65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ANÁLISE DOS DISCURSOS DE DISCENTES DE UM CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA FEITOS EM UM FÓRUM DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Emerson Nunes da Costa Gonçalves - Instituto Federal do Espírito Santo – IFES / Mestrando - Programa EDUCIMAT
Kelly Araújo Ferreira Krauzer - Instituto Federal do Espírito Santo – IFES / Mestranda - Programa EDUCIMAT
José Renato de Oliveira Pin - Instituto Federal do Espírito Santo – IFES / Mestrando - Programa EDUCIMAT
Atanásio Alves do Amaral - Instituto Federal do Espírito Santo / Prof. Dr. / Programa EDUCIMAT
Manuella Vilar Amado - Instituto Federal do Espírito Santo / Prof. Dr.ª / Programa EDUCIMAT
Rony Claúdio de Oliveira Freiras - Instituto Federal do Espírito Santo / Prof. Dr. / Programa EDUCIMAT
INTRODUÇÃO:
O presente artigo analisa o discurso de discentes do programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do IFES/Vitória, Espírito Santo, sobre o tópico “Crise das relações humanas: produção, consumo e sociabilidade”, realizada durante um fórum de discussão promovido pela disciplina Seminários de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática na plataforma Moodle, no decorrer do segundo semestre letivo de 2012, envolvendo 36 alunos, com vistas a debater sobre a temática Educação Ambiental e Sustentabilidade. Buscou-se, na fala dos participantes envolvidos, entender como deve ocorrer o processo de Educação Ambiental crítica-reflexiva em prol de uma “educação para a sustentabilidade”, na perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) (Auler e Wildson, 2011; Cachapuz, Pérez, Carvalho, Praia e Vilches, 2011). Observou-se nos discursos uma valorização da interatividade entre os espaços de educação não formal, a partir das aulas de campo. Identificou-se que o tema é rico e sua discussão necessária para a construção de propostas pedagógicas voltadas para a formação de cidadão críticos e emancipados, alfabetizados cientificamente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisa o discurso de um programa profissional em Educação em Ciências e Matemática sobre a temática Educação Ambiental e Sustentabilidade.
MÉTODOS:
A pesquisa foi desenvolvida com abordagem qualitativa e organizou-se em três etapas:
1. Os discentes assistiram uma palestra sobre o tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, como proposta de atividade da disciplina “Seminário de Pesquisa”, do Programa de Pós-graduação do IFES-Vitória.
2. Os discentes utilizaram um fórum na plataforma Moodle, um recurso de educação à distância disponibilizada pelo IFES, como uma proposta de estímulo ao debate sobre o tema apresentado na realização da palestra, sob a ótica: “Crise das relações humanas: produção, consumo e sociabilidade”.
3. Os dados foram coletados e analisados segundo as falas dos alunos participantes do debate virtual, de acordo com a análise do discurso preconizado por Pêcheux (2002).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Identificou-se nos discursos dos discentes, a relevância da reflexão a cerca das possibilidades de uma nova visão do ser humano como resultado de um processo formativo voltado para a cidadania, capaz de interpretação e posicionamento crítico sobre a ciência e a tecnologia, possibilitando a formação de atores sociais que sejam capazes de tomadas de decisões reais e luta pela modificação e melhoria do seu entorno. Também ficou evidente na análise do discurso que para os discentes o educador contemporâneo tem como responsabilidade estimular essas discussões nos espaços de educação formal e não formal, articulando o diálogo entre esses ambientes, na edificação de uma proposta curricular inovadora no que diz respeito à construção de uma consciência para a sustentabilidade, buscando o estreitamento das relações positivas entre o ser humano e o seu entorno.
CONCLUSÕES:
Considerando que os discentes são professores em processo de formação continuada em um mestrado profissional de educação em ciências e matemática, a análise do discurso se mostrou relevante dentre de uma abordagem CTSA voltada para a alfabetização científica, por meio da educação cidadã crítica. Assim fica claro que os professores consideram-se responsáveis em estimular a Educação Ambiental num diálogo entre os espaços de educação formal e não formal como uma prática educativa primordial para o sucesso da alfabetização científica com preocupação na exploração didática do ambiente, tendo as aulas de campo como um importante suporte na formação de sujeitos conscientes, concretizando o processo de aprendizagem significativa, estando o educador como mediador constante dessa prática.
Palavras-chave: Educação Ambiental, CTSA, Análise do discurso.