65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DA FOLHA DA CUNHÃ ADUBADA COM DIFERENTES FONTES DE FÓSFORO
Rodrigo Oliveira Borges - Depto. De Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB.
Claudio Mistura - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Tecnologia e Ciências Sociais – UNEB
Timóteo Silva dos Santos Nunes - Depto. De Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB.
Bruno Augusto Almeida - Depto. De Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB.
Elisson Alves Santana - Depto. De Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB.
Rafael Mendes da Silva - Depto. De Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB.
INTRODUÇÃO:
O semiárido abrange 70% da área do Nordeste, mais o norte de Minas Gerais. A região é coberta por solos rasos de baixa fertilidade e caracterizada pela vegetação da Caatinga. Nessa região, geralmente, a produtividade das pastagens, bem como a produção animal é baixa, isso pode ser explicado devido à escassez e irregularidade de chuvas (pluviosidade 300 – 800 mm/ano que se concentra em dois ou quatro meses), e a predominância de solos bastante intemperizados, deficientes em fósforo disponível. O fósforo é de fundamental importância no crescimento e desenvolvimento dos vegetais e sua deficiência causa redução na produtividade e também na qualidade da forragem. Uma das alternativas para melhorar produção e qualidade da forragem na região semiárida é a introdução de leguminosas forrageiras adaptadas às condições edafoclimaticas, dentre estas espécies a cunhã (Clitoria ternatea L.) apresenta elevado valor nutritivo, adaptada aos solos de baixa fertilidade, indicada para feno e consórcio com outras espécies forrageiras, além de ser tolerante à seca, podendo, assim, se desenvolver em localidades onde o regime pluvial é de apenas 380 mm/ano.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse trabalho foi avaliar diferentes fontes de fósforo sobre as características estruturais da folha da cunhã nas condições do semiárido Nordestino.
MÉTODOS:
O experimento foi realizado em casa de vegetação em pleno sol em Juazeiro-BA, no período de novembro de 2011 a fevereiro de 2012. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, com seis tratamentos, contendo diferentes fontes de fósforo, que consistiram em uma testemunha, e as fontes de fósforo Yoorin, Gafsa, Argelia, Fosbahia e o Super Fosfato Triplo nas doses de, respectivamente, zero; 0,46; 0,58; 0,84; 1,30 e 0,20 g/dm3, equivalente a 150 kg/ha de P2O5, e quatro repetições.
O solo foi peneirado a quatro milímetros para posteriormente encher os vasos com 11 kg de solo, foi feito a correção com aplicação de 40 Kg/ha de K2O. As plântulas foram transplantadas aos 20 dias após a semeadura, sendo três plantas/vaso. Realizou-se a colheita aos 65 dias após o transplante, avaliando os seguintes parâmetros da folha: Número total de folhas expandida (Tt Flh.Expd); Número total de folhas em expansão (Nº Tt Flh.Exps); Comprimento (Compt-Flh) e largura (Larg-Flh) da folha e Comprimento (Compt-Fol) e largura (Larg-Fol) do folíolo. Os dados foram analisados por meio de análise de variância e, quando significativos (P<0,05), aplicou-se o teste de regressão polinomiais, através do programa “software Winstat”.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Não foram encontrados resultados significativos (P>0,05) para as variáveis analisadas, na presente pesquisa. Para as variáveis número total de folhas expandidas (Tt Flh.Expd) e número total de folhas em expansão (Nº Tt Flh.Exps) foram obtidas medias de 37,58 e 21,16, respectivamente. Já para as variáveis comprimento (Compt-Flh) e largura (Larg-Flh) da folha; e comprimento (Compt-Fol) e largura (Larg-Fol) do folíolo, foram encontrados medias de 9,96; 7,43; 3,54 e 1,98 cm, respectivamente. Ao analisar, em termos relativos, os valores originais do tratamento utilizando Termofosfato de Yoorin como fonte, em relação à testemunha e ao tratamento com o Superfosfato Simples, obtive-se incrementos equivalentes a 33,32 e 24,69%, respectivamente, para a variável Tt Flh.Expd e valores de 20,98 e 15,78% para a variável Tt Flh.Exps, evidenciando que o termofosfato pode possuir eficiência superior ao da fonte solúvel em água (superfosfato triplo), para as variáveis supracitadas, no presente trabalho.
CONCLUSÕES:
Nas condições da presente pesquisa as diferentes fontes fosfatadas não influenciaram nos parâmetros estruturais da folha da cunhã.
Palavras-chave: alfafa tropical, leguminosa forrageira, semiárido.