65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 4. Ciência e Tecnologia de Alimentos
CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA VARIEDADE DE BANANA FHIA-18 MELHORADA GENÉTICAMENTE, PRODUZIDA E CULTIVADA NO MUNICIPIO DE GUANAMBI-BA
Gabriela Viana da Silva - Graduanda em Tecnologia em Agroindústria– IF Baiano – Campus Guanambi
Lucas Oliveira Souza - Graduando em Tecnologia em Agroindústria– IF Baiano – Campus Guanambi
Rafael Alves da Silva Costa - Mestrando em Engenharia de Alimentos- UESB - Campus Itapetinga
Estefânia Prates Rodrigues - Graduanda em Tecnologia em Agroindústria– IF Baiano – Campus Guanambi
Normane Mirele Chaves da Silva - Profa. MSc./ Orientadora - IF Baiano – Campus Guanambi
Lucas Britto Landim - Prof. MSc.- IF Baiano – Campus Guanambi
INTRODUÇÃO:
A bananeira (Musa spp) é uma planta de grande importância econômica e social tanto no Brasil como no mundo, com o mais alto índice de consumo per capita entre as frutas tropicais, um comércio tradicional consolidado e bem distribuído (Brasil, 2006). A bananicultura brasileira possui grande importância destacando-se como segundo produtor mundial (SANTOS, LEONEL & MISCHAN, 2009). A banana é um componente constante na dieta dos brasileiros, inclusive os de baixa renda, devido às suas características sensoriais e ao seu alto valor nutritivo (DANTAS & SOARES, 1995). No entanto, apresenta poucos cultivares com potencial agronômico para exploração comercial, com alta produtividade, tolerantes às pragas e doenças e que apresentem frutos com boas características pós-colheita e organolépticas. Uma das estratégias para a solução dos problemas mencionados é a seleção de novos genótipos, mediante o melhoramento genético (SANTOS,LEONEL & MISCHAN, 2009). Dentre os genótipos melhorados geneticamente encontra-se a cultivar Fhia-18 que apresenta maior resistência as principais doenças, com diferentes níveis de aceitação pelo mercado consumidor (SILVA et al., 2008).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho foi caracterizar, quanto a aspectos físico-químicos, as frutas do genótipo de banana Fhia-18 melhorada geneticamente produzida e cultivada no município de Guanambi- BA.
MÉTODOS:
O presente trabalho foi desenvolvido no laboratório de Bromatologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi, em 2012 e 2013. Foi selecionado o genótipo Fhia 18 para avaliação das características físico-químicas. As frutas utilizadas para o presente trabalho foram colhidas no estágio de maturação “¾ gorda” e mantidas à temperatura ambiente até sua completa maturação (equivalente ao estágio 6 de coloração de casca, completamente amarela). As frutas foram analisadas quanto aos parâmetros físico-químicos teor de sólidos solúveis totais, determinado por leitura direta em refratômetro segundo metodologia sugerida pela AOAC (1984), pH, por medida direta em potenciômetro, acidez total titulável por titulação volumétrica de neutralização utilizando solução de hidróxido de sódio 0,1N, açucares redutores e não redutores foram avaliados segundo método de Lane-Eynon, utilizando-se as soluções de Fehling as analises citadas seguiram metodologia proposta pelo Instituto Adolfo Lutz (2008). O experimento foi conduzido com repetição em triplicata.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O resultado encontrado para o pH foi de 4,7, valores próximos aos obtidos por Parrela et al. (2002) e Jesus et al. (2004) que encontraram 4,5 e 4,6 em estudo com mesmo genótipo em localidades diferentes. Segundo Palmer (1971) o pH da banana madura varia entre 4,2 e 4,7 podendo ocorrer dentro desses limites variações nos diferentes cultivares de bananeira. A acidez encontrada foi de 0,63, ficando próxima aos resultados do estudo de Parrela et al. (2002) e Jesus et al. (2004) que foram de 0,56 e 0,38. De acordo com Bleinroth (1990), a acidez em frutos de bananeira varia de 0,17 a 0,67 %. Essa variação, segundo Turner (2001), ocorre porque o amadurecimento duplica e em alguns casos triplica a acidez do fruto. Os valores encontrados para sólidos solúveis totais foi 22,33°Brix próximo ao de Parrela et al. (2002) e Jesus et al. (2004) que obtiveram valores fixados em 20,0 e 21,2°Brix respectivamente. Os teores de açúcares redutores e não redutores foram de 10,35 e 5,0%, ficando estes distantes dos encontrados por Jesus et al. (2004) que para mesmo genótipo encontrou valores de 18,4 e 1,0% respectivamente. O teor de açúcar determina o grau de doçura da banana e juntamente com a acidez, é uma medida diretamente correlacionada com a qualidade de sabor (CHITARRA E CHITARRA, 1990).
CONCLUSÕES:
Diante dos resultados obtidos pode-se concluir que a banana Fhia-18 produzida e cultivada no Município de Guanambi-BA apresenta características físico-químicas aceitáveis, pois a maioria dos resultados assemelham-se aos reportados por outros autores na literatura com esse mesmo genótipo em diferentes localidades. Assim o cultivo dessa variedade mostra-se promissora, pois alguns autores a destacam como uma cultura mais resistente ás doenças e com maior produtividade e, além disso, apresenta boas características físico-químicas.
Palavras-chave: Avaliação, Genótipo, Musa spp.