65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
COLEÇÃO DIDÁTICA DE “RÉPTEIS” DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO ENSINO EM ZOOLOGIA
Camila Nascimento de Oliveira - Depto. de Zoologia, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Marília Larocerie Lupchinski Magalhães - Depto. de Zoologia – UFPE
Ikaro Henrique Mendes Pinto Campos - Depto. de Zoologia – UFPE
Arthur do Nascimento Cabral - Depto. de Zoologia – UFPE
Miriam Camargo Guarnieri - Prof. Dra. /Orientadora - Depto. de Zoologia – UFPE
INTRODUÇÃO:
A diversidade biológica apresenta-se em maior grau nas regiões tropicais, sendo o Brasil um país com alta biodiversidade e ocupando o segundo lugar em relação à riqueza de espécies de “répteis” no mundo. Inicialmente, as coleções eram utilizadas apenas como um recurso para documentar biologicamente esta diversidade, porém, atualmente são extraídas informações taxonômicas, moleculares, biogeográficas e sobre outros aspectos acerca da ecologia. As coleções didáticas têm como objetivo fornecer apoio às técnicas de ensino facilitando a aprendizagem e complementando o assunto abordado em sala de aula. A coleção didática de “répteis” da UFPE foi criada em 1996 com o intuito de fornecer aos alunos aulas práticas, nas quais fossem possíveis a observação de caracteres morfológicos associado à sistemática e ecologia dos animais. O material foi originado de trabalhos acadêmicos e da colaboração de pesquisadores. A coleção proporciona outros serviços além das aulas práticas para os cursos de Ciências Biológicas da universidade, como: cursos de extensão, treinamento militar, palestras de segurança do trabalho para profissionais e educação ambiental em escolas públicas, atuando como fonte de informação para crianças e adolescentes. A partir destes trabalhos podem ser desenvolvidas a desmistificação, identificação de animais peçonhentos e indicar a importância ecológica com o a finalidade de conscientizar para a preservação deste grupo animal.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo teve como objetivo principal identificar quais as espécies de “répteis” existentes na coleção didática e de que forma as mesmas contribuem para o conhecimento dos alunos durante a realização de atividades práticas.
MÉTODOS:
Todos os indivíduos da coleção foram identificados ao menor nível taxonômico possível. Para tal, contou-se com o auxílio das chaves dicotômicas de Peters e Orejas-Miranda (1970) para serpentes, Peters e Donoso-Barros (1970) para lagartos e anfisbênias e Ruenda-Almonacid et al. (2007) para testudines e crocodilianos, assim como, com guias de campo ilustrados para possíveis comparações. Após tal procedimento, os animais foram separados e agrupados por família.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A coleção didática possui um total de 294 espécimes de “répteis” distribuídos em 22 famílias, os quais se encontram fixados (formol a 10%) e em recipientes contendo álcool 70% e, um exemplar de jabuti e de jacaré taxidermixados. Foram identificadas 40 espécies de Serpentes: Viperidae (5 spp.), Boidae (3 spp.), Typhlopidae (1 sp.), Leptotyphlopidae (1 sp.), Elapidae (2 spp.), Colubridae (28 spp.); 20 de Lacertilia: Iguanidae (1 sp.), Diploglossidae (1 sp.), Leiosauridae (1 sp.), Tropiduridae (2 spp.), Sphaerodactylidae (1 sp.), Phyllodactylidae (3 spp.), Polychrotidae (4 spp.), Gymnophthalmidae (1 sp.), Gekkonidae (1 sp.), Teiidae (3 spp.), Scincidae (2 spp.); 1 de Crocodylia: Alligatoridae (1 sp.); 3 de Testudines: Chelidae (1 sp.), Cheloniidae (1 sp.), Testudinidae (1 sp.) e 3 de Amphisbaenia: Amphisbaenidae (3 spp.). A coleção apresenta 63% de representatividade das famílias de “répteis” brasileiras com destaque para os Lacertilia (78%) e Crocodylia e Amphisbaenidae, porém estes dois últimos clados apresentam uma única família com ocorrência para o Brasil. As Serpentes apresentam 100% de representantes das famílias pernambucanas, seguidas por Lacertilia (92%) e Testudines (60%). Também são encontrados representantes da Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado e Floresta Amazônica.
CONCLUSÕES:
Desta forma o acervo da coleção inclui os alunos no contexto da diversificação biológica de “répteis” do Brasil, podendo ser evidenciados caracteres e adaptações morfológicas relacionadas ao modo de vida e particularidades de cada clado. Além de atuar como uma ferramenta complementar na construção e firmação do aprendizado, capacitando-os profissionalmente tanto para a área de ensino como para pesquisadores em zoologia.
Palavras-chave: Acervo, Riqueza, Serpentes.