65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
RELATO DE EXPERIÊNCIA: AULAS MOTIVADORAS DE CIÊNCIAS NA FALTA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS
Elias de Melo Silva - Depto. de Química Licenciatura - UFAL, Campus Arapiraca
Rozana de Lima França - Depto. de Química Licenciatura - UFAL, Campus Arapiraca
Laura Cristiane Souza - Profª. Dra./Orientadora - Depto. de Química Licenciatura - UFAL
INTRODUÇÃO:
O estágio supervisionado é uma das atividades imprescindíveis na formação inicial de professores, uma vez que ele aproxima o licenciando do seu futuro campo de trabalho, a escola. É no estágio que o professor em formação pode refletir mais profundamente sobre os aspectos metodológicos do ensino, tentando associar teoria e prática, através da elaboração de novos métodos educacionais essenciais no processo de ensino. Para Passerini (2007, p. 18) o processo de formação do professor é um processo contínuo que surge da interação com atores e com os processos históricos e culturais possibilitando novos modos de pensar e diferentes maneiras de agir. Assim mostra-se a importância do estágio supervisionado no processo de formação de professores, uma vez que a comunicação e a vivencia na sala de aula promove uma reflexão em relação aos futuros métodos educacionais a serem aplicados. Nessa perspectiva, Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre as atividades que foram realizadas durante o estágio supervisionado II do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal De Alagoas – Campus Arapiraca. É o resultado das intervenções pedagógicas realizadas numa turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola publica do município de Arapiraca-AL.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desenvolver meios para realizar aulas dinâmicas, motivadoras e interativas sem a utilização de recursos tecnológicos. Incentivar o hábito da leitura e da pesquisa utilizando o livro didático. Promover discussões construtivas a partir de dinâmicas competitivas durante as aulas de ciências.
MÉTODOS:
Inicialmente realizou-se uma revisão teórica a respeito das principais metodologias para o ensino de ciências. A etapa seguinte consistiu num levantamento de dados a respeito da infraestrutura disponível na escola. Com esses dados em mãos, foram desenvolvidas as alternativas consideradas necessárias para suprir as dificuldades estruturais da escola. As aulas forma dadas em uma turma de 9º ano do ensino fundamental composta por cinquenta alunos. Nas primeiras duas horas aula foram feitas as observações. Nas próximas duas horas aula, já como professores da turma, foi proposto uma revisão de conceitos introdutórios a matéria. Nas aulas seguintes foram abordados os demais conteúdos por meio de tópicos e discussões dialogadas com a aplicação de exercícios dinâmicos e algumas vezes competitivos referentes aos assuntos. Após cada duas ou três aulas foram feitas revisões simples como meio avaliativo tanto para os alunos quanto para avaliar se a metodologia adotada estava causando efeitos positivos para o ensino de ciências. Na ultima aula realizou-se uma mini gincana na própria sala de aula com perguntas relacionadas a todos os conteúdos que foram trabalhados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após as aulas de observações iniciaram-se as atividades planejadas. Na primeira aula, foram expostos tópicos sobre a matéria e os estados físicos. Em seguida, elaborou-se um bloco de questões que foram discutidas pelos alunos. Nas duas aulas seguintes, utilizaram-se textos do próprio livro e em equipes, foram elaboradas questões sobre a teoria atômica de Dalton e lançadas de equipe para equipe promovendo uma minicompetição. Nas aulas seguintes, os demais conteúdos foram apresentados no quadro branco em tópicos. Os conteúdos sobre distribuição eletrônica, tabela periódica e ligações químicas foram expostos a partir de uma tabela periódica construída pelos próprios alunos. Cada equipe apresentou uma das famílias da tabela e em seguida responderam perguntas relacionadas ao número atômico e a identidade de um elemento químico conhecendo apenas a coluna e o período desse elemento. Na última aula foi feito um jogo do tipo “passa ou repassa” com questões relacionadas a todos os conteúdos das aulas anteriores. Em geral, os objetivos foram alcançados, pois foi possível fazer da sala de aula um espaço onde todos puderam expor suas ideias através de discussões em grupos e dos exercícios competitivos, proporcionando o prazer em aprender e fazer ciência pelos alunos e futuros professores.
CONCLUSÕES:
A realização do estágio supervisionado proporcionou a experiência de atuar pela primeira vez como docente numa turma do ensino básico de uma escola pública. Foi possível apresentar ideias, aplicar nossos métodos e principalmente identificar nossas características como futuros professores assim como, refletir sobre a realidade docente. Identificou-se os limites que a maioria dos professores enfrentam atualmente, pensar e aplicar métodos para tornar uma aula de ciências mais dinâmica e atrativa. Alguns limites como a falta de recursos pedagógicos e tecnológicos na escola foi substituída pela realização de dinâmicas e debates durante as aulas. Assim, conseguimos incentivar os alunos à pesquisa e as aulas de ciências, assim como, através do compartilhamento de ideias contribuir para processo de ensino.
Palavras-chave: Estágio supervisionado, Metodologia de ensino, Livro didático.