65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Litoral Sul Alagoano: Uma Avaliação dos Aspectos de Preservação e Degradação Ambiental de Marechal Deodoro à Piaçabuçu.
Alana Priscila Lima de Oliveira - UFAL/2ª CRE
Cristiane de Castro Laranjeira Rocha - 2ª CRE
Elian Sandra Alves de Araújo - UFAL
INTRODUÇÃO:
O estado de Alagoas localizado no nordeste brasileiro é uma região naturalmente privilegiada. As belezas naturais aqui encontradas são motivos de deslumbre e encanto para nativos e turistas do Brasil e do mundo. Mesmo esta região sendo bastante explorada turisticamente em função de seus atrativos naturais, surpreendentemente, ainda existem lugares com cenários selvagens e intocados nesta região. O litoral alagoano possui aproximadamente 230 km de linha de costa e está localizado na região nordeste do Brasil, sendo que, o litoral sul de Alagoas é uma das áreas repleta de praias, lagoas, rios e recifes. Estes ambientes, além de toda a importância ecológica, social e econômica (FERREIRA; MAÍDA, 2000; CÉSAR, 2000; POLLNAC, 2000) também proporcionam áreas de recreação e lazer para as pessoas, assim como, oferecem proteção contra a erosão marinha ao longo da costa (CASTRO, 2002). A necessidade de preservação/conservação destes ambientes é notória, já que a exploração irregular do ambiente pode causar prejuízos irreparáveis aos organismos vivos (biodiversidade) que dependem destes locais para sua sobrevivência. Tal diversidade é fundamental para a manutenção das comunidades ecológicas que dependem de alguma forma dos recifes (HUBBART, 1997).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Caracterizar o litoral Sul de Alagoas, juntamente com alunos do 3º ano do Ensino Médio, quanto aos aspectos naturais do ambiente local nas regiões turísticas entre Marechal Deodoro à Piaçabuçu, identificando o estado de conservação e/ou degradação observada, bem como suas possíveis causas.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado com alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de São Miguel dos Campos, Alagoas. Inicialmente foi construído com os estudantes o projeto no qual foi definido os objetivos e os locais que seriam utilizados para investigação. O trabalho foi acompanhado por duas professoras, uma de Biologia e a outra de Química. Foram realizadas visitas em regiões específicas do litoral sul de Alagoas. Os locais selecionados foram: praia do Francês em Marechal Deodoro, município de Barra de São Miguel, Praia do Gunga, Lagoa Azeda, Complexo de Dunas de Marapé, Pontal de Coruripe, praia do Peba e Foz do Rio São Francisco. As visitas aconteceram ao longo de um período de dois meses. Alunos e professoras registraram as observações realizadas ao longo das visitas, por meio de anotações e fotografias que foram posteriormente socializadas com toda a comunidade escolar em um momento de culminância do projeto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com base nas observações realizadas e nas imagens obtidas, pôde-se verificar o estado de conservação dos lugares visitados e identificar as principais agressões encontradas naqueles locais. Na Barra de São Miguel, Praia do Francês, Lagoa Azeda e Pontal de Coruripe onde o trabalho com o turismo é extensivo, foram encontradas várias evidências de degradação, como lixo jogado, tanto na praia quanto no mar e recifes do local. Os ambientes identificados como mais preservados foram aqueles nos quais havia uma exploração turística menos intensa, bem como algum tipo de fiscalização ambiental, com a presença de monitores acompanhando as visitas, como no Complexo de Dunas de Marapé e na Foz do Rio São Francisco. A praia do Gunga, apesar de muito frequentada também apresentou bom estado de conservação, mas ainda foram encontrados indícios da ação prejudicial do homem.
CONCLUSÕES:
A realização das visitas foi de fundamental importância para o reconhecimento dos recursos naturais existentes no litoral sul de Alagoas, essa experiência contribuiu para ampliar os conceitos de preservação e degradação ambientais, já abordados durante as aulas com os alunos. Estes por sua vez, tiveram a oportunidade de verificar a diferença proporcionada pela existência de um dado tipo de controle ambiental em regiões com potencial turístico. De forma geral, em momento de avaliação do trabalho com os discentes pôde-se inferir que: 1) o litoral sul precisa de mais atenção e cuidado por parte das pessoas; 2) torna-se necessária a fiscalização intensa de agentes ambientais nessas regiões; 3) é preciso que haja a efetivação do aumento das áreas preservadas e a promoção de projetos educativos sobre o meio ambiente com moradores da região.
Palavras-chave: Ensino Médio, Região Costeira, Recursos Naturais.