65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
LITERATURA DE CORDEL E GEOGRAFIA: TRABALHANDO COM OS CONCEITOS DE PAISAGEM, TERRITÓRIO E LUGAR NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM DELMIRO GOUVEIA-AL
José Alesson Rodrigues Lima - Geografia / licenciatura – UFAL
Elânia dos Santos Oliveira - Profª Supervisora – PIBID, Geografia – Campus Sertão – UFAL
Kleber Costa da Silva - Prof.Orientador , PIBID, Geografia – Campus Sertão – UFAL
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho integra um conjunto de atividades do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID – CAPES) do Curso de Graduação em Geografia, Campus Sertão, Universidade Federal de Alagoas. Este projeto busca tratar de questões importantes à iniciação à docência em Geografia e em especial aliar leitura teórica, prática docente, construção de projetos, extensão acadêmica e diálogo com a comunidade escolar. Nesse sentido, a proposta específica deste trabalho é o de propor um diálogo entre literatura de cordel e ensino de Geografia, tomando aquela como ferramenta de leitura e interpretação dos símbolos e das narrativas referentes à paisagem sertaneja, bem como às suas expressões espaciais em forma de território e de lugar. Assim, escolhemos exercitar tal relação ao longo de um conjunto de atividades junto a uma escola de um povoado no extremo oeste alagoano.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Buscamos propor uma reflexão sobre literatura de cordel e ensino de geografia com a produção do saber geográfico sobre a localidade (povoado jardim cordeiro, Delmiro Gouveia-Al) através da leitura e observação da paisagem e de aspectos espaciais (território e lugar) abordando-os em cordéis, oferecendo aos alunos da escola José C. Filho uma ferramenta didático-pedagógica para o ensino de geografia.
MÉTODOS:
Inicialmente escolhemos seguir a leitura de referenciais teórico-conceituais sobre o tema, a exemplo de Antônio Heleonarde Dantas de Medeiros e Dilsom Barros da Silva. Num segundo momento, construímos uma proposta de atuação junto com os alunos intitulada "cordel geográfico" a trabalhar os conceitos geográficos por meio da literatura de cordel. Teve como público alvo os alunos do 9° ano do ensino fundamental e compreendeu três etapas importantes para a sua realização. A primeira consistiu em uma apresentação dos conceitos a serem trabalhados em sala (paisagem, território e lugar), logo após iniciou-se todo um trabalho de reflexão sobre os conceitos concomitantemente à produção de livretos de cordéis junto aos grupos em que se dividiram os alunos. Os livretos por sua vez, deveriam trazer em seu conteúdo pequenas histórias “imaginadas” que abordassem, em seu conteúdo, todos os conceitos trabalhados em sala. O êxito dessa atividade deveu-se também à atuação dos demais bolsistas que também trabalharam os conceitos em sala de aula, bem como o apoio da professora e supervisora do Projeto PIBID na escola, que conciliou os assuntos da grade escolar com os assuntos trabalhados pelo projeto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a realização da atividade de produção de cordéis, constatou - se que houve uma melhora considerável na aprendizagem dos conceitos. A participação dos alunos na atividade de produção de cordéis foi fator fundamental para tal confirmação. Os alunos questionavam e levantavam dúvidas sobre como deveria ser a produção, além de compartilharem entre si experiências vindas de uma atividade similar que foi realizada na escola. Nota-se também que os alunos, embora os grupos tenham trabalhado com temas diferentes que eles mesmos escolheram, atentaram especialmente para a noção de paisagem sertaneja. Assim, o diálogo entre universidade e comunidade escolar permitiu desenvolver de modo mais claro a reflexão sobre a iniciação à docência e a extensão acadêmica por parte dos universitários envolvidos e, pari passu, do ensino da geografia junto aos alunos da escola.
CONCLUSÕES:
Após refletirmos acerca dos resultados obtidos com a atividade, levando em consideração toda a leitura teórica acerca do uso da literatura de cordel como via alternativa ao ensino, em especial, da geografia, notamos grande interesse dos alunos pelos temas. Eles não só assimilaram os conteúdos de maneira mais fácil, como também identificaram e trabalharam as normas da escrita e de composição da estrofe, comuns então à riqueza dos cordéis nordestinos. Assim, consideramos que esta nossa atividade representa um vínculo importante entre universidade e escola, na medida em que permite aos graduandos participantes a oportunidade a pensar sobre o processo de iniciação à docência e o uso de ferramentas alternativas às aulas de Geografia. Entendemos que atuar de maneira crítica, propositiva, junto com os professores e alunos da escola, enxergando na prática todo o processo de construção do aprendizado, através de um modelo que permitiu um diálogo aberto sobre narrativas sertanejas sobre o Sertão, permite visualizarmos novos campos de atuação enquanto futuros docentes de Geografia.
Palavras-chave: Iniciação à docência, Geografia, Delmiro Gouveia.