65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
Diversidade de fungos amazônicos (basidiomycetes) com potencial para degradar chorume originário do aterro sanitário de Parintins/Am, região do Baixo Amazonas.
Ítalo Fernando da Costa Melo - Instituto Federal do Amazonas - IFAM – Campus Parintins.
João Bosco Batista Nogueira Júnior - Instituto Federal do Amazonas - IFAM – Campus Parintins.
João Paulo Fonseca Tavares - Instituto Federal do Amazonas - IFAM – Campus Parintins.
Evellen Brena da Silva Santos - Instituto Federal do Amazonas - IFAM – Campus Parintins.
Vera Lúcia da Silva Marinho - Prof. MSc./Orientador Instituto Federal do Amazonas - IFAM – Campus Parintins.
Israel Paes Romano - Prof. MSc.Co-orientador Instituto Federal do Amazonas - IFAM – Campus Parintins.
INTRODUÇÃO:
Os resíduos sólidos dispostos inadequadamente, sem qualquer forma de manejo e tratamento poluem o solo, alterando suas características físicas, química e biológica, além de ser um problema de ordem estética e, mais ainda, numa séria ameaça à saúde humana (IBGE, 2006). O chorume é constituído basicamente por água rica em sais, metais pesados e matéria orgânica. As concentrações desses constituintes no lixiviado variando de acordo com a composição dos próprios resíduos sólidos depositados e com as condições ambientes como a precipitação, umidade, o oxigênio disponível, a temperatura e o pH do meio (COSTA, 2002). Existem microrganismos capazes de degradar compostos xenobióticos é de grande interesse para a biorremediação, sendo os fungos de decomposição branca um dos grupos que tem obtido maior notoriedade em estudos relacionados a esta área (CHANDRA e RUSTGI, 1998). O sistema enzimático ligninolítico produzido por fungos basidiomicetos é produzida em resposta às condições de cultivo. É cada vez mais evidente o fato de basidiomicetos serem de alta eficácia na degradação de compostos recalcitrantes devido ao sistema enzimático produzido. Analisando-se o pressuposto e a consequente produção de lixiviado, necessita-se buscar alternativas para mitigar impactos causados ao meio ambiente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho visa encontrar três fungos amazônicos com potencial para degradação de chorume originário do aterro sanitário da Cidade de Parintins – AM, região do baixo amazonas. Avaliar a produção de biomassa no teste de degradação dos fungos basidiomicetos em estado de fermentação submersa. Avaliar a produção de biomassa nas diferentes concentrações.
MÉTODOS:
Coletou-se o chorume no centro do aterro controlado de Parintins, sendo armazenado em frasco de 1000 mL previamente esterilizado e em seguida autoclavado a 121º C. Após esse processo o chorume oxigenado durante 45 minutos. Realizaram-se coletas de carpóforos de fungos Basidiomicetos do Bosque do IFAM e da região Peri urbana do município de Parintins (AM). O material coletado em saco de papel foi levado para o laboratório do IFAM. As amostras dos fungos foram submetidas à assepsia. Cada fragmento fúngico já desinfetado foi inoculado no centro de cada placa de Petri, contendo meio de cultura BDA (batata, dextrose Agar), incubadas por um período de 5 dias. O processo de repicagem ocorreu no meio BDA para a obtenção de culturas puras e armazenadas em estufa BOD para os testes. A fermentação Submersa ocorreu em Erlenmeyer de 250 ml constituído de água destilada e as diferentes concentrações de chorume 0,5%, 3% e 5%, sendo inoculado um fragmento da cultura pura e armazenado por 30 dias. A biomassa determinada após a filtragem em papel filtro previamente pesado e posteriormente colocado em estufa elétrica ate secagem completa e a biomassa seca, estimada em porcentagem através da formulação: B(y) = [Pf-Pi) / Pi] x 100. O controle deu-se com em água destilada e um fragmento fungico.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Diante os testes realizado os fungos com melhores resultados foi o FBA-01 nas concentrações de chorume 0,5% com a produção de biomassa (12.03%) e na concentração de chorume 3% com (16.51%), seguindo do fungo FBA-04 onde nos testes com chorume 0,5% apresentou (11.81%) de biomassa, sendo os melhores percentuais onde Costa et al. (2004) inferiu que na presença de compostos tóxicos, como o chorume, os fungos desenvolvem novos mecanismos para acumular componentes intracelulares (polissacarídeos e lipídeos), que podem contribuir para aumentar a biomassa e evitar o efeito do poluente, em 3% foi de (14.75%) nessas duas concentrações o fungo FBI-02 produziu biomassa que variou nas concentrações 0,5% (4.00%) e 3% (13.59%). Nas concentrações de chorume 0,5% e 3%, os desempenhos de degradação podem ser observados também na concentração de 5%, onde os fungos continuaram nas mesmas proporções de biomassa, com o fungo FBA-04 em (11.20%), do FBI-02 (10.71%) e FBA-01 (10.02%). O controle com água destilada e o fragmento fungico, a produção de biomassa foram FBA-01 (15.91%), FBI-02 (10.69%) e FBA-04 (11.81%). Segundo Leonowicz et al. (2001) a enzima também pode interferir no crescimento celular de muitos fungos, e podem ser fontes de carbono ou induzir a síntese enzimática (GONG e TSAO, 1975).
CONCLUSÕES:
Diante o fungo selecionado no bosque do IFAM e encontrado no ambiente do município de Parintins, dois apresentaram melhores produções de biomassa e um potencial satisfatório na degradação de chorume nas concentrações testadas em meio liquido, sendo o fungo FBA-04 e FBA-01. Demonstrando os melhores resultados quanto ao crescimento micelial contendo chorume como única fonte de energia e substrato de crescimento, indicando o potencial enzimático na conversão usado por esses microorganismo diante a biorremediação do chorume do aterro sanitário que é um dos sérios problemas enfrentados no município de Parintins. Destacando os fungos FBA-04 e o fungo FBA-01 que conseguiram se desenvolver apresentando um crescimento micelial satisfatório e consequentemente o fungo FBI-02. Assim os fungos por sua capacidade natural de quebrar estruturas moleculares do tecido da madeira, podem ser aplicados em solos contaminados por chorume quebrando a estrutura molecular deles em moléculas menores e, consequentemente, diminuindo a contaminação do solo. Dessa forma a pesquisa diante esses microrganismos é a principal estratégia a ser utilizada em tratamento biológico para ambientes como os lixões a céu aberto que contaminam o solo e aterros controlados, ajudando o meio ambiente na sua recuperação.
Palavras-chave: Basidiomicetos, Chorume, Parintins.