65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
CULTURA VISUAL, DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA ESTADUAL FREI JOSÉ DA ENCARNAÇÃO, JACOBINA - BA
Síria Lima Sampaio - Depto. de Ciências Humanas - Campus IV - UNEB
Antenor Rita Gomes - Prof. Dr. /Orientador - Depto. de Ciências Humanas – Campus IV - UNEB
INTRODUÇÃO:
Este texto relata as experiências vivenciadas no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID na Escola Estadual Frei José da Encarnação na Cidade de Jacobina Bahia, por meio do Projeto denominado “Cultura Visual e Aprendizagens: Leitura e Práticas Transversais”, que tem como objetivo atender professores e bolsistas na construção de uma epistemologia das visualidades numa perspectiva de formação para a docência. Entre as ações desenvolvidas por este projeto ganha destaque o “Cinema na escola” que tem como propósito a promoção do lazer educativo e a aproximação da comunidade com a escola. O objetivo é, pois, oportunizar aos alunos, pais e comunidade o acesso aos bens culturais e formativos oferecidos pelo cinema. Do ponto de vista pedagógico, o Projeto visa, ainda, incentivar uma práxis em que a docência não se restrinja ao cumprimento das tarefas rotineiras, indo muito além do simples formalismo da transmissão dos conteúdos; atribui ao aparato visual uma importância inovadora do ponto de vista didático e uma dimensão política ligada aos valores humanos que podem ser abordados e refletidos de maneira transversal em diversas disciplinas do currículo escolar.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel das visualidades nos processos formativos envolvendo o ensino e as aprendizagens numa perspectiva transversal e multidisciplinar. Se propõe refletir sobre a narrativa visual como meio de aproximar o professor e o estudante da cultura e do conhecimento sistemático, capaz de aprimorar o senso crítico, estético e cultural.
MÉTODOS:
A perspectiva metodológica adotada para o desenvolvimento do trabalho é de base heurística, uma vez que a partir da experiência pessoal vivida no projeto PIBID voltado para a questão da Cultura Visual, passamos a relatar e sistematizar os avanços verificados nas aprendizagens de professores e alunos, tendo no horizonte o potencial linguístico, discursivo e temático-cultural das visualidades. Constam das atividades relatadas os seguintes procedimentos: 1) Reuniões para estudos acerca de temas como: dinamismo das aulas, lazer, senso crítico, cultura visual e ato pedagógico, escola e comunidade etc.; 2) Reuniões com a comunidade escolar 3) Elaboração de projetos; 4) Aplicação de projetos; 5) Resultados obtidos com a aplicação dos projetos. No processo de análise e sistematização dos dados, optamos pela categorização simples, a partir de três noções subsunsoras: “cultura visual”, “docência” e “aprendizagem”.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A participação de bolsistas, professores e alunos no Projeto tem produzido os seguintes resultados: a) Alterações nas mentalidades e perspectivas dos sentidos da cultura visual – Percebíamos a utilização da cultura visual nas práticas escolares como um recurso incentivador e dinamizador das práticas escolares; com o envolvimento no projeto passamos a compreender a imagem como mediadora das práticas escolares atravessada por questões ideológicas, técnicas e culturais que participam da formação dos sujeitos; b) Oportunidade de experiências exitosas propiciadoras de inovação e integração pedagógica. Exemplo “Cinema na Escola” que além de promover o lazer e a formação pelo acesso aos bens culturais, oportunizou a integração da escola com os pais e a comunidade do entorno; c) Promoção das aprendizagens da docência – nossas práticas docentes foram aprimoradas pelas experiências e estudos vivenciados no Programa; d) Promoção das aprendizagens dos alunos – os estudantes passaram a ter domínio de saberes multidisciplinares, críticos e contextualizados; e) Possibilidade de formação humana e escolar - o saber mediado pela cultura visual na escola é hibrido e transversal, assumindo, pois uma dimensão que extrapola a esfera dos conteúdos escolares e participa da formação humana como um todo.
CONCLUSÕES:
Considerando o papel das visualidades na promoção de novas mentalidades, aprendizagens e experiências que favorecem as formações humanas e culturais, concluímos que o Projeto PIBID denominado “Cultura Visual e Aprendizagens: Leitura e Práticas Transversais” tem sido fundamental para o aprendizado da docência, à medida que oportunizou práticas de estudos; articulações com a comunidade interna e externa e, sobretudo, práticas pedagógicas inovadoras de iniciação à docência por intermédio da cultura visual.
Palavras-chave: Cultura visual, Docência, Aprendizagem.