65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO DIFUSÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA
Rafael Claudino dos Santos Amorim - Estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Ryan Carlos Cardoso Teixeira - Estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Marlene Santos Socorro - Doutoranda PPGEFHC- UFBA, Professora do IFBA
Luzia Matos Mota - Doutoranda DMMDC, professora do IFBA
INTRODUÇÃO:
A necessidade de divulgar a ciência pode ser datada do século XVII, a invenção da imprensa foi um fator importante nesse processo aliado à compreensão de muitos cientistas em difundir suas ideias. Podemos dar como exemplo a publicação de Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo, feita em 1624 por Galileu em italiano, onde difundia o sistema de Copérnico. Naquela época a ciência era escrita em latim, restringindo o acesso ao conhecimento científico, Galileu não só escreve em italiano, mas o faz em uma linguagem menos tradicional, objetivando discutir temas científicos.
No século XX começa um novo período, e os próprios cientistas começam a publicar, mesmo as informações não sendo acessíveis ao público em geral. No Brasil pouco se conhece sobre a história das atividades de Divulgação Científica, mas estas possuem dois séculos de história, apresentando-se de acordo com o contexto e finalidades da época.
Nas últimas duas décadas, o estado da Bahia tem avançado nas ações que favorecem a divulgação científica e o Instituto Federal da Bahia (IFBA), tem ocupado um papel importante nesse processo. Nesse contexto, analisamos junto aos estudantes a participação do IFBA no processo de divulgar e promover ações na perspectiva de alfabetizar cientificamente os estudantes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Essa pesquisa se propõe a apresentar um estudo junto aos estudantes do ensino médio do IFBA Campus de Salvador a respeito das noções e conceitos que envolvem a tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e a influencia que o IFBA tem sobre os estudantes. Assim, podendo rever e melhorar aspectos que sejam necessários para promover uma melhor alfabetização cientifica dos seus estudantes.
MÉTODOS:
No presente trabalho foi utilizado um questionário como instrumento de pesquisa e optou-se pelo estudo da modalidade integrada, a qual contém maior número de alunos entre as modalidades e os mesmos são os que mais vivenciam e participam da instituição, pois estes passam quatro anos no IFBA, em diferentes turnos, criando uma rotina e convivência com a instituição. Foi necessária uma comparação entre os alunos que ingressavam e concluíam seus cursos, delimitando um universo amostral com os alunos do primeiro e do quarto ano, que correspondiam a estes requisitos. O questionário conteve dez questões objetivas e uma questão aberta, analisadas e categorizadas de acordo com as suas alternativas. As seis primeiras questões possuíam seu foco no desenvolvimento das noções de CTS dos alunos desta instituição. As cinco últimas, tinham o foco na divulgação científica produzida pelo IFBA. As respostas foram classificadas em positivas, médias, ou negativas de acordo com as categorias pré-estabelecidas. No questionário foram colhidas informações sobre o perfil da amostra, como o gênero, idade e perfil socioeconômico. Com um total de mais de mil respostas, foi possível a construção e análise de um quadro analítico dos percentuais médios das respostas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A análise das respostas em relação ao gênero e a origem escolar dos estudantes, não tiveram influência sobre os resultados na pesquisa, contudo em relação à idade foi verificada uma influência deste parâmetro nos resultados obtidos, tendo uma influencia diretamente proporcional, melhorando conforme maior for a idade do estudante.
Os resultados obtidos com a comparação realizada entre os estudantes do 1º e 4º ano demonstraram que há uma melhora na avaliação dos conceitos sobre CTS entre os estudantes destas séries, evidenciando uma influência positiva do IFBA sobre os estudantes.
Na primeira seção, em geral, foram obtidas respostas positivas dos estudantes, porém as duas primeiras perguntas obtiveram resultados menos expressivos. Este fato pode ser explicado, pelo caráter mais conceitual destas perguntas, podendo ser interpretado como o reflexo da falta de uma discussão mais aprofundada com os estudantes, o que pode ocasionar o fortalecimento de mitos científicos.
A segunda parte obteve uma maior parte de respostas na categoria intermediária, tanto no 1º ano como no 4º ano, com isso faz-se necessário o questionamento de como o IFBA atende a essas demandas de divulgação científica e como esses conceitos são transmitidos aos estudantes.
CONCLUSÕES:
O desafio principal desta pesquisa foi observar a contribuição do IFBA, em particular do Campus de salvador, na formação dos estudantes do ensino médio em questões envolvendo ciência e a tecnologia. Em vez de uma resposta definitiva a esta questão, os autores optaram por apresentar o crescimento dos estudantes em relação às suas noções de CTS, e a avaliação destes a respeito do que o Instituto tem a oferecer neste campo. Os resultados apontam para dois principais aspectos: o primeiro, diz respeito ao progresso das noções de CTS por parte dos alunos do 4º ano em relação ao 1º ano, contudo, um crescimento ainda não satisfatório, sendo necessária a implantação de políticas que favoreçam o desenvolvimento da alfabetização cientifica dos estudantes e de toda comunidade. O segundo ponto diz respeito à como estas informações tem chegado aos alunos e sido aproveitadas pelos mesmos, o que não foi apontado de forma positiva, e a prescrição que pode ser feita é que o IFBA deve replanejar uma melhor forma de divulgar eventos científicos, e a frequência com que são realizados. Resultados muito melhores podem ser alcançados pelos discentes, caso os mesmos sejam instigados ao interesse pelo conhecimento científico.
Palavras-chave: Divulgação Científica, CTS, Institutos Federais.