65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BACIA DO CAPIBARIBE: DESCRIÇÃO DE UMA AULA INTERDISCIPLINAR AS MARGENS DO AÇUDE DE APIPUCOS/PE.
Deisiane Chagas de Albuquerque - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/ UFRPE
Carmen Roselaine de Oliveira Farias - Profa. Dra. /Orientadora – Departamento de Biologia/ UFRPE
Monica Lopes Folena Araújo. - Coordenadora do Pibid/UFRPE
INTRODUÇÃO:
A Educação Ambiental no Brasil está regulamentada pela Lei 9.795/99, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), ela requer que o indivíduo e a coletividade construam valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
Assim a Educação Ambiental (EA) tem um papel importante para conservação da Bacia Hidrográfica do Capibaribe, pois as condições gerais do rio Capibaribe na região metropolitana do Recife é demasiado crítica. O rio recebe carga de resíduos de uma população estimada em 430 mil habitantes. E o crescimento urbano é um dos principais responsáveis pela má qualidade dos recursos hídricos e ambientais, comprometendo a qualidade de vida das populações locais, bem como de toda população que vive às margens do rio.
Este trabalho busca descrever uma atividade desenvolvida através do Projeto Educação Ambiental na bacia do Capibaribe, promovido pelo Programa Institucional de Bolsa a Iniciação á Docência. Tal projeto está sendo desenvolvido na Escola de Referência de Ensino Médio Professor Cândido Duarte localizado em Recife/PE. Tal escola encontra-se situada perto do Rio Capibaribe e do açude Apipucos que é uma porta de escoamento do rio em questão.
Assim foi realizada uma aula as margens do açude para sensibilizar os alunos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho busca descrever uma atividade desenvolvida através do Projeto Educação Ambiental na bacia do Capibaribe, promovido pelo Programa Institucional de Bolsa a Iniciação á Docência. Tal projeto está sendo desenvolvido na Escola de Referência de Ensino Médio Professor Cândido Duarte localizado em Recife/PE.
MÉTODOS:
Nossa metodologia se baseou em aula de campo que aconteceu com articulação entre os pibidianos das disciplinas de biologia, história e química. A mesma se realizou nas margens do açude com 27 alunos do ensino médio e foi trabalhada interdisciplinarmente, da seguinte forma: os pibidianos de história e biologia fizeram uma palestra de 20 minutos cada. O pibidiano abordou sobre como ocorreu à povoação ás margens do açude do Capibaribe, a pibidiana de biologia, falou sobre a importância do açude e do rio para os ecossistemas como também para toda a comunidade do seu entorno e também sobre a poluição que ambos tem sofrido, enquanto que o de química coletou agua do açude e fez análise do pH.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com a visita ao açude de Apipucos os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma leitura do ambiente e perceber o quanto aquele local estava degradado, porém que ainda existiam pescadores e pessoas que passeavam ao seu redor, mostrando assim a importância de conservá-lo. Com a palestra de história os alunos ficaram cientes sobre o contexto histórico do Rio Capibaribe, que no século XVIII e XIX tinham suas águas límpidas e era utilizado como “casas de banho” e que também aquele açude foi criado para prevenção de enchentes naquela comunidade. Com a palestra de biologia destacou-se quais os principais agentes poluidores daquele açude e do rio, o lixo jogado pela comunidade e o esgoto doméstico. Após seguiu-se uma discussão sobre a concentração de oxigênio na água, como medida da poluição ambiental, explorando as medidas de Oxigênio Dissolvido (OD) e Demanda Química de Oxigênio (DQO). Assim foi esclarecido aos alunos sobre o que acontece com os ecossistemas quando há poluição.
O pibidiano de química com a análise do pH, O pH médio obtido foi de 7,5, numa temperatura de 28°C, em consonância com o estudo feito pela Agência Estadual de Meio Ambiente, para o local e horário da medição. Porém os alunos ficaram cientes que por causa da poluição este pH é alterado se tornando mais ácido.
CONCLUSÕES:
Aula de campo as margens do açude primeiramente se configurou numa ótima ferramenta para chamar à atenção dos alunos as questões ambientais do rio Capibaribe.
As palestras contribuíram efetivamente para sensibilizar os alunos sobre os problemas que o rio vem sofrendo pelas ações humanas. Também serviu para alertá-los quanto à responsabilidade que cada tem de conservar a história, beleza e qualidade dos efluentes em questão, pois os mesmos são muito importantes para a cidade como também para a comunidade localizada no entorno.
A análise do pH permitiu uma melhor compreensão da interferência da poluição no pH dos rios, ao mesmo tempo,favoreceu a motivação dos alunos, na medida em que o conceito de pH foi utilizado numa situação real. Além disso, o conceito de pH relacionado ao meio ambiente, articulado com conceitos de outras disciplinas, favoreceu uma visão ampliada do problema ambiental.
Palavras-chave: Educação ambiental, Rio Capibaribe, Interdisciplinar.