes resultados culminaram no deposito de patente junto aos órgãos competentes, registrado sob nºPI 1107291-1, estando evidenciado o potencial inovador desta solução.
CONCLUSÕES:
Assim é possível concluir que a solução neurolítica injetável, desenvolvida e patenteada junto aos órgãos competentes, se mostra eficaz clinicamente com potencialidades terapêuticas diversas, sem relato até o presente momento de efeitos colaterais significativos quando utilizado com o devido critério. Ainda o desenvolvimento de um novo fármaco traz ao país a vanguarda na produção desta classe medicamentosa demonstrando o caráter inovador da pesquisa.
Palavras-chave: Equinos, Neurólise química, Bem estar animal.