65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
ISAAC NEWTON E O APRENDIZADO ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA FÍSICA
Daiana Pereira - Aluna da Licenciatura em Física – IFRN Câmpus Santa Cruz, Bolsista PIBID
Fernanda Katiusca dos Santos - Aluna da Licenciatura em Física – IFRN Câmpus Santa Cruz, Bolsista PIBID
Felipe Augusto Rogerio da Paz - Aluno da Licenciatura em Física – IFRN Câmpus Santa Cruz, Bolsista PIBID
Glória Thaísa de Medeiros Rocha - Aluna da Licenciatura em Física – IFRN Câmpus Santa Cruz, Bolsista PIBID
Nelson Cosme de Almeida - Supervisor PIBID – Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti
Maria Emília Bezerra Barreto - Coordenadora Adjunta do PIBID – IFRN Câmpus Santa Cruz
INTRODUÇÃO:
Os desafios de ensinar Física estão fortemente demostrados no cotidiano das escolas de ensino médio do Brasil. Reconhece-se que a falta da abordagem da História da Física ocasiona a sensação de que o conhecimento científico é um produto surgido do nada, como se não houvesse sido necessário a dedicação e o estudo de inúmeros cientistas para que ele se desenvolvesse. A história de vida desses cientistas deve figurar como conteúdos de ensino para que os alunos possam observar que esses cientistas passaram por dificuldades e controvérsias e se posicionaram diante das mudanças sociais como cidadãos. Nesse intuito, essa experiência teve como objetivo valorizar e promover o ensino de Física através da história do cientista Isaac Newton, ressaltando suas contribuições para o estudo da Mecânica, e da Óptica. A experiência foi realizada com os alunos do primeiro e segundo anos do ensino médio da Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti, na cidade de Santa Cruz/RN. Defende-se, portanto, que tal abordagem da história da Física pode vir a estimular os estudantes a dedicarem-se mais ao estudo de Física, conseguindo assim, melhorar seu desempenho escolar e abandonar a imagem equivocada mantida por tantos estudantes sobre a Física.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Relatar uma atividade de ensino de Física que teve como objetivo de levar aos alunos a história da Física, mas notadamente, a história de vida do cientista Isaac Newton (1642 - 1727), discutindo as maneiras, e seus métodos de pesquisa, bem como e a sua dedicação, até chegar as suas descobertas no ramo da Física, visando assim, incentivar os alunos a estudar Física integrando-a a sua história.
MÉTODOS:
A experiência foi desenvolvida em quatro momentos interligados, quais sejam: CineFísica, Encontros de pesquisa, fundamentação teórica e construção de experimentos. No CineFísica Foram apresentados dois documentários intitulados “Isaac Newton - Pai da Ciência era ocultista e alquimista” e “Isaac Newton e Fé”, que retratam a obra e vida do cientista Isaac Newton. Na pesquisa, as turmas de primeiro e segundo ano foram levadas a pesquisar sobre o cientista Isaac Newton separadamente na Biblioteca e na Sala de Informática da Escola, ambas as pesquisas foram supervisionadas e orientadas pelos bolsistas do PIBID. Durante as aulas de reforço ocorreram à fundamentação teórica dos assuntos de Mecânica e Òptica. Para os alunos do 1º ano, esclareceram-se dúvidas sobre as três Leis de Newton, com os alunos do 2º ano trabalhamos a dualidade da Luz, enfatizando-se o comportamento desta, defendido por Isaac Newton, ou seja, a natureza ondulatória da luz. Para finalizar a atividade foram escolhidos dois experimentos que levam o nome do cientista, foram eles: o Pêndulo de Newton e o Disco de Newton, utilizados respectivamente no primeiro e segundo anos do ensino médio. Vale salientar ainda que as etapas foram realizadas em datas separadas e consecutivas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O que observou-se foi o seguinte: no CineFísica os alunos se mostraram surpresos com as dificuldades enfrentadas por Newton, fizeram comentários sobre a dedicação do cientista com seus estudos e sua devoção à religião e á alquimia; durante os encontros os alunos pesquisaram os mais diversos atributos sobre o cientista como imagens, obras, contribuições para a ciência, dentre esses acharam frases das obras de Isaac Newton e surpreenderam-se ao perceber que conheciam e admiravam tais frases sem saber a autoria; na fundamentação teórica os alunos conseguiram acompanhar o conteúdo das aulas e foram participativos, esta etapa foi importante na experiência, isso foi uma atividade indispensável para o próximo passo, pois segundo BRONOWSKY (1996) “(...) a experimentação depende de uma elaboração teórica anterior”. Por fim, ao apresentarmos os experimentos os alunos tentaram visualizar as teorias estudadas no funcionamento dos experimentos em questão e se mostraram satisfeitos com os resultados. Destacamos que em uma atividade que visa valorizar a história da física não poderia se deixar de lado a experimentação, pois esta “tem sua história intimamente ligada à maneira como foi interpretado o procedimento de construção do conhecimento científico.” (PINHO–ALVES, 2000, p. 160).
CONCLUSÕES:
Diante da primeira atividade os alunos mostraram-se perceptivelmente conscientizados do tamanho esforço do cientista Isaac Newton, esse era justamente um dos objetivos que pretendíamos alcançar. No segundo momento da experiência tornou-se notável a empolgação dos alunos ao descobrirem que já conheciam e até admiravam as frases de Isaac Newton. Acreditamos que tomando conhecimento disto os alunos vieram a nutrir simpatia pelo cientista e por suas descobertas. Assim consideramos que integrar a História da Física articulada a dos cientistas no ensino de Física é uma experiência que deve ser estimulada, pois desperta o interesse a curiosidade dos alunos para a área da ciência de uma forma mais humanizada.
Palavras-chave: Ensino de Física, História da Ciência, PIBID.