65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Análise do ensino de ciências em escolas públicas da região do Trairí/RN
Lauricéia Lays Santos Valença - Licenciatura em Física – IFRN/Santa Cruz
Monalisa Mirna Lima da Costa - Licenciatura em Física – IFRN/Santa Cruz
Leandro Silva Costa - Prof. Dr/Orientador – Diretoria de ensino – IFRN/Santa Cruz
INTRODUÇÃO:
A região do Trairí está localizada na mesorregião do Agreste Potiguar e na microrregião da Borborema Potiguar, que compreende os municípios: Campo Redondo; Lajes Pintadas; Tangará; Jaçanã; Coronel Ezequiel; São Bento do Trairí, Japí, Serra caiada e Sitio Novo. O Trairí é composto de uma dezena de escolas publicas, entretanto, o nível educacional da região é bastante limitado, o que ficou confirmado pelos últimos resultados divulgados das principais ferramentas de avaliação da educação no país, ENEM (exame nacional do ensino médio) e IDEB (índice de desenvolvimento da educação básica) (PORTAL MEC).
Atualmente o Ensino de Ciências (EdC) está no foco de muitas linhas de pesquisas tendo quase sempre o docente como o ponto de partida na construção do conhecimento cientifico. Entretanto, esse processo construtivo passa por muitos docentes com uma retórica do EdC dos anos 60, onde os conteúdos eram apenas “jogados” em grande escalas em sala de aula para que os alunos os decorassem, reforçando o distanciamento do uso dos modelos e teorias para a compreensão dos fenômenos naturais e daqueles oriundos das transformações humanas, além de caracterizar a ciência como um produto acabado e inquestionável.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo geral realizar uma caracterização dos professores de ciência das escolas públicas da região, mais precisamente com os professores do ensino fundamental.Dentre os objetivos específicos podemos destacar: Determinar o perfil sócio-econômico e a formação profissional dos docentes; Realizar uma análise da estrutura física essencial para um ensino das ciências naturais.
MÉTODOS:
A pesquisa foi desenvolvida com 48 professores distribuídos em 18 escolas públicas da região do Trairí, que contempla os municípios de Jaçanã, Serra Caiada, Coronel Ezequiel, Tangará, Sitio Novo, Japi, Campo Redondo e Santa Cruz. O diagnóstico do ensino de ciências nas escolas foi realizado através de entrevistas estruturadas com auxilio de questionários. A entrevista levou em consideração os eixos temáticos já destacados nos objetivos específicos: Perfil socioeconômico e a formação profissional do professor; A análise da estrutura física das escolas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com relação a faixa etária, a maioria dos professores encontra-se na faixa de 41-50 anos (22 professores), seguida das faixas de 31-40, 20-30 e 51-60. No que diz respeito ao sexo, há uma predominância de mulheres (26 docentes) com relação aos professores do sexo masculino (14 docentes). Quanto ao perfil acadêmico dos professores, a maior parte dos professores possui formação acadêmica na disciplina de ciências biológicas (31%), enquanto a menor parcela apresenta formação na área de física, com 11,9%. Quanto aos recursos mais utilizados em sala de aula, os livros didáticos apareceram como os mais citados (87,5%). Este resultado corrobora com a literatura mostrando que apesar dos constantes avanços da ciência e das tecnologias observa-se que o ensino de ciências naturais permanece ainda, na maioria dos casos, restrito às aulas expositivas com mínima participação dos alunos. Por fim, verificamos que ao mesmo tempo em que os conteúdos de física e química são mais complexos para os professores, também são os que menos despertam a atenção dos alunos em sala de aula. Por outro lado, os conteúdos das ciências biológicas parecem ser os mais atraentes, o que nos leva a sugerir uma relação direta entre falta de preparo do professor com conteúdos específicos e desinteresse dos alunos.
CONCLUSÕES:
Essa pesquisa caracteriza os professores de ciências da região do Trairí/RN. Uma parte considerável dos professores apresenta formação acadêmica especifica para o exercício da atividade docente, entretanto, a grande maioria possui diploma de ciências biológicas enquanto um pequeno percentual é formado em física e química. É de se destacar também a presença de pedagogos, matemáticos e professores sem formação nas salas de aula. Todos esses dados refletem na prática docente dos professores, sendo que os conteúdos físicos e químicos são mais complexos para os professores, o que consequentemente despertam menos interesse nos alunos. Apesar disso, boa parte dos professores de ciências das escolas publicas do Trairí procuram minimizar a falta de capacitação profissional e de infra-estrutura escolar, principalmente no desenvolvimento de métodos alternativos de ensino, como praticas laboratoriais e feiras de ciências. A partir dos resultados apresentados aqui, faz-se urgente e necessário investimentos na formação acadêmica dos professores e na oferta de cursos de formação continuada, especialmente, na área das ciências físicas e químicas, bem como na área de informática, já que apesar de boa parte das escolas apresentarem laboratórios de informática, este recurso encontra-se subutilizado.
Palavras-chave: Santa Cruz, ciências biológicas, física.