65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
PIBID/PEDAGOGIA: A INTERDISCIPLINARIDADE ATRAVÉS DO LÚDICO NO 1º ANO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR JAYME DE ALTAVILLA
Adriana cristina de sousa farias - Curso de Pedagogia - UNEAL
Weslane Alves dos Santos - Curso de Pedagogia - UNEAL
Cristina Maria de Oliveira Neto - Prof.Ma./Orientadora - Curso de Pedagogia - UNEAL
INTRODUÇÃO:
A experiência vivida durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, que tem se mostrado uma importante ferramenta de aperfeiçoamento para os futuros docentes, nos levou a entender a importância da inserção do lúdico de forma interdisciplinar no primeiro ano do Ensino Fundamental. Dessa vivência nasceu a necessidade de compreendermos o processo de construção do conhecimento da criança através da ludicidade e a inclusão da interdisciplinaridade nas várias disciplinas do currículo escolar, que por meio de jogos e brincadeiras, pode ser utilizada como agente mediador do processo de ensino-aprendizagem, auxiliando ainda no desenvolvimento da atenção e socialização entre os alunos. Segundo Wallon (2010, p.54-55) “Nas brincadeiras de aquisição, a criança fica completamente focada no que está fazendo, ou seja, toda a visão, audição e dedicação são voltadas para perceber e entender, o que está se passado no momento, [...].” Esse estudo, torna-se importante à medida que inclui o lúdico na sala de aula, pois acreditamos que a construção do conhecimento não pode estar limitada a julgamentos pré-definidos nem tampouco métodos tradicionais impostos como verdades absolutas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Os objetivos dessa pesquisa foram: analisar o uso dos jogos e brincadeiras nas várias disciplinas do currículo escolar, considerando a importância do lúdico para a aprendizagem do educando e, também, Investigar a contribuição das atividades interdisciplinares para a formação dos futuros docentes.
MÉTODOS:
A metodologia utilizada para sustentar esse estudo se deu através de uma pesquisa de cunho bibliográfica incluindo uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em uma turma do primeiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professor Jayme de Altavilla, na cidade de Arapiraca - AL, cujos participantes foram vinte e cinco alunos, seis bolsistas do Pibid e uma professora. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram questionário e observações participantes na própria sala de aula, que serviu como laboratório de aprendizagem onde foram feitas as observações acerca das experiências vivenciadas. A análise dos dados se efetivou a partir da pesquisa qualitativa e das reflexões realizadas em torno das práticas pedagógicas utilizadas pela professora na sala de aula, observada pelas bolsistas durante os dois encontros semanais das mesmas com o grupo de alunos do primeiro ano da escola que participa do Pibid do Curso de Pedagogia, que apresenta as necessidades formativas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Dessa forma buscamos descrever as experiências relacionadas ao tema desse estudo que aborda a interdisciplinaridade através do lúdico, considerando as nuances observadas na pesquisa acerca do ato de ensinar e aprender através do lúdico.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados apontaram que o uso dos jogos e brincadeiras nas várias disciplinas do currículo escolar, permite que o educador trabalhe de forma prazerosa e divertida, mediando a aprendizagem com métodos inovadores que despertam a curiosidade e facilitam o processo de ensino-aprendizagem. Percebemos o quanto é importante o resgate de jogos e brincadeiras e inseri-los no currículo não apenas em caráter recreativo, mas com intencionalidade como fonte de desenvolvimento e aprendizagem. Na atividade lúdica, o indivíduo realiza ações que o colocam em interação com as pessoas e coisas a sua volta (ZALUNCHI, 2005, p.85). Com relação a contribuição das atividades interdisciplinares para a formação dos futuros docentes, os participantes colocaram que as atividades quando são planejadas e trabalhadas na perspectiva da interdisciplinaridade contribui para que o educador esteja sempre em reflexão sobre a sua metodologia buscando inovar suas ações para o desenvolvimento do educando no âmbito pessoal, social ou cultural. Nesse aspecto Reis (2009), afirma que um sistema educativo eficiente será aquele capaz de dar educação de qualidade numa perspectiva interdisciplinar, mostrando que os conteúdos ensinados não são isolados, minimizando assim o engavetamento e a compartimentalização dos mesmos.
CONCLUSÕES:
Ao finalizarmos essa pesquisa os resultados obtidos indicam que os jogos e brincadeiras trabalhados de forma lúdica dentro de uma perspectiva interdisciplinar integram várias disciplinas que compõem o currículo escolar, desenvolvendo assim habilidades necessárias para o aprendizado do educando, tendo em vista que o ato de brincar é uma necessidade natural que realiza e desenvolve a criança. O trabalho a partir da ludicidade abre caminhos para que todos se engajem numa proposta interdisciplinar que oportuniza o regaste de cada potencial. A partir desse contexto cada um pode desencadear estratégias lúdicas para que seu trabalho seja dinamizado e consequentemente, mais fecundo, prazeroso e significativo. Averiguamos com esta pesquisa que professores e alunos já estão buscando diferentes formas de mediar o conhecimento, para isso se faz necessário que o educador repense sua prática pedagógica, pois um professor que não brinca e não joga dificilmente brincará ou jogará com seus alunos. Embora o termo lúdico tenha sido exaustivamente trabalhado entre docentes percebemos, ainda, a atual necessidade de interação dos mesmos com a ludicidade e a importância não só do brincar, mas como e quando brincar enfatizando o lúdico como facilitador da atitude interdisciplinar pedagógica.
Palavras-chave: Jogos, Brincadeiras, Ensino-aprendizagem.