65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL, DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICIPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR- MA, COM RELAÇÃO AO ÓLEO DE COZINHA USADO.
Divane da Costa Silva - Depto. De Oceanografia e Limnologia – UFMA
Edianez dos Santos Mendes - Depto. De Oceanografia e Limnologia – UFMA
D’járea da Costa da Silva - Depto. De Química e Biologia - UEMA
Dogivan Costa - Depto. de Materiais e Metalurgia - IFMA
Abraão Martins Terceiro - Mestrando Gerenciamento Costeiro - FURG
Mamede Chaves e Silva - Prof. Esp./ Orientador – Depto. De Química e Biologia- UEMA
INTRODUÇÃO:
Para trabalhar a melhoria do meio ambiente é fundamental que o corra mudanças de comportamento, de condutas e valores. Para isso, é preciso conhecer como o homem se relaciona com o meio e, é através da percepção, ou seja, dos sentidos, que ocorre a apreensão da realidade e consequentemente a sua interação com o meio ambiente.
Hoje, ao jogarmos apenas 1 litro de óleo usado na pia, contaminamos até um milhão de litros de água, este volume equivale ao que um ser humano utiliza em quatorze anos de sua vida.
O presente trabalho tem a finalidade de analisar a percepção ambiental de alunos do 2° e 3° ano do ensino médio da escola público “Centro de Ensino Dr. Tarquínio Lopes Filho” abordando o aspecto ambiental que envolve o óleo de cozinha usado, e principalmente incluir os estudantes em um processo de debate, para que possam trocar informações, facilitando o ensino e a socialização.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho pretende analisar a percepção de alunos do 2º e 3º do ensino médio da escola pública, abordando os problemas ambientais. Envolvendo os alunos a conscientização da importância da destinação adequada do óleo de cozinha usado.
MÉTODOS:
A conscientização de muitos cidadãos pode resultar em mudanças significativas para melhorar o meio ambiente. Foi pensando em trabalhar a questão ambiental que decidimos cogitar esse tema “Análise da percepção ambiental, de alunos de uma escola pública estadual do município de São José de Ribamar- MA, com relação ao óleo de cozinha”.
Este trabalho foi desenvolvido na escola Centro de Ensino Dr. Tarquínio Lopes Filho, localizada no bairro maracajá, em São José de Ribamar- MA, com alunos de 2° e 3° ano do ensino médio numa faixa etária de 15 á 18 anos. Para a análise da percepção ambiental dos estudantes, utilizou-se questionário com sete perguntas dissertativas, falando das experiências do dia a dia dos alunos com relação ao óleo de cozinha usado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os alunos foram questionados sobre quais alimentos são preparados com óleo de cozinha. Os alimentos mais citados foram carne, peixe, galinha, arroz, batata frita. Na segunda pergunta buscamos saber dos alunos as soluções mais rápidas para o descarte do óleo. Um grande percentual respondeu que a solução mais rápida é jogá-lo no ralo da pia. Sobre o que acontece com o óleo de cozinha jogado no ralo da pia, responderam que causa entupimento nas tubulações.
Ao perguntarmos, quais impactos o óleo de cozinha traz ao meio ambiente, citaram que causa poluição da natureza. Ao questionarmos sobre quais os problemas o óleo de cozinha pode trazer para a saúde e o meio ambiente, a maioria citou problemas de colesterol. Em relação ao meio ambiente responderam que o óleo causa morte dos animais. E com a estimativa de volume de água contaminada por 1L de óleo, os alunos não faziam ideia do volume de água que pode ser contaminado, os mesmos sabem que o óleo pode ser reciclado.
CONCLUSÕES:
Ao analisar os dados coletados, constatou-se que, os alunos das séries avaliadas possuem uma sensibilização da percepção ambiental razoável. Não a atitude no que desrespeito a reciclagem do óleo de cozinha usado, e os mesmo não sabe o certo o que realmente acontece com o óleo de cozinha no meio ambiente. Os resultados possibilitam identificar uma conscientização muito baixa em relação esse tipo de resíduos.
Palavras-chave: Meio ambiente, Conscientizar, Preservar.