65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: AS REPERCUSSÕES DO IDEB NA EDUCAÇÃO EM CAXIAS ATUALMENTE
GEICILENE SOUSA MENDES - Curso de Pedagogia, Centro de Estudos Superiores de Caxias / UEMA
FRANCIANE DIAS AMORIM COSTA - Curso de Pedagogia, Centro de Estudos Superiores de Caxias / UEMA
ANTONIA NICE ALVES DA SILVA - Curso de Pedagogia, Centro de Estudos Superiores de Caxias / UEMA
Roldão Ribeiro Barbosa - Prof. Me. (orientador). Dep. CSF - Centro de Estudos Superiores de Caxias / UEMA
INTRODUÇÃO:
Em 2005 foi criado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o qual passou a ser usado a partir de 2007. O indicador, que mede a qualidade da educação, foi estabelecido numa escala que de zero a dez. A partir deste dos resultados o Ministério da Educação traçará metas de desempenho bianuais para cada escola e cada rede até 2022. O novo indicador utilizou na primeira medição dados de 2005. Em 2007 ficou provado que unir o país em torno da educação pode trazer resultados efetivos. Em Caxias, de acordo com o IDEB divulgado pelo Ministério da Educação, o desempenho dos alunos das escolas estaduais evoluiu. A UE João Lisboa está entre as dez mais bem avaliadas, com nota 5, mas a média nacional foi 5,2. Em 2009 foi de 3,1 a nota das escolas municipais, mas em 2011 a nota caiu para 3. Esse resultado gerou este problema: Como o esclarecimento dos alunos quanto à importância do IDEB, o compromisso de professores e da direção da escola e o interesse da família e também as estruturas dessas instituições contribuíram para os baixos índices no IDEB 2011? Daí formulou-se a hipótese: a avaliação obtida por essas escolas no IDEB é proporcional ao esclarecimento dos alunos quanto a sua importância, ao compromisso de professores e direção e a participação da família na vida escolar e também uma boa estrutura das instituições.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivo geral: “Analisar a relação entre avaliação do IDEB com duas escolas, e interesse do aluno, compromisso do professor e engajamento da família na vida da escola e a estrutura das instituições”. Objetivos específicos: a) fundamentar teoricamente a relação entre educação e direitos humanos; b) diagnosticar os condicionadores do IDEB da escola: alunos, professor, família e a estrutura.
MÉTODOS:
A pesquisa foi dando início a construção de um marco teórico contextual e conceitual, através de pesquisa bibliográfica, que se seguiu com seus objetivos e planos de trabalho os seguintes passos: identificação, localização, compilação de fontes, leitura e fichamento, análise e interpretação e elaboração textual. Foi realizada uma pesquisa de campo que procurou diagnosticar a temática “Educação e Direitos Humanos: a repercussão do IDEB em Caxias atualmente”, do tipo descritivo/quantitativo/qualitativo, utilizando-se como instrumento de coleta de entrevista e conversas informais. A coleta de dados foi feita juntamente a duas escolas municipais da periferia da cidade de Caxias avaliados pelo IDEB com nota máxima e mínima. Foram entrevistadas 4 professores, 2 diretores de cada escolas, totalizando 10 pessoas. Os dados colhidos através de questionário e entrevista foram comparados e discutidos à luz dos fundamentos teóricos. Houve dificuldades para conseguir o resultado desta pesquisa, pois alguns professores não se encontravam nas escolas, sugerindo-se deixar o roteiro de entrevistas na direção das escolas para que fosse repassadas aos professores. Na volta, para pegar o resultado, infelizmente não haviam respondido as entrevistas, mas voltou-se outras vezes, porém sem resultados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Constatou-se sobre a preparação dos alunos para a realização da prova Brasil: 75% trabalham a leitura de gêneros diversos e compreensão de textos; 25% trabalham conteúdos estabelecidos pela instituição da prova Brasil. Quanto à importância do resultado da Prova Brasil para os alunos, Há unanimidade quanto à grande importância tanto para os alunos quanto para professores e a escola. Quanto à participação dos professores para o resultado do IDEB, é compreendida como muito importante pois o desempenho dos alunos reflete na imagem dos professores. A respeito das estruturas das escolas, para 50% é boa e para 50% é regular. Estabeleceram que o resultado não depende da estrutura da escola mas da forma com que se trabalha os alunos e os recursos oferecidos. A respeito do interesse dos pais no desempenho dos alunos, constata-se que a família é ausente nas escolas. Em vista de um bom resultado do IDEB, constatou-se que os diretores incentivam os professores a desenvolverem atividades que envolva todos os alunos, para melhor desempenho de cada um. A metodologia trabalhada na escola é auxiliada pelos diretores, através da disponibilidade dos materiais necessários e através de planejamentos das atividades. Os professores são apoiados na sua melhor formação e as escolas desenvolvem projetos de leituras para que os alunos possam ter melhor desenvolvimento no IDEB.
CONCLUSÕES:
Dado o exposto, conclui-se que as escolas de Caxias são pouco cuidadosas com o resultado do IDEB, pois até para fornecer pesquisa de campo não foram favoráveis em atender as nossas expectativas de pesquisas. A falta de acompanhamento dos pais é um dos principais contribuintes para o baixo desempenho das escolas de Caxias no IDEB. Se houvesse uma comunicação conjunta entre corpo docente, discente e familiares teria sim bons resultados no IDEB, nas escolas de Caxias atualmente.
Palavras-chave: IDEB., Avaliação, Educação.