65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
CASA ECOLÓGICA: TRANSFORMANDO LIXO EM LUXO SUSTENTÁVEL
Edna Matos Silva - Profa. U.I.M. Ayrton Senna
Francisco Marcelo Lima Araújo - U.I.M. José de Senna Rosa
Maciel de Souza Cardoso - Prof .U.I.M. Gonçalves Dias
Nailson Reis da Conceição - U.I.M. Gonçalves Dias
Rivonildo de Sousa Correia - Prof. U.I.M. Epitácio Pessoa
Maria de Fátima de Almeida Holanda - Profa. Esp./ Orientadora – U.I.M. José de Senna Rosa
INTRODUÇÃO:
Os resíduos sólidos gerados nas cidades têm causado grandes impactos ambientais pela utilização dos recursos naturais e pela sua utilização não sustentável é, sem dúvida, um dos grandes problemas na maioria dos municípios brasileiros. Os altos custos de implantação e manutenção dos sistemas de coleta e tratamento de lixo têm levado ao fracasso muitas tentativas de equacionamento. Como sempre, é a comunidade que vai sofrer os maiores impactos ambientais, produzidos pela falta de saneamento dos resíduos domésticos, hospitalares e industriais (Dias, 2004). Para o Manual de Gerenciamento Integrado (IPT/CEMPRE, 1995), gerenciar o lixo, é necessário a existência de um programa de educação ambiental que contemple a recusa de consumo de produtos com alta capacidade de geração de resíduos, redução do consumo, reusa e reciclagem. A preocupação ambiental vem sendo adquirida pela escola através de suas ações realizadas e o que se pretende é reduzir impactos ambientais. Através desta, foi necessária a construção de uma casa ecológica em São Mateus do Maranhão - MA como modelo de prática educativa sustentável e uma forma de abordar o reaproveitamento das quantidades de resíduos gerados procurando construir uma sociedade mais harmônica e respeitosa com o meio ambiente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar ações práticas educativas ambientais com a construção de uma casa ecológica através da reutilização de garrafas pet. Proporcionar discussão e reflexão sobre o destino do lixo, despertando alunos e toda a comunidade de São Mateus do Maranhão- MA para a preservação do meio ambiente e quanto às condições básicas e necessárias para que a sua vida se torne mais saudável.
MÉTODOS:
O projeto foi desenvolvido em parceria com as escolas municipais Unidade Integrada Ayrton Senna, Epitácio Pessoa, Gonçalves Dias e José de Senna Rosa no município de São Mateus do Maranhão – MA. As atividades foram realizadas com alunos do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental e professores de Ciências e Matemática, no período de março a dezembro de 2012. Inicialmente foi feita uma referência bibliográfica para desenvolver o tema e palestra com profissional da área para orientação e informações gerais a respeito do objeto. Posteriormente, foi necessária a mobilização dos alunos e toda a comunidade de São Mateus do Maranhão - MA através de passeatas, divulgação em meios de comunicação social e a parceria de lanchonetes e padarias para conseguir uma grande quantidade de garrafas pet. A partir do levantamento da quantidade de garrafas adquiridas, partimos para o enchimento das garrafas com areia e a formação de blocos de garrafas para a construção das paredes com o auxílio de pedreiro e marceneiro. A casa foi coberta por telhado ecológico confeccionado a partir de fibras vegetais recicladas e banhada no betume. Após a construção da casa, foram realizadas oficinas sobre o reaproveitamento de resíduos sólidos como garrafas pet, pneus, CDs e papelão para a decoração da casa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a execução do projeto, foi notória a importância de mostrar como atividade prática sustentável a partir da construção da casa ecológica, uma alternativa de tratar o lixo e diminuir o desperdício sobre os problemas ambientais gerados através dos resíduos sólidos. Foram desenvolvidos vários trabalhos educacionais que orientaram os alunos e comunidade sobre a importância da reciclagem do lixo e a consciência da responsabilidade social. Verificamos ainda que as realizações das oficinas de reciclagem propiciaram interação entre os alunos, reconhecendo-se como cidadãos que possuem deveres a cumprir e direitos a exigir, esclarecendo a importância de adotar medidas preventivas em relação ao meio ambiente visando à conscientização e à formação do aluno cidadão e a comunidade de São Mateus do Maranhão - MA sobre a importância de pequenas ações cotidianas para evitar o desperdício do lixo. Os alunos tornaram-se mediadores das informações que foram adquiridas durante a realização do projeto, para enfatizar como foi realizado o trabalho, além da importância da reciclagem, a preservação do meio ambiente, mudanças de hábitos indesejáveis com relação ao lixo e a necessidade de um trabalho contínuo de conscientização e responsabilidade da sociedade e setores públicos pela questão.
CONCLUSÕES:
O trabalho desenvolvido possibilitou o envolvimento, motivação e interatividade entre alunos e comunidade e as informações sobre os problemas e riscos gerados através dos resíduos sólidos, além disso, motivou sobre reflexões e mudanças de comportamento. Tornando-os cidadãos comprometidos com o meio em que vive aprofundando seus estudos em relação às questões ambientais e transformando-os em mediadores e multiplicadores de conhecimentos adquiridos. As ações desenvolvidas cumpriram com os objetivos, que é a sensibilização e interesse dos alunos e comunidade para que eles possam desenvolver de forma participativa sobre os problemas gerados a partir do lixo despertando a necessidade de melhorar sua qualidade de vida social e ambiental.
Palavras-chave: Lixo, Reciclagem, Meio ambiente.