65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
Histórias Encantadas
Williams César de Freitas - Esc. Prof. Marcolino Botelho - Secretaria de Educação de Olinda
INTRODUÇÃO:
O mundo passa por um momento de grandes transformações, tanto na área tecnológica quando nas relações intrapessoais e interpessoais. A busca por qualidade de vida é uma constante, pensando nisso e percebendo a necessidade em proporcionar situações de leitura e escrita, onde os educandos deixassem de ser meros expectadores e passassem a situação de atores principais dessa jornada mágica que é escrever suas próprias histórias.
Para este fim idealizado a experiência pedagógica Histórias Encantadas, com os educandos do 2° ano do 2° ciclo, turno manhã da Escola Municipal Professor Marcolino Botelho, integrante da Rede Municipal da Cidade de Olinda – PE, no período de julho a dezembro de 2011, visando desmistificar o paradigma de que escrever é complicado, aproximando o universo literário desses educandos, onde muitos tiveram o primeiro contato com este mundo apenas ao entrar no sistema de ensino oficial.
OBJETIVO DO TRABALHO:
- Estimular nos alunos um processo de leitura e escrita permanente para estar continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo. - Transformar leitores em autores, com histórias únicas vivenciadas em momentos de magia literária, ampliando a visão de mundo e fortalecendo dessa maneira sua autoestima e autoimagem.
MÉTODOS:
- Conversas dirigidas, exposições dialógicas;
- Debates literários;
- Oficinas: gênero textual, criatividade, análise de discurso e imagem,
- Ilustração, psicomotricidade relacional e história da escrita;
- Momentos de leitura deleite;
- Produção textual: coletiva e individual;
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A síntese da experiência pedagógica ocorreu com a realização do Dia D da leitura e contação de histórias na escola, onde aconteceu à exposição dos trabalhos realizados pelos educandos e lançamento do livro das histórias produzidas pelos alunos, esta atividade contou com a participação das famílias e da comunidade local.
CONCLUSÕES:
O desenvolvimento da experiência apresentou resultados significativos. Os educandos no final da atividade apresentavam segurança e confiança em sua produção textual. Passaram a ser mais questionadores e analisar de forma sistematizada o que era produzido. Passaram efetivamente da categoria de leitores para escritores, interpretando e buscando ampliar o acervo cultural através da leitura e escrita.
Palavras-chave: Leitura, Escriita, Literatura.