65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DA CIDADE SÃO RAIMUNDO NONATO- PI BRASIL.
Luana Ribeiro dos Santos - Graduanda do curso de geografia da Universidade Estadual do Piauí- UESPI
Antônio José Castelo Branco Ribeiro - Prof. MS/ orientador- Universidade Estadual do Piauí-UESPI
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem por finalidade, mostrar como se deu o processo de urbanização na cidade de São Raimundo Nonato, que possui trinta e dois mil trezentos e vinte sete habitantes de acordo com o censo de 2010, sendo fundada no ano de 1912, cidade do interior do Brasil, que vem sofrendo de forma acentuada as transformações trazidas pelo processo de modernização dos espaços. Como sabemos o processo de urbanização é um fato mundial, e como tal, em São Raimundo Nonato não é diferente, no entanto, o ritmo como esse processo acontece é desigual, mas de modo geral se dá quando a população urbana excede a rural, e quando o comercio começa a ganha força e começa e a modificar os hábitos e valores dos habitantes locais, Carlos (2008, p 65) nos mostra isso que “o comercio começa a se impor e a organizar um espaço compatível com seus valores no modo de vida”. Com a modernização as pessoas tende a mudar seus hábitos, para se enquadrar nesse novo conjunto que pertence à cidade, ou seja, a sociedade passa a se adaptar a uma nova realidade, a da industrialização e da urbanização. Com isso torna-se necessário conhecermos a dinâmica da cidade em todos os seus aspectos para entender as mudanças ocorridas no espaço urbano da cidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Conhecer melhor a historia e a dinâmica da cidade, e verificar em quais momentos houve maior impulso no processo de urbanização, pois a urbanização não acontece da mesma forma ou intensidade ao longo da história, há período em que se percebe maior crescimento urbano, dependendo da dinâmica economia que rege a cidade.
MÉTODOS:
Para o desenvolvimento do trabalho foi necessário um levantamento bibliográfico sobre o processo de urbanização de um modo geral, assim como em trabalhos produzidos sobre o processo de urbanização local. Que nos possibilitaram uma compreensão melhor acerca do espaço urbano da cidade, o que tornou possível traçamos um perfil da mesma no contexto global. Também utilizou-se de fotografias da cidade em questão, onde comparamos as fotos atuais da cidade com as antigas. Por fim foi realizada uma pesquisa na câmera dos vereados da cidade de São Raimundo Nonato, onde buscamos projetos de lei aprovados desde ano de 2000 ate 2012 a fim de fazer uma leitura dos processos que estão diretamente ligados à infraestrutura urbana da cidade. Depois de reunidas todas as informações, montamos um panorama do espaço urbano desde o inicio da sua formação até os dias atuais, realizando assim um acompanhamento de como se deu o processo de urbanização desta cidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Constatamos que conhecendo melhor a nossa historia é mais fácil, compreender a dinâmica da cidade em vários aspectos, seja cultural, econômico, social, natural etc., enquanto o urbano é marcado pelas desigualdades sociais. Como a maioria das cidades do semiárido, São Raimundo teve suas terras primeiramente ocupadas por fazendeiros que as margens do rio Piauí criavam o gado de forma extensiva, e esta lógica vai perdurar por muito tempo. Com a descoberta do látex, a cidade passar pelo primeiro momento de transformação. Na década de 1970 a descoberta de vestígios de uma sociedade primitiva a cidade passa a ser palco de interesse de estudiosos, e varias medidas passam a influenciar diretamente no processo de produção do espaço urbano desta área. Através de fotos antigas e atuais da cidade fizemos uma comparação, percebemos as mudanças ocorridas na malha urbana, vale ressalta que a primeira avenida da cidade, foi e continua sendo o principal ponto de comercio, onde encontram-se: A caixa, o Banco do nordeste, do Brasil e varias lojas. Com a pesquisa realizada na Câmera dos vereadores, observou-se que entre os anos 2000 a 2012 houve um aumento de ruas e avenidas, principalmente em 2003, 2007, 2009 e 2011, tiveram maior impulso no processo de urbanização em relação aos outros anos.
CONCLUSÕES:
Diante dos dados analisado, podemos afirmar que o processo de urbanização da cidade de São Raimundo nonato, teve maior impulso na década de 1970 e depois dos anos 2000, juntamente com o processo de modernização que começou a acarretar mudanças no âmbito dessa pequena cidade, que atende cidades menores ainda, que antes vinham à cidade para vender seus produtos agrícolas, entretanto, atualmente esses produtos são trazidos de outras regiões, e hoje em dia essas pessoas vem à cidade à procura principalmente serviço bancário e para comprar, atraídos pelas diversas lojas no ponto central da cidade. As transformações ocorridas na cidade mostram que com o tempo os aspectos físicos, vão sendo construídas de acordo com os valores de cada período, com isso as construções são mais modernas, inspiradas nas grandes cidades que já esta em um processo de urbanização mais avançado. Antes a cidade possui apenas casas térreas e atualmente possui prédios de andares de pequeno porte, assim a cidade cresce tanto horizontalmente, quanto verticalmente.
Palavras-chave: Espaço urbano, Modernização, Hábitos.