65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing
PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA DO CONSUMIDOR: PESQUISA REALIZADA COM ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO VESPERTINO DA UEMA.
Vanessa Regina Maia Gomes - Graduanda em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão
George Bruno Cardozo Santos - Graduando em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão
Lúcia Helena Saraiva de Oliveira - Profª. Msc./Orientadora – Departamento de estudos em Administração - UEMA
Maria de Fátima Ribeiro dos Santos - Profª. Msc./Co orientadora – Departamento de Ciências Sociais - UEMA
INTRODUÇÃO:
Segundo Kotler (2008) um processo de compra começa no ponto que o consumidor reconhece um problema ou uma necessidade. O processo decisório de compra do consumidor pode ser composto de algumas fases tais como a necessidade, a busca de informação, avaliação de alternativas, a decisão de compra e a avaliação pós-compra.
O processo decisório de compra do consumidor se revela interessante e importante, porquanto constitui uma maneira de saber o que os consumidores tem a dizer acerca de suas escolhas e decisões no ato de uma compra. As contribuições que a pesquisa traz, é, portanto, proporcionar respostas aos problemas propostos, ampliar formulações teóricas e desenvolver conhecimentos referentes ao tema.
A pesquisa mercadológica executada retrata um instante da realidade do mercado consumidor dos estudantes universitários do curso de Administração vespertino da UEMA, por serem acadêmicos que estudam marketing e pela consciência de seus processos de compra a fim de praticar um consumo consciente e responsável. O tema foi escolhido por estar próximo à realidade do universo, onde foram coletadas as informações.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo geral da pesquisa é identificar elementos do processo decisório de compra dos acadêmicos do curso de administração da UEMA. Os objetivos específicos são: caracterizar o público pesquisado quanto à predominância de sexo, renda familiar e idade; verificar os critérios de decisão de compra predominante e identificar os estímulos que levam os consumidores ao realizar uma compra.
MÉTODOS:
O local da coleta deu-se no Campus da Universidade Estadual do Maranhão, em São Luís, curso de Administração.
Os procedimentos metodológicos deram-se mediante pesquisa exploratória e pesquisa de campo. Conforme Aaker et al (2001), a pesquisa exploratória proporciona um entendimento sobre a natureza geral de um problema considerando as possíveis hipóteses alternativas e as variáveis relevantes.
Apresenta abordagem qualitativa, utilizando-se dados estatísticos para representar as informações coletadas, tendo o questionário como instrumento para coleta de dados.
O universo da pesquisa foram os alunos do curso de Administração vespertino. A amostragem foi aleatória simples, com aplicação de 40 questionários. No questionário procurou-se identificar as categorias tais como: compras, influências, fidelidade à marca, localização da empresa e também sobre a responsabilidade social e sustentabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa apresentou os seguintes resultados:
Questão 1: Dos quarenta entrevistados, 37% foram homens e 63% mulheres. Questão 2: renda familiar, 20 % apresentaram até dois salários mínimos, 27% entre dois e quatro salários e 53% acima de quatro salários. Questão 3: A faixa etária dos consumidores foi 67% para uma mesma faixa etária (19 -25),pois a maioria dos estudantes deste turno encontram-se nessa faixa etária. Questão 4: Na avaliação de alternativas, 47% escolhem a partir do preço, 27%, pela qualidade, 12% pelo design, 3% pela propaganda, 3% pelo compromisso da empresa e os 8% por outras razões. Questão 5: Ao perguntar sobre a sustentabilidade e responsabilidade social dentro das empresas, 40% veem como maneira de ajudar o meio ambiente, 32%, como exercício de cidadania por parte das empresas, 25%, como características do mundo moderno e 3% não entendem do assunto. Questão 6: Sobre os estímulos de compra, 65% responderam que compram por necessidade, 25% por desejo, 5% por compulsão e 5% por promoções nas lojas. As pessoas levaram em consideração primeiramente o preço do produto, mesmo que a maioria tenha apresentado, consideravelmente, um bom poder aquisitivo; mostraram importância pelo ambiente empresarial sustentável e tem a necessidade como principal motivação de compra.
CONCLUSÕES:
O processo de decisão de compra é algo bem relativo de produto para produto, pois são vários os fatores e fases para um indivíduo decidir se ele vai querer determinado serviço/produto. Neste presente trabalho, conclui-se que os acadêmicos de Administração vespertino da UEMA apresentam como elementos do processo decisório: 47% vêem no preço maior influência na hora da compra; 40% vêem a responsabilidade social como uma maneira de ajudar o meio ambiente; 53% apresentam renda familiar superior a quatro salários mínimos; 65% vêem a necessidade como principal estímulo ao decidir comprar um produto; 67% apresentam mesma faixa etária entre 19 a 25 anos; 63% dos entrevistados são do sexo feminino. A necessidade apresentou um percentual de 65% na tomada de decisão de compra.
O resultado foi positivo e satisfatório em relação ao que foi pretendido. O processo de decisão do consumidor no ato da compra mostra que os indivíduos têm aspectos semelhantes mesmo com uma influência diferente da outra. Os fatores que desempenham no consumidor o modo e o que ele adquirir dependerá de fatores sociais, psicológicos, culturais e pessoais. Enfim, o marketing deve atentar-se nesse aspecto para estudar as tendências, as novas estratégias desse mercado que muda com muita rapidez.
Palavras-chave: Tomada de decisões, Mercado, Comportamento individual.