65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM PACIENTES PORTADORES DE HIV/AIDS
Natanna Magalhães Pereira - Departamento de Ciências da Vida- DCV/UNEB
Fernanda Warken Rosa Camelier - Profª Doutora/ Orientadora- Departamento de Ciências da Vida -DCV/UNEB
INTRODUÇÃO:
A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). O HIV destrói seletivamente os linfócitos TCD4+, células imunológicas responsáveis pela orquestração e coordenação da resposta imunológica à infecção e causam imunossupressão profunda e consequente quadro de infecções oportunistas e redução da capacidade funcional. Esta pode ser avaliada através do teste de caminhada de seis minutos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o desempenho funcional de pacientes HIV/AIDS atendidos ambulatorialmente e comparar o desempenho no TC6’, pela distância percorrida, com valores previstos para a normalidade.
MÉTODOS:
Estudo descritivo de corte transversal, realizado em um Ambulatório de Infectologia em um hospital de referência da rede pública estadual, em Salvador, Bahia. A amostra foi consecutiva de conveniência, composta por pacientes portadores de HIV/ AIDS, adultos, de ambos os sexos e que concordaram em assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram excluídos os pacientes com neuropatia associada ao HIV/AIDS desde que apresentassem limitação física que os impedissem de realizar os testes. Foi utilizado um questionário com dados primários e secundários, a escala de graduação de força do MRC, índice de massa corpórea, exames hematológicos e o TC6’ com mensuração de FC, FR, SPO2, escala de Borg, pressão arterial, todos com valores de pré e pós teste. O TC6’ foi realizado em atendimento as recomendações a American Thoracic Society.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
32 pacientes foram selecionados e incluídos no estudo; 23 (71,8%) eram do sexo feminino, com média de idade de 40,6 ± 8,7 anos, tempo de doença de 8,4± 4,9 meses, contagem de CD4+ 449,9± 339,8 cél/ml, contagem de CD8+ 1071,5± 487,9 e carga viral 0,7± 0,7 cópias/mL. Na avaliação da capacidade funcional através do TC6’ a distância média percorrida foi de 484,4± 112,9 metros equivalentes a uma menor distância quando comparada a distância de 601,8± 27,6 metros, valor previsto para a normalidade. Foi considerado estatisticamente significante um p<0,05.
CONCLUSÕES:
Os pacientes avaliados obtiveram distância média percorrida no TC6' menor que os valores previstos para a normalidade. A capacidade funcional pode ser avaliada através do teste de caminhada de seis minutos com segurança e eficácia predizendo assim a funcionalidade desses pacientes. Estudos mais detalhados com essa abordagem se fazem necessário. Deste modo a atuação da fisioterapia se faz importante para que ocorra uma melhoria na qualidade da função desses pacientes.
Palavras-chave: Fisioterapia, Capacidade Funcional, Teste de Caminhada de Seis Minutos.