65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
APLICAÇÃO DE TESTES NEUROMOTORES EM ATLETAS DE FUTSAL UNIVERSITÁRIO
Widjane Sheila Ferreira Gonçalves - Graduanda em Educação Física/Grupo de Pesquisa em Saúde Pública– Faculdade ASCES
José Henrique de Paula Lopes Gonçalves Pereira - Graduado em Educação Física – Faculdade FBV
Bruna Fernanda Silva - Graduanda em Fisioterapia/Grupo de Pesquisa em Saúde Pública– Faculdade ASCES
Tamires Kelli Neves Souza - Graduanda em Fisioterapia/Grupo de Pesquisa em Saúde Pública– Faculdade ASCES
Iberê Caldas Leão - Doutorando em Neuropsiquiatria - UFPE
Marcelo Tavares Viana - Prof. Dr. / Orientador - Grupo de Pesquisa em Saúde Pública– Faculdade ASCES
INTRODUÇÃO:
A importância das qualidades morfofuncionais no desporto e as suas repercussões no rendimento do atleta, tem aumentado o interesse na avaliação dos níveis de aptidão física. Neste sentido, a prescrição da intensidade e volume de treinamento será elaborada de forma a entender especificamente as características e necessidades de esportistas, por meio de uma periodização baseada nos princípios do treinamento esportivo. No entanto, é escassa a publicação de trabalhos científicos que avaliem valências motoras em atletas de futsal.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar o nível de aptidão física em atletas de futsal universitário.
MÉTODOS:
Por meio de um estudo explicativo, longitudinal e analítico, com amostras por conveniência. Foram analisados 11 atletas da modalidade de futsal masculino, entre 19 a 28 anos de idade, inseridos em faculdade da rede particular de ensino da cidade de Recife – PE. A análise realizou-se no período de junho a setembro de 2010. Os atletas foram informados quanto aos objetivos da pesquisa, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido autorizando a participação e divulgação das informações coletadas, e apresentaram parecer cardiológico. Foram realizados os seguintes testes em dois momentos na pesquisa (re-teste e pós-teste após 90 dias): soccer teste (adaptado do yo-yo test - Vo2máx); agilidade (quadrado); impulsão horizontal; resistência abdominal de 1 minuto e velocidade (30 metros estáticos); Os testes foram aplicados em dois dias consecutivos, anaeróbios e aeróbios respectivamente, e os atletas foram orientados a utilizar roupas adequadas durante a aplicação dos mesmos. A análise estatística foi elaborada através do teste t de Student para amostras pareadas, caracterizadas pela média e desvio padrão. O nível de significância adotado para as comparações foi de p<0,05.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Houve diferença significativa no soccer teste apresentando média no pré-teste (51,52±6,30) e pós-teste (55,94±5,68) com p≤0,05. Neste sentido, a resistência aeróbia desencadeia aspectos importantes na performance dos atletas, otimizando sua capacidade cardiorespiratória. Tanto no teste de agilidade: pré-teste (5,80±0,37) / pós-teste (5,55±0,31) quanto no de impulsão horizontal: pré-teste (2,31±0,25) / pós-teste (2,40±0,19), houve significância estatística, os quais estão relacionados ao sistema anaeróbio alático e lático, por apresentar atividades de alta intensidade. Significância estatística também foi observada na resistência abdominal (1 minuto): pré-teste (54±7,86) / pós-teste (59±8,16). Assim, alterações no padrão de força dessa musculatura, auxiliam de forma eficaz na realização de aspectos técnicos do futsal como, entre outros, no chute. No teste de velocidade não houve alteração significativa: pré-teste (4,65±0,21) / pós-teste (4,57±0,13). Desta forma, fatores extrínsecos (alimentação, descanso e alto número de competições) podem estar associados aos resultados negativos evidenciados neste teste.
CONCLUSÕES:
Após análise constatou-se uma evolução significativa no soccer teste (Vo2máx), teste de agilidade, impulsão horizontal e resistência abdominal de 1 minuto. À medida que o teste de velocidade não apresentou desempenho significativo. Sugere-se que a periodização do treinamento desta equipe evidencie a velocidade, por meio de sessões de treino direcionadas as características desta valência motora.
Palavras-chave: Esporte, Aptidão Física, Valências Motoras.